O primeiro compromisso do vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, em Santa Catarina será nesta sexta-feira (20), a partir das 19h, no Centrosul, em evento do Republicanos, ao qual é recém filiado.

No domingo (22), Mourão voltará ao Centrosul para palestrar na abertura do 18º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão, promovido pela ACAERT até o dia 24.

Esta será a segunda visita do vice-presidente a Santa Catarina. Em 2019 ela participou do projeto “Momento Brasil”

Desde o último dia 16 Mourão está no Republicanos e é pré-candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul, estado onde nasceu. Na oportunidade, o  presidente nacional do partido, deputado federal Marcos Pereira (SP), registrou a honra do Republicanos em receber Mourão e o que representa para a ampliação da força do partido nas eleições deste ano.

Pauta urgente

O Fórum Parlamentar Catarinense vai intermediar os municípios atingidos pelas enchentes da Defesa Civil Nacional. No próximo dia 25, às 10h, na Câmara dos Deputados,  acontece reunião para tratar sobre os danos, estragos e prejuízos com as últimas enchentes ocorridas em Santa Catarina.

Os prefeitos dos municípios atingidos pela enchente terão a oportunidade de dirimir dúvidas e fazer encaminhamentos ao Ministério do Desenvolvimento Regional, A reunião contará com a presença da Secretária Nacional de Proteção e Defesa Civil substituta, Karine da Silva Lopes.

Conheço a enorme burocracia enfrentada pelos municípios na busca do reconhecimento da situação de emergência e, posteriormente, para conseguir os recursos federais para recuperação e, louvo a iniciativa do Fórum.

Outro assunto na pauta do Fórum é a instalação do passo fronteiriço Peperi-Guaçu que vai possibilitar a instalação do posto de migração de forma definitiva na divisa do Brasil e Argentina, no município de Paraíso. 

O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, professor Ubaldo Cesar Balthazar, e representantes da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (AMEOSC), também participarão do encontro.

O Fórum Parlamentar Catarinense é formado pelos deputados federais e senadores por Santa Catarina e presidido atualmente pelo deputado federal Darci de Matos (PSD).

Por falar em desastres naturais

A região da Grande Florianópolis deverá ser pioneira na criação de um Plano de Auxílio Mútuo para que municípios atingidos por desastres e que não possuam condições de resposta à emergência, possam colaborar entre si. Por meio da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (Granfpolis), o PAM está sendo construído.

A ideia surgiu em Anitápolis quando o presidente da Granfpolis e prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila (PSD), reuniu prefeitos e técnicos da Defesa Civil para socorrer o município duramente castigado pelas chuvas.

O prefeito da capital, Topázio Silveira Neto (PSD), colocou sua equipe à disposição, bem como a expertise na área da defesa civil. Nesta quinta-feira (19), o coronel Araújo Gomes, secretário de Segurança Pública de Florianópolis, e o diretor da Defesa Civil de Florianópolis, Luiz Eduardo Machado, estiveram reunidos com diretores e técnicos da Granfpolis para tratar do assunto e dar início à construção do PAM.

Festa do Queijo e do Mel de Angelina está de volta

O município de Angelina, na Grande Florianópolis, a 74 km da Capital, volta a realizar a sua tradicional Festa do Queijo e do Mel após dois anos em razão da pandemia por Covid-19. O evento chega a sua 25ª edição com abertura nesta sexta-feira (20) e com programação até domingo (22).

Na programação da festa além do destaque para a produção local de queijo e mel, reconhecidos por sua qualidade, também outros produtos estarão em exposição na Feira do Vale e na Expomix.

A Festa do Queijo e do Mel é uma das mais importantes para a economia e o turismo local e regional, além de manter e resgatar a cultura alemã predominante no município de Angelina. 

Confira: