No Brasil, muitas pessoas, influenciadas fortemente pelos valores da Igreja Católica, sofrem, desde criança, preconceitos em relação ao dinheiro. É comum ouvirmos orientações no sentido de que o reino dos céus pertence aos pobres; os ricos são desonestos; o dinheiro somente traz desgraça.

Há inclusive passagem bíblica que reflete esta cultura de repulsa ao dinheiro: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Pois, mais fácil é passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus (Lucas 18:18-30)”. Esta cultura incute nas pessoas a vergonha de querer ganhar mais dinheiro. Há a proliferação na sociedade da associação do dinheiro com coisas imprestáveis. Portanto, nos países influenciados pela Igreja Católica, essa forte recusa ao dinheiro acaba sendo extremamente maléfica para o desenvolvimento econômico e social destas sociedades. 

Infelizmente, essa cultura de repúdio à riqueza precisa ser combatida com veemência. Isto porque, ela representa um grave vício que conduz às pessoas a conformar-se com a pobreza. É preciso educar, desde criança, que é fundamental para o desenvolvimento social e econômico da sociedade a cultura de focar em ganhar dinheiro e acumular riqueza. Sem poupança interna, não há crescimento econômico de nenhum País. Sem acumulação capitalista, não há futuro. Uma Nação desprovida de capitalistas está condenada à miséria e ao fracasso.

O sociólogo Max Weber, em seu clássico “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”, registrou uma brilhante passagem: “(…) O ganho de dinheiro na moderna ordem econômica é, desde que feito legalmente, o resultado e a expressão da virtude e da eficiência em certo caminho”.

Aqueles capitalistas que alcançam a riqueza, obedecendo às leis de seu País, devem ser sempre prestigiados, festejados e valorizados. Jamais deverão ser vítimas de preconceitos e ataques. Esses homens são os responsáveis pelo avanço econômico e social de uma Nação, pois geram emprego, inovação e oportunidades para todos. Por isso, o espírito do capitalismo precisa ser incorporado a nossa cultura, para que todos sejam incentivados a buscar, constantemente, a riqueza com o seu trabalho e dedicação.