Atualmente, 97% da população mundial vive em locais com cobertura por sinal de celular móvel com internet, com a 2G, a 3G e a 4G.  A tecnologia de comunicação móvel mudou os hábitos e a forma da sociedade humana viver. Agora a 5G, internet de quinta geração, é o ápice da tecnologia de comunicação móvel no mundo e uma importante base da nova geração de tecnologia.

A primeira geração (1G), que foi a precursora, era caríssima e não era acessível para todas as pessoas. Naquela ocasião, eram usados aparelhos celulares pesados, que chamávamos de “tijolões”. Na 2G, houve um vigoroso desenvolvimento na comunicação móvel celular com cobertura de rede móvel e penetração de usuários com venda de produtos, além dos smartphones. Já na 3G e 4G, houve um incremento incrível, integrando cadeias produtivas de todos os aparelhos móveis, equipamentos e sistemas. Especificamente na 4G, permitiu-se o avanço de diversas áreas relacionadas às conexões mobile, como a indústria dos games, os serviços de streaming e o cloud computing.

A 5G é a última geração de tecnologia de comunicação móvel celular, caracterizada por ampla cobertura, grandes conexões, baixa latência e alta confiabilidade. Comparado com a 4G, a taxa de pico na 5G é aumentada em 30 vezes, a taxa de experiência do usuário é aumentada em 10 vezes e a eficiência do espectro é aumentada em 3 vezes, sendo que o desempenho móvel atinge o trilhode alta velocidade, o qual suporta 500Km por hora. A densidade de conexão é aumentada em 10 vezes, a eficiência energética e a densidade de tráfego são aumentadas em 100 vezes, o que pode suportar várias aplicações de Internet móvel e Internet industrial. O uso comercial da 5G está em um período de desenvolvimento vigoroso de novas tecnologias, como big data, inteligência artificial, computação em nuvem e blockchain.

Como tecnologia geral, a tecnologia da informação penetrou em todos os aspectos da vida social e da economia. A tecnologia de comunicação móvel tem a maior taxa de penetração e a 5G, como uma nova geração de tecnologia de transmissão de banda larga móvel, constitui um canal para integração perfeita de várias tecnologias da informação e também diversas tecnologias verticais da indústria.

A internet 5G permite a expansão da amplitude e a profundidade da aplicação da comunicação móvel e torna-se infraestrutura chave para a aplicação de novas tecnologias, além de ser a catalisadora para o desenvolvimento de novas tecnologias. Os vídeos de ultra-alta definição, a Internet das coisas e a inteligência artificial são perfeitamente integradas por causa da 5G. A combinação de inteligência artificial (IA) e a Internet das Coisas (IoT) formam a  Internet das Coisas Industriais (IIoT), as quais trarão grandes efeitos na competitividade industrial, consolidando a indústria chamada 4.0, além de viabilizar os veículos autônomo.

Em comparação com as quatro gerações anteriores de tecnologias de comunicação móvel, a mudança mais importante da 5G é a expansão do pessoal para  a  indústria. A fase pré-comercial da 5G ainda é dominada pela Internet do consumidor, expandindo as vantagens da Internet móvel no campo pessoal e na fase posterior no uso comercial. A Internet industrial será então desenvolvida em todas as esferas da vida, como na indústria, na  agricultura e em toda a área da saúde, por exemplo.

Com relação ao histórico e a abrangência, a internet 5G iniciou no final de 2018, na Coréia do Sul, e o ano de 2019 é conhecido como oprimeiro ano de uso comercial da 5G. Conforme o site Statista (2022), esses são os países que possuem as cidades com 5G implementadas: China (356), EUA (296), Filipinas (98), Coréia do Sul (85), Canadá (84), Espanha (71), Itália (65), Alemanha (58), Reino Unido (57) e Arábia Saudita (48).

No Brasil, ocorreu leilão para operação da internet 5G, no mês de novembro de 2021, arrecadando R$ 47,2 bilhões. O direito para exploração do serviço será por 20 anos, nas faixas de frequência de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz. O cronograma de implantação será realizado nas seguintes datas:

Até 31 de julho de 2022: para capitais e o Distrito Federal;

Até 31 de julho de 2025: para cidades com mais de 500 mil habitantes;

Até 31 de julho de 2026: para localidades com mais de 200 mil pessoas;

Até 31 de julho de 2027: para municípios com mais de 100 mil habitantes;

Até 31 de julho de 2028: para metade dos municípios com mais de 30 mil habitantes;

Até 31 de julho de 2029: para municípios com mais de 30 mil habitantes;

Até 31 de dezembro de 2029: municípios abaixo de 30 mil habitantes;

Algumas cidades brasileiras já contam com antenas instaladas, como Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Franca, Uberlândia, Uberaba e Curitiba.

Em Santa Catarina, alguns municípios já adequaram a legislação (Lei Geral de Antenas) para receber a 5G, como Florianópolis e Jaraguá do Sul. Recentemente, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou legislação que promove o ambiente digital e a 5G no estado, bem como estimula a adequação das legislações municipais.

O surgimento da 5G é uma rara oportunidade para acelerar o desenvolvimento tecnológico econômico do Brasil e de Santa Catarina. O aumento da concorrência internacional, que ocorrerá em torno dessa tecnologia aplicada ao sistema produtivo mundial, também será um grande desafio. A tecnologia 5G é uma conquista representativa, entrando em uma nova era em termos de ciência e tecnologia. Podemos dizer então que a 4G mudou a vida e a 5G mudará a sociedade. A 5G desenvolver-se-á em conjunto com a indústria da economia real para alcançar rapidamente um alto patamar, com benefícios para todos.