Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê. Você também pode ativar as notificações no “Alerta do Google” e receber as nossas informações.

Nos próximos dias o clima promete ficar ainda mais quente no MDB. Acontece que o partido tem dois pretensos pré-candidatos: Antídio Lunelli que é do partido e, o governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos). Até a convenção do próximo dia 23 as movimentações se intensificarão pelo estado e, somente na última hora saberemos quem será o escolhido.

Lunelli tem ao seu lado pelo menos uma boa parte das bases que, não aceitam apoiar Moisés, além do estatuto, o qual, ele e assessores próximos, entendem que colocam o vencedor das prévias numa condição de precisar apenas da proclamação na convenção. Já o governador soube usar ao máximo os pix que chegaram aos municípios, conquistando a simpatia de prefeitos e deputados. Tanto é verdade, que a bancada estadual quer estar com Moisés e, ninguém esconde isso em seu discurso quando exalta o atendimento, sobretudo às suas bases.  

Em meio a esse impasse, não se surpreenda se a escolha do futuro dos emedebistas na eleição, seja com Antídio candidato, ou no apoio a Moisés, vá parar na justiça. Uma fonte próxima ao ex-prefeito não descarta essa possibilidade, mais uma vez chamando a atenção para o estatuto. Quem tem trabalhado para encontrar uma solução que pacifique o cenário, é o presidente estadual do MDB, Edinho Bez. O questionei sobre o que diz o estatuto e a resposta foi que a convenção é soberana.

Em conversas com lideranças do partido Bez apresentou três possibilidades: uma com o deputado Carlos Chiodini como o vice na chapa de Moisés, esse nome agrada ao governador, deslocando o deputado estadual, Fernando Krelling, para disputar uma vaga a deputado federal e Lunelli a estadual. O segundo cenário teria o ex-prefeito de Joinville, Udo Döhler, como vice de Moisés, com Chiodini e Krelling disputando a reeleição aos seus mandatos e, por fim, Antídio Lunelli indo para a convenção como o candidato a governador, também com Chiodini e Krelling tentando a reeleição.

Conforme já escrevi, uma coisa é certa: os emedebistas terão muita dificuldade de se unir, independentemente de o partido ter candidato, ou apoiar o governador.

ALERTA!!

É expressamente PROIBIDA A CÓPIA dos textos do SCemPauta para o compartilhamento sem dar o devido crédito. É PERMITIDO compartilhar somente através do link! Quem compartilhar o texto sem o devido crédito ao SCemPauta, responderá judicialmente pelo uso indevido de nossos conteúdos!

Lançamento de Moisés

O governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos) realizou o lançamento de sua pré-campanha, reunindo um bom número de lideranças, entre as quais, deputados e prefeitos. A bancada estadual do MDB esteve em peso, menos Fernando Krelling, que apoia Antídio Lunelli. O presidente estadual do partido, Edinho Bez, também foi. Destaque para os discursos dos parlamentares emedebistas, o que mostra que estarão alinhados a Moisés independentemente de qualquer resultado na convenção. O que se tira do evento é que o governador tem um bom número de prefeitos ao seu lado, deputados, mas as bases ainda resistem a ele.

No Oeste

O ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, esteve em Chapecó e depois foi para o Sul do estado durante o final de semana. No Oeste, segundo estimativa da organização, mais de 1000 emedebistas foram prestigiar o lançamento das pré-campanhas de Cleiton Fossá a deputado estadual, e Leandro Sorgatto a federal. Em seu discurso, Lunelli falou da situação do Hospital Regional e, deu um claro sinal de que o tom deve subir contra o governo de Carlos Moisés da Silva (Republicanos). O deputado federal, Celso Maldaner, pré-candidato ao Senado, também compareceu ao evento e destacou que Lunelli é o nome do partido para a eleição.

Dividiu Tubarão

Foi forte a declaração no sábado (02), do vice-prefeito de Tubarão, Caio Tokarski (PSD), em favor de Gean Loureiro (UB) que é pré-candidato ao Governo do Estado. A fala aconteceu durante evento de aniversário do pré-candidato a deputado estadual, Felipe Estevão (UB), e deixou claro o alinhamento de Tokarski, agora pré-candidato a deputado federal, com o projeto de Gean. Ocorre que o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli (Progressistas), já declarou apoio ao governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos), o que provocará uma divisão política na cidade, mesmo que a relação do prefeito e do vice seja boa.

União em Blumenau

A tradicional rua XV de Novembro em Blumenau, foi palco de um encontro de dois ex-prefeitos, ladeados pela linha de frente do projeto do pré-candidato Gean Loureiro (UB), ao Governo do Estado. João Paulo Kleinübing (UB), que desistiu na semana passada de sua pré-candidatura à Assembleia Legislativa, e Napoleão Bernardes (PSD), pré-candidato a deputado estadual, se encontraram durante uma folga na agenda de Loureiro. Kleinübing participará da coordenação da campanha de Gean, abrindo apoio para Bernardes que terá um importante espaço para crescer na região. Acompanhando o forte apertão de mão, estavam o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), o pré-candidato a vice-governador, Eron Giordani (PSD), e Loureiro, que ficou escondido na foto por estar ao lado de Napoleão Bernardes.

Vice de Tramontin

O Diretório Estadual de Santa Catarina do Partido NOVO, em evento em Criciúma indicou no sábado (2) o nome de Ricardo Althoff, para o processo seletivo do cargo de vice-governador nas próximas eleições. O empresário de 40 anos é filiado desde 2018 e, poderá formar uma chapa pura ao lado do pré-candidato a governador, Odair Tramontin. A sigla informa que é a única que não vai usar recursos do Fundo Eleitoral na campanha.

Apoie o SCemPauta

Fazer jornalismo de qualidade, com notícias exclusivas dos bastidores da política não é fácil. Por isso, faço um convite a vocês para que anunciem as suas empresas no SCemPauta. Apoie o nosso trabalho para que ele seja cada vez mais forte. Além de nos apoiar, você terá a sua marca sendo divulgada para todas as regiões do estado e, o melhor, em um site que tem credibilidade junto ao público. Entre em contato pelo nosso WhatsApp: (49) 98504.8148. Contamos com você!

Prestigiou

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, proferiu palestra na semana passada no prestigiado evento da Procuradoria-Geral do Estado, que celebrou seus 40 anos. Entre outros temas, Barroso pontuou o cenário de “Recessão Democrática” e “Constitucionalismo Abusivo” instalados no país. A fala foi exatamente ao encontro do que o colunista do SCemPauta, Thiago de Miranda Coutinho, abordou em sua terceira obra em coautoria: “34 anos da Constituição Federal: um debate entre o passado e o presente pela defesa do futuro brasileiro”. Ao final do evento, Coutinho trocou dedicatórias com o ministro, que também é professor de Direito Constitucional e autor do livro “Sem Data Vênia”.

Vieira no Oeste

O deputado estadual Marcos Vieira (PSDB) reuniu 1.500 lideranças de todo o Oeste e Extremo-Oeste no sábado (02), no CTG Juca Ruivo, em Maravilha, para o lançamento de sua pré-candidatura a deputado estadual. Caravanas de toda a região participaram do encontro suprapartidário que reuniu 18 prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, líderes comunitários e de entidades de 70 municípios. “Viemos trazer o apoio ao nosso deputado e dizer que somos gratos pela parceria que ele construiu ao longo dos anos aqui no Grande Oeste”, disse o prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello (PSDB).

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê. Você também pode ativar as notificações no “Alerta do Google” e receber as nossas informações.

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta