Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê. Você também pode ativar as notificações no “Alerta do Google” e receber as nossas informações.

Ontem foi um dia difícil para o senador, Jorginho Mello (PL), que foi acusado pelo delegado da Polícia Federal, Alexandre Saraiva, de receber junto a outros parlamentares governistas do Centrão, financiamento de madeireiros, para defender os interesses dos grupos que exploram madeira ilegal. Saraiva em entrevista à Globo News, citou o senador catarinense nominalmente, a exemplo de Carla Zambelli (PL), entre outros parlamentares. “Certeza absoluta”, afirmou o delegado.

Saraiva foi além, ao dizer que os nomes que citou compõe uma bancada do crime. “Uma bancada na minha opinião, de marginais, de bandidos, para mim são bandidos, até pela forma que se comportaram no dia em que fui convidado para ir na audiência, lá na Câmara dos Deputados, na Comissão de Legislação Participativa”, afirmou.

Ainda de acordo com Alexandre Saraiva, os parlamentares citados cometeram um crime cobertos pela imunidade parlamentar e, ainda desafiou. “E sabe qual é a maior prova de que eu estou falando a verdade? Eu já falei isso várias vezes e nunca me processaram. Porque eu tenho assim, dois carrinhos de supermercado de prova para usar em minha defesa”, afirmou o delegado. Procurei a assessoria do senador e a informação é de que Jorginho Mello não se manifestará. A colega Dagmara Spautz do grupo NSC, informou que o senador processará Alexandre Saraiva.

Bancada incomodada

Outro assunto que não foi bom para o senador, Jorginho Mello, foi discutido ontem durante o almoço da bancada do Partido Liberal na Assembleia Legislativa. Se trata da insatisfação dos deputados estaduais em relação ao pré-candidato ao Senado, Jorge Seif Júnior (PL). Imposto pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), Seif se tornou uma pedra no sapato de Jorginho, que perdeu o espaço ao Senado para negociar com outros partidos, visando um apoio à sua pré-candidatura ao Governo do Estado. Ontem na Alesc, lideranças do PL me relataram a dificuldade de fazer Seif Júnior decolar. “Ninguém conhece. Ele não consegue ganhar força e está tirando um espaço importante do partido”, afirmou.

Desobediência

Também já tem parlamentares do PL na Assembleia Legislativa, falando a boca pequena sobre a possibilidade de apoiar para o Senado, o nome de um outro partido.

ALERTA!!

É expressamente PROIBIDA A CÓPIA dos textos do SCemPauta para o compartilhamento sem dar o devido crédito. É PERMITIDO compartilhar, somente através do link! Quem compartilhar o texto sem o devido crédito ao SCemPauta, responderá judicialmente pelo uso indevido de nossos conteúdos!

Retaliou

O deputado estadual, Sérgio Motta (Republicanos), não compareceu ontem ao café da manhã na Casa D’Agronômica, organizado pelo governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), para conversar com os deputados de todos os partidos, para apresentar a proposta do projeto de lei da carreira dos praças. Segundo fontes da Assembleia Legislativa, Motta não esconde mais a insatisfação com Moisés.

Caropreso

Ontem falei rapidamente com o deputado estadual, Vicente Caropreso (PSDB), na Assembleia Legislativa. Ao ser questionado sobre as reuniões de segunda-feira de seu partido, tanto com o governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), quanto com o senador, Esperidião Amin (Progressistas), ele me disse que o Progressistas precisa focar no que realmente interessa. Para Caropreso, a prioridade do PSDB deve ser a eleição proporcional, para fazer uma boa bancada na Alesc e na Câmara Federal. Se sobrar um espaço na majoritária, aí sim o partido deve ir.

Apoie o SCemPauta

Fazer jornalismo de qualidade, com notícias exclusivas dos bastidores da política não é fácil. Por isso, faço um convite a vocês para que anunciem as suas empresas no SCemPauta. Apoie o nosso trabalho para que ele seja cada vez mais forte. Além de nos apoiar, você terá a sua marca sendo divulgada para todas as regiões do estado e, o melhor, em um site que tem credibilidade junto ao público. Entre em contato pelo nosso WhatsApp: (49) 98504.8148. Contamos com você!

Caso Arcanjo 06

Na semana passada, mais precisamente no dia 7, venceu o prazo para que o Governo do Estado entregasse os diários de bordo com a lista dos passageiros que viajaram no Arcanjo 06, aeronave alugada para o setor da saúde, mas que tem sido mais usada pelo governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos). A pergunta que volto a fazer é a seguinte: o que o governo e o governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), tem a esconder? Moisés que tem feito discursos falando de transparência, de governo diferente, tem que parar de se contradizer, pois, quando se nega a revelar o nome das pessoas que voaram no Arcanjo, o governador contradiz todo o seu discurso de gestão responsável e transparente.

De comunicador para comunicador

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), em rápido encontro há alguns dias, parou para conversar com o repórter Sérgio Guimarães (UB), pré-candidato a deputado estadual. Falaram sobre comunicação e também a respeito do cenário na eleição proporcional. Ambos se mostraram empolgados com o casamento PSD e União Brasil.

Prefeito recupera o mandato

O prefeito de Urussanga, Luís Gustavo Cancellier, que havia sido afastado por um processo de cassação no início do ano, conseguiu recuperar o seu mandato, por conta do arquivamento conforme já divulguei. Entendeu o ministro que as cautelares deveriam ser revogadas, em decorrência do longo período de afastamento, já contando com o término das investigações de fatos de seu primeiro mandato. A defesa, capitaneada pelo escritório Bessa Neto & Brustolin Advocacia, comemorou a decisão. Segundo o advogado, Luís Bessa Neto, que impetrou o habeas corpus, inexistiam razões jurídicas para a manutenção das medidas cautelares pessoais, por prazo tão longo, o que foi reconhecido pelo ministro em decisão liminar.

Pré-candidatos

A ex-presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, confirmou que é pré-candidata a deputada estadual pelo Republicanos. “Por isso eu sempre me vejo como parte de um coletivo: foi assim desde o meu primeiro dia na Epagri, 20 anos atrás, até quando estive presidindo esse time que orgulha nosso Estado”, afirmou. O outro nome do partido é o Coronel Vieira, ex-comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, e ex-presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia oficial. Ele disputará uma vaga a deputado estadual.

Justiça

A Câmara de Vereadores de Florianópolis aprovou por unanimidade, uma moção de aplausos para a jornalista Amanda Santos pela série “Vozes da Consciência”, que fala sobre o preconceito racial e a luta dos negros por igualdade. A série foi ao ar em novembro de 2021, mês da Consciência Negra, retratando em seis episódios temas como racismo estrutural, história dos heróis negros catarinenses, a influência da cultura negra na sociedade, segregação racial, a luta contra o preconceito e em busca de igualdade. Foi baseada no livro ‘Africanidades Catarinenses’, escrito por professores e historiadores negros do estado de Santa Catarina.

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê. Você também pode ativar as notificações no “Alerta do Google” e receber as nossas informações.

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta