...
Alesc Carlos Moisés da Silva Celso Maldaner Dário Berger Fabrício Oliveira Geovânia de Sá João Rodrigues Jorginho Mello Mauro De Nadal MDB Nota de Repúdio ao DNIT

Lideranças querem destituir Maldaner do comando do MDB; Moisés quer Geovânia ao Senado; A indecisão de Fabrício Oliveira entre outros destaques

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê. Você também pode ativar as notificações no “Alerta do Google” e receber as nossas informações.

Uma ala do MDB começa a se movimentar para provocar uma autoconvocação do diretório estadual do partido. A ideia é discutir a destituição do deputado federal, Celso Maldaner, da presidência. Um deputado que pediu para não ter o nome divulgado, confirmou a informação e disse acreditar que, até o final deste mês poderá ter novidade.

Uma liderança disse que a indefinição do partido tem prejudicado os pré-candidatos a deputado estadual e federal. Ele acusa Maldaner de usar o MDB em benefício próprio. Na opinião da fonte, o líder emedebista quer a todo custo usar a sua condição de presidente para um projeto pessoal, tanto, que a pré-candidatura a deputada estadual de sua esposa, a ex-prefeita de Maravilha, Rose Maldaner, seria uma moeda de troca. “Ele quer usar a Rose para pressionar a bancada, sobretudo quem for candidato pelo Oeste. O Celso até tira o nome dela, mas se derem a ele um espaço na majoritária”, relatou.

Em Brasília nesta semana, Maldaner participou de uma reunião com o governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), o deputado federal, Carlos Chiodini, e o presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi. Moisés disse que deseja ter Chiodini como o seu vice, mas apresentou uma mudança. Se antes as vagas de vice e ao Senado seriam do MDB, agora o governador quer uma liderança do PSDB disputando ao Senado pela sua chapa.

Durante a conversa, Baleia Rossi se mostrou interessado numa solução, para que o partido não atrase a campanha de seus pré-candidatos, porém, Chiodini prefere aguardar o resultado de uma pesquisa interna que está sendo feita, enquanto que Maldaner defende que a definição fique para a convenção, para tentar forçar o nome de Antídio Lunelli.

Caso o partido decida ir com Moisés, Chiodini já teria externado que não vai como vice na chapa, por considerar vulnerável a candidatura do governador. Neste caso, ele entende ser mais seguro ir ao Senado e deixar a vice para os tucanos, caso realmente fechem com Moisés. Já se Maldaner conseguir estancar os movimentos pela sua destituição, Antídio ganha força para manter a sua pré-candidatura, arrastando os emedebistas para difícil eleição.

Nomes tucanos

Geovânia é a preferida de Moisés ao Senado

Para a Casa D’Agronômica o nome preferencial do PSDB para disputar uma vaga ao Senado, seria o da deputada federal, Geovânia de Sá. Mulher e evangélica, Geovânia é vista como um contraponto a candidatura do ex-secretário nacional da Pesca, Jorge Seif Júnior (PL). Se ela não quiser, outros nomes podem aparecer a exemplo do ex-senador, Paulo Bauer.

Insatisfação negada

Ontem divulguei que o deputado estadual, Mauro De Nadal (MDB), teria ficado insatisfeito com a nomeação de um militar para o cargo de secretário de Estado da Saúde, já que Alexandre Fagundes que assumiu o cargo, após a saída de André Motta Ribeiro, é indicação de De Nadal. O parlamentar enviou nota negando a insatisfação. “De acordo com o ex-presidente da Alesc, o espaço acordado junto ao Governo do Estado foi justamente o de secretário-adjunto, mesmo espaço ocupado pelo MDB antes da saída do então secretário André Motta Ribeiro”, diz a nota.

Dário na estrada

Em ritmo de pré-campanha, o senador Dário Berger esteve ontem em Lages, reunido com empresários, filiados ao PSB e lideranças comunitárias da cidade. Hoje ele fará uma visita aos portos de Itajaí e São Francisco do Sul, para tratar da questão da privatização dos portos catarinenses. Berger quer ouvir o posicionamento dos operadores portuários e trabalhadores do setor, além de avaliar o que ainda pode ser feito para atender as demandas da categoria.

Caramori no lugar

A pré-candidatura do ex-prefeito de Chapecó, José Caramori (PSD), a deputado estadual, expõe a decisão de Fabiana Rodrigues (PSD) de não mais disputar a eleição.

Indecisão de Fabrício

O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (Podemos), tem sofrido um forte assédio do governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), e de lideranças próximas ao governo. Moisés chegou a oferecer a liberação de recursos para obras na orla, que é um dos maiores desejos de Fabrício. Por outro lado, o senador Jorginho Mello (PL) também tem conversado e já conseguiu a primeira vitória, ao convencer o prefeito a apoiar Jorge Seif Júnior (PL) ao Senado. A questão é que Fabrício sempre foi um crítico ao governo de Moisés e, não muito próximo a Jorginho. No momento, o caminho da neutralidade é a opção mais forte, porém, sem descartar as demais.

Apoie o SCemPauta

Fazer jornalismo de qualidade, com notícias exclusivas dos bastidores da política não é fácil. Por isso, faço um convite a vocês para que anunciem as suas empresas no SCemPauta. Apoie o nosso trabalho para que ele siga cada vez mais forte. Além de nos apoiar, você terá a sua marca sendo divulgada para todas as regiões do estado e, o melhor, em um site que tem credibilidade junto ao público. Entre em contato pelo nosso WhatsApp: (49) 98504.8148.  

Mulheres na política

O Secretariado Nacional das mulheres do PSDB chega a Santa Catarina hoje, com mais uma edição da Força-Tarefa Eleições 2022. O movimento, que irá percorrer todas as regiões do país, é liderado pela presidente do PSDB-Mulher e ex-governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius. Voltada à formação técnica e mobilização política, a programação se concentrará em Florianópolis, no LK Design Hotel, com o Seminário de Capacitação “Mulheres que Constroem um Brasil Melhor”. O evento oferece debates e palestras em busca de mais representatividade feminina na política.

União Brasil

O presidente da Câmara de Vereadores de Chapecó, João Marques Rosa, foi eleito para presidir o partido na Capital do Oeste. Rosa é pré-candidato a deputado estadual.

Nota de Repúdio ao DNIT

“Nem os dirigentes do DNIT de Brasília se arriscam a trafegar pela BR-470/SC além de Indaial; diferente do que fazem, diariamente, milhares de catarinenses.

Em visita oficial à rodovia nesta quarta-feira, 11 de maio, a comitiva se limitou a percorrer o trecho em duplicação. Até agora, apenas R$ 8,5 milhões do orçamento federal destinado à 470 (duplicação) em 2022 foram empenhados – exclusivamente para desapropriações. O valor ainda não foi gasto.

É lamentável, mas as principais autoridades do DNIT retornaram para seus gabinetes sem experimentar os fluxos severamente congestionados da BR-470/SC no Alto Vale, sem enxergar os buracos na pista recém-recapeada em Apiúna, sem visualizar o estado crítico da Ponte sobre o Rio Itajaí-Açu II e sem se solidarizar com os usuários diante da calamidade causada pela interdição da Ponte sobre o Rio das Pombas.

Para o combate no front interior da BR-470/SC, restaram o povo e os valorosos soldados da autarquia. Diante da completa falta de empatia e de respeito com os catarinenses, o nosso mais sincero repúdio à direção do DNIT” – Facisc

Organizações signatárias

AMPE Alto Vale – Edson Fronza

Associação Empresarial de Blumenau – Renato Medeiros

Associação Empresarial de Gaspar – Edemar Ênio Wieser

Associação Empresarial de Ibirama – Anestine Amanda Jaeger

Associação Empresarial de Indaial – Renato Tomio

Associação Empresarial de Itajaí – Gabriela Kelm Nascimento

Associação Empresarial de Navegantes – Verner Dietterle

Associação Empresarial de Pomerode – Fredi Zmazek Goede

Associação Empresarial de Pouso Redondo – Carlos Zanella

Associação Empresarial de Presidente Getúlio – Thiago Cipriani

Associação Empresarial de Rio do Sul – Jean Sandro Pedroso

Associação Empresarial de Salete – Rafael Bonsenhor

Associação Empresarial do Médio Vale – Timbó – Osmar Antônio Tomelin

CDL de Rio do Sul – Francisco José Cardoso

JCI de Rio do Sul – Natália Caroline Feifarek

Observatório Social de Rio do Sul – Riciéri Ramlov

Prefeitura de Rio do Sul – José Eduardo Rothbarth Thomé

Rotary Club de Rio do Sul – Julio Cesar Melim

SINDICONT Alto Vale – Marco Schulle

SINFIATEC Rio do Sul – Hemerson May

SOMAR Alto Vale – Daniel Brandl

União das Associações de Bairros de Rio do Sul – Silvestre Patrício

VP FACISC Alto Vale – Maicon Luiz

VP FACISC Vale do Itajaí – Rinaldo Araújo

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê. Você também pode ativar as notificações no “Alerta do Google” e receber as nossas informações.

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta