Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Foto organizada por Celso Maldaner ao final do evento

A foto que ilustra o release enviado pela assessoria do MDB estadual, sobre o evento de renúncia do prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, é a imagem do momento atual em que vivem os emedebistas frente a uma pré-candidatura que foi imposta ao partido.

Após um evento marcado por momentos de emoção artificial, conforme relataram alguns participantes, o líder dos emedebistas em Santa Catarina, o deputado federal, Celso Maldaner, pediu para que as principais lideranças subissem ao palco onde foi feita a foto que reflete uma falsa sensação de união.

Uma fonte emedebista me disse que o evento realizado pelo agora ex-prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (UB), na quinta-feira da semana passada, teve muito mais cara de MDB, do que o realizado em Jaraguá. “Na Assembleia tinha até escola de samba, batuque, ao estilo MDB”, afirmou a liderança. Curiosamente eu fiz essa mesma comparação entre o ato de renúncia de Gean, com os tradicionais eventos emedebistas, na sexta-feira passada durante o programa O Jogo do Poder, nas rádios Jovem Pan News de Florianópolis e Criciúma.

Em falar em Gean Loureiro, tanto ele, quanto o ex-governador, Raimundo Colombo (PSD), ambos pré-candidatos ao Governo do Estado, estavam na lista de convidados, mas não compareceram. Loureiro foi visto na feijoada do Cacau Menezes em Florianópolis, num claro sinal de isolamento, tanto do MDB, quanto de Antídio. Apenas prefeitos da região, próximos ao deputado federal, Carlos Chiodini, foram ao evento, além do ex-governador, Eduardo Pinho Moreira; do ex-deputado federal, Edinho Bez; do ex-senador, Neuto De Conto; e da suplente de senadora, Ivete Appel da Silveira. Da bancada estadual, apenas Ada de Lucca e Fernando Krelling estiveram no local.

Uma observação, lideranças reclamaram que faltou um pouco mais de conhecimento e respeito a história do MDB. Detalhes como o erro do cerimonial na hora de mencionar o nome de algumas lideranças, como o de Adenilso Biasus, que foi secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, que virou “Adélcio Biásus”, e Neuto De Conto, ex-senador e figura histórica do partido, que foi chamado de “Nilton de Conto”, também expôs o quanto o MDB de Antídio e Maldaner, anda desconectado com as origens do maior partido de Santa Catarina.

Debate na Pan News

Hoje a partir das 16h, você acompanha nas rádios Jovem Pan News de Florianópolis, 103,3 FM, e Jovem Pan News de Criciúma, 101,5 FM o programa O Jogo do Poder. Maria Helena, Maga Stopassoli e eu, Marcelo Lula, debatemos as principais pautas da política e economia de Santa Catarina. Você também pode assistir pela Panflix, ou pelo perfil Jovem Pan Floripa no Youtube. Não perca!!!

Gean ganha espaço

O prefeito de Florianópolis e pré-candidato ao Governo do Estado, Gean Loureiro (UB), começa a ganhar espaço entre os partidos. Segundo uma fonte de uma grande sigla, Loureiro tem sido visto com mais simpatia. A questão é que ser bem visto é ótimo, mas, não é tudo, pois, no jogo eleitoral de Santa Catarina é fundamental ter capilaridade. Se essa simpatia facilitar a formação de alianças, aí sim, Loureiro começará a construir um projeto viável.

Colombo cresce

O ex-governador, Raimundo Colombo (PSD), voltou a crescer no jogo eleitoral, após o projeto de uma aliança entre João Rodrigues (PSD), Clésio Salvaro (PSDB) e Luciano Hang, não vingar. Colombo que fez um gesto em favor de Rodrigues, agora tem o partido ao seu lado. No final da semana passada Colombo foi acompanhado do ex-secretário de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa, ao encontro de João Rodrigues em Chapecó. A conversa foi considerada promissora.

Movimentos de Moisés

O governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), teria na semana passada dado um ultimato aos emedebistas. Ele quer uma sinalização clara ainda este mês, de que terá o apoio, caso contrário, deverá procurar uma alternativa.

Incomodou

A questão é que o governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), segue fazendo alguns movimentos que não tem agradado aos emedebistas. O último foi o de levar o ex-prefeito de Balneário Camboriú, Edson Piriquito, para o seu partido. “O Moisés faz movimentos que o MDB não participa e não sabe”, afirmou uma liderança.

Pedrão de volta

O ex-vereador de Florianópolis, Pedro Silvestre, o Pedrão, está de volta ao Progressistas. Pedrão que foi o vereador mais votado do estado quando era filiado ao Progressistas, deixou o partido para disputar a Prefeitura da capital pelo Partido Liberal. Após desentendimentos com o senador, Jorginho Mello, Pedrão deixou o partido e, após muitas conversas, resolveu voltar às origens. Também se filiaram o radialista Luizinho da Regional, o ex-candidato a prefeito de Joinville, Anelisio Machado, e o presidente da Câmara de Brusque, Alessandro Simas.

Clima estranho

Parece que o clima entre o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), e o senador, Jorginho Mello (PL), não é mais dos melhores. Quando Rodrigues quase voltou ao cenário eleitoral, chegou a fazer algumas falas com críticas veladas ao senador. Rodrigues teria se incomodado com alguns ataques de integrantes do PL e chegou a dizer em entrevista ao colega, Helle Borges, da rádio Cidade de Itapema, que se Jorginho quer ajudar o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), deveria seguir no Senado.

Alcance em Brasília?

Corre nos bastidores que as prisões do prefeito de Canoinhas, Beto Passos (PSD), e de seu vice, Renato Pike (PL), podem ter desdobramentos em Brasília no Congresso Nacional. As prisões feitas pelo Gaeco são da sétima fase da Operação Et Pater Filium, que apura supostos crimes de organização criminosa, peculato, corrupção, fraudes à licitação e lavagem de dinheiro em contratos de prestação de serviço nas áreas de infraestrutura e educação.

Tramontin no cenário

O promotor de Justiça de Blumenau, Odair Tramontin, foi confirmado como o pré-candidato do Novo ao Governo do Estado. Tramontin recebeu 22.846 votos na eleição passada em Blumenau, ficando por poucos votos fora do segundo turno. Stefan Tangará também foi confirmado, no caso, para disputar a deputado estadual. Nos próximos dias, Tânia Harada, que pediu exoneração do cargo de delegada regional de Joinville, também deve ser confirmada como pré-candidata a deputada federal.

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta