Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê. Você também pode ativar as notificações no “Alerta do Google” e receber as nossas informações.

Uma ala do MDB começa a se movimentar para provocar uma autoconvocação do diretório estadual do partido. A ideia é discutir a destituição do deputado federal, Celso Maldaner, da presidência. Um deputado que pediu para não ter o nome divulgado, confirmou a informação e disse acreditar que, até o final deste mês poderá ter novidade.

Uma liderança disse que a indefinição do partido tem prejudicado os pré-candidatos a deputado estadual e federal. Ele acusa Maldaner de usar o MDB em benefício próprio. Na opinião da fonte, o líder emedebista quer a todo custo usar a sua condição de presidente para um projeto pessoal, tanto, que a pré-candidatura a deputada estadual de sua esposa, a ex-prefeita de Maravilha, Rose Maldaner, seria uma moeda de troca. “Ele quer usar a Rose para pressionar a bancada, sobretudo quem for candidato pelo Oeste. O Celso até tira o nome dela, mas se derem a ele um espaço na majoritária”, relatou.

Em Brasília nesta semana, Maldaner participou de uma reunião com o governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), o deputado federal, Carlos Chiodini, e o presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi. Moisés disse que deseja ter Chiodini como o seu vice, mas apresentou uma mudança. Se antes as vagas de vice e ao Senado seriam do MDB, agora o governador quer uma liderança do PSDB disputando ao Senado pela sua chapa.

Durante a conversa, Baleia Rossi se mostrou interessado numa solução, para que o partido não atrase a campanha de seus pré-candidatos, porém, Chiodini prefere aguardar o resultado de uma pesquisa interna que está sendo feita, enquanto que Maldaner defende que a definição fique para a convenção, para tentar forçar o nome de Antídio Lunelli.

Caso o partido decida ir com Moisés, Chiodini já teria externado que não vai como vice na chapa, por considerar vulnerável a candidatura do governador. Neste caso, ele entende ser mais seguro ir ao Senado e deixar a vice para os tucanos, caso realmente fechem com Moisés. Já se Maldaner conseguir estancar os movimentos pela sua destituição, Antídio ganha força para manter a sua pré-candidatura, arrastando os emedebistas para difícil eleição.

Nomes tucanos

Geovânia é a preferida de Moisés ao Senado

Para a Casa D’Agronômica o nome preferencial do PSDB para disputar uma vaga ao Senado, seria o da deputada federal, Geovânia de Sá. Mulher e evangélica, Geovânia é vista como um contraponto a candidatura do ex-secretário nacional da Pesca, Jorge Seif Júnior (PL). Se ela não quiser, outros nomes podem aparecer a exemplo do ex-senador, Paulo Bauer.

Insatisfação negada

Ontem divulguei que o deputado estadual, Mauro De Nadal (MDB), teria ficado insatisfeito com a nomeação de um militar para o cargo de secretário de Estado da Saúde, já que Alexandre Fagundes que assumiu o cargo, após a saída de André Motta Ribeiro, é indicação de De Nadal. O parlamentar enviou nota negando a insatisfação. “De acordo com o ex-presidente da Alesc, o espaço acordado junto ao Governo do Estado foi justamente o de secretário-adjunto, mesmo espaço ocupado pelo MDB antes da saída do então secretário André Motta Ribeiro”, diz a nota.

Dário na estrada

Em ritmo de pré-campanha, o senador Dário Berger esteve ontem em Lages, reunido com empresários, filiados ao PSB e lideranças comunitárias da cidade. Hoje ele fará uma visita aos portos de Itajaí e São Francisco do Sul, para tratar da questão da privatização dos portos catarinenses. Berger quer ouvir o posicionamento dos operadores portuários e trabalhadores do setor, além de avaliar o que ainda pode ser feito para atender as demandas da categoria.

Caramori no lugar

A pré-candidatura do ex-prefeito de Chapecó, José Caramori (PSD), a deputado estadual, expõe a decisão de Fabiana Rodrigues (PSD) de não mais disputar a eleição.

Indecisão de Fabrício

O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (Podemos), tem sofrido um forte assédio do governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), e de lideranças próximas ao governo. Moisés chegou a oferecer a liberação de recursos para obras na orla, que é um dos maiores desejos de Fabrício. Por outro lado, o senador Jorginho Mello (PL) também tem conversado e já conseguiu a primeira vitória, ao convencer o prefeito a apoiar Jorge Seif Júnior (PL) ao Senado. A questão é que Fabrício sempre foi um crítico ao governo de Moisés e, não muito próximo a Jorginho. No momento, o caminho da neutralidade é a opção mais forte, porém, sem descartar as demais.

Apoie o SCemPauta

Fazer jornalismo de qualidade, com notícias exclusivas dos bastidores da política não é fácil. Por isso, faço um convite a vocês para que anunciem as suas empresas no SCemPauta. Apoie o nosso trabalho para que ele siga cada vez mais forte. Além de nos apoiar, você terá a sua marca sendo divulgada para todas as regiões do estado e, o melhor, em um site que tem credibilidade junto ao público. Entre em contato pelo nosso WhatsApp: (49) 98504.8148.  

Mulheres na política

O Secretariado Nacional das mulheres do PSDB chega a Santa Catarina hoje, com mais uma edição da Força-Tarefa Eleições 2022. O movimento, que irá percorrer todas as regiões do país, é liderado pela presidente do PSDB-Mulher e ex-governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius. Voltada à formação técnica e mobilização política, a programação se concentrará em Florianópolis, no LK Design Hotel, com o Seminário de Capacitação “Mulheres que Constroem um Brasil Melhor”. O evento oferece debates e palestras em busca de mais representatividade feminina na política.

União Brasil

O presidente da Câmara de Vereadores de Chapecó, João Marques Rosa, foi eleito para presidir o partido na Capital do Oeste. Rosa é pré-candidato a deputado estadual.

Nota de Repúdio ao DNIT

“Nem os dirigentes do DNIT de Brasília se arriscam a trafegar pela BR-470/SC além de Indaial; diferente do que fazem, diariamente, milhares de catarinenses.

Em visita oficial à rodovia nesta quarta-feira, 11 de maio, a comitiva se limitou a percorrer o trecho em duplicação. Até agora, apenas R$ 8,5 milhões do orçamento federal destinado à 470 (duplicação) em 2022 foram empenhados – exclusivamente para desapropriações. O valor ainda não foi gasto.

É lamentável, mas as principais autoridades do DNIT retornaram para seus gabinetes sem experimentar os fluxos severamente congestionados da BR-470/SC no Alto Vale, sem enxergar os buracos na pista recém-recapeada em Apiúna, sem visualizar o estado crítico da Ponte sobre o Rio Itajaí-Açu II e sem se solidarizar com os usuários diante da calamidade causada pela interdição da Ponte sobre o Rio das Pombas.

Para o combate no front interior da BR-470/SC, restaram o povo e os valorosos soldados da autarquia. Diante da completa falta de empatia e de respeito com os catarinenses, o nosso mais sincero repúdio à direção do DNIT” – Facisc

Organizações signatárias

AMPE Alto Vale – Edson Fronza

Associação Empresarial de Blumenau – Renato Medeiros

Associação Empresarial de Gaspar – Edemar Ênio Wieser

Associação Empresarial de Ibirama – Anestine Amanda Jaeger

Associação Empresarial de Indaial – Renato Tomio

Associação Empresarial de Itajaí – Gabriela Kelm Nascimento

Associação Empresarial de Navegantes – Verner Dietterle

Associação Empresarial de Pomerode – Fredi Zmazek Goede

Associação Empresarial de Pouso Redondo – Carlos Zanella

Associação Empresarial de Presidente Getúlio – Thiago Cipriani

Associação Empresarial de Rio do Sul – Jean Sandro Pedroso

Associação Empresarial de Salete – Rafael Bonsenhor

Associação Empresarial do Médio Vale – Timbó – Osmar Antônio Tomelin

CDL de Rio do Sul – Francisco José Cardoso

JCI de Rio do Sul – Natália Caroline Feifarek

Observatório Social de Rio do Sul – Riciéri Ramlov

Prefeitura de Rio do Sul – José Eduardo Rothbarth Thomé

Rotary Club de Rio do Sul – Julio Cesar Melim

SINDICONT Alto Vale – Marco Schulle

SINFIATEC Rio do Sul – Hemerson May

SOMAR Alto Vale – Daniel Brandl

União das Associações de Bairros de Rio do Sul – Silvestre Patrício

VP FACISC Alto Vale – Maicon Luiz

VP FACISC Vale do Itajaí – Rinaldo Araújo

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê. Você também pode ativar as notificações no “Alerta do Google” e receber as nossas informações.

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta