Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

O evento de renúncia do agora ex-prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (UB), como era de se esperar, contou com a participação de algumas lideranças do estado, a exemplo do ex-senador, Jorge Bornhausen, que é um dos principais conselheiros de Loureiro, além do ex-governador, Eduardo Pinho Moreira, que é amigo de longa data do agora pré-candidato ao Governo do Estado.

Outras duas presenças se fizeram notar, no caso, a do presidente estadual do MDB, deputado Celso Maldaner, e do prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, que estão em busca de partidos para criar uma aliança e sair do isolamento. Conseguiram o que queriam, fotos, e agora tentam convencer Gean Loureiro a ir até Jaraguá do Sul amanhã, quando Antídio passará o comando do município para Jair Franzner, em um evento com ares de pré-campanha. Se tiverem êxito, deveremos receber a informação de que a aliança já está consolidada, o que sabemos que não é bem assim.

Loureiro tem sido orientado a manter conversas com o MDB, mas não pode avançar se tiver Antídio na chapa. O deputado federal, Carlos Chiodini, seria uma opção, porém, o próprio parlamentar e o partido, temem perder espaço no Congresso Nacional. “Ter o Antídio na chapa traria uma dificuldade muito grande para o Gean. Tem questões difíceis de explicar, não podemos ter que encarar um problema que não tem ligação conosco”, afirmou uma fonte ligada a Loureiro, na condição de anonimato.

O fato é que Maldaner e Antídio precisam apresentar um projeto viável aos emedebistas, porém, até o momento nada andou. Para tentar abafar o insucesso, vale até mesmo lançar uma nota onde se fala numa aproximação do MDB com o União Brasil para o projeto eleitoral. “Já que os partidos devem formar uma federalização nacional com outras siglas, como o PSDB”, diz um trecho da manifestação.

Acontece que não haverá federação entre o MDB, União Brasil e PSDB. Os próprios presidentes nacionais já se manifestaram abertamente que, os partidos se unirão em aliança via coligação, nada mais do que isso. A coligação é diferente da federação, já que no primeiro caso a aliança é apenas para a eleição, enquanto que a segunda hipótese, é um casamento de quatro anos com efeito vertical, ou seja, vale para Estados e municípios, mas, a possibilidade já foi descartada.  

Portanto, a aliança da chamada terceira via na esfera nacional não terá influência alguma nos estados, ou seja, em cada lugar haverá uma aliança de acordo com a realidade estadual e, no que depender dos principais conselheiros de Gean, o PSD e o PSDB são partidos prioritários no processo de construção com o União Brasil.

Tem que assumir

Quem pariu os teus que os embalem. Esse adágio popular serve muito para o atual momento do MDB estadual. Amanhã, Antídio Lunelli renunciará ao cargo de prefeito de Jaraguá do Sul, para se dedicar ao projeto de disputar o pleito ao Governo do Estado. Maldaner pariu essa candidatura, criou expectativa em Antídio enquanto que a bancada estadual com toda a sua força, deixou a situação correr solta. Agora que está tudo feito que aceitem, que o embalem, pois, como fazer alguém renunciar e, mais lá na frente dizer para essa liderança, que ela não poderá mais se candidatar? Portanto, a renúncia de amanhã afasta o MDB do governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), e coloca Antídio definitivamente como o nome do MDB.

Topázio assume

O agora ex-prefeito, Gean Loureiro (UB), fez um longo relato de seu mandato à frente da Prefeitura de Florianópolis e começou sutilmente a dar um tom de discurso eleitoral. Loureiro não deixou de citar alguns aspectos que colocaram à capital como destaque. A partir de hoje o comando é total de Topázio Neto (Republicanos), empresário e estudioso do poder público.

Facisc

Em viagem a Brasília nesta semana para prestigiar a posse da nova diretoria da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), o presidente da Facisc, Sérgio Alves, aproveitou para parabenizar a deputada federal, Angela Amin (Progressistas), pelo trabalho realizado à frente do Fórum Parlamentar catarinense e principalmente pelo apoio dado aos pleitos levados pela Federação. O presidente também parabenizou o deputado Darci de Matos (PSD), que assumiu a coordenação de um Fórum.

Pleitos

Na posse da nova diretoria da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), o presidente a Facisc, Sérgio Alves, também aproveitou para pedir à Confederação, por meio do representante catarinense, Ernesto Reck, que assumiu como 1º vice-presidente, o apoio para equiparar o teto do simples estadual ao do simples federal, antigo pleito que vem sendo debatido desde o início desta gestão.  “Vamos estudar produtos que deem rentabilidade às entidades, mas que, acima de tudo, deem ao empresário associado lá na ponta a percepção de que estamos levando à realidade dele uma ferramenta que, de fato, melhora a gestão do seu negócio”, disse.

De olho no Senado

A vice-governadora, Daniela Reinehr (PL), enviou uma nota em que se mostra animada com um possível projeto ao Senado. Ela diz que recebe com satisfação as manifestações de apoio para que seja pré-candidata ao Senado. “Conversei hoje com o Presidente do PL SC, o Senado Jorginho Mello para expressar minha alegria e que, acima de qualquer intenção pessoal, estou à disposição para agregar ao partido e com Presidente Jair Bolsonaro (sic) ”, escreveu Daniela.

Mas…

Conforme escrevi na coluna de ontem, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), já escolheu o nome que apoiará em Santa Catarina para o Senado. Jorge Seif Júnior, agora, ex-secretário da Pesca e que é considerado o filho 06 do ex-presidente.

Katumi sustenta

O presidente da Câmara de Vereadores de Florianópolis, Roberto Katumi (PSD), me ligou ontem para confirmar o seu anúncio de que é pré-candidato ao Senado. Ontem eu trouxe a informação de que a intenção de Katumi, seria ocupar espaço para que Paulinho Bornhausen depois apareça para disputar ao Senado. Katumi afirmou que o seu projeto não tem qualquer ligação com Bornhausen e, sustentou a sua intenção de concorrer ao cargo de Senador. “Se ninguém quer, eu mostrei que eu quero”, afirmou. 

Defesa dos animais

O projeto de lei que propõe a criação da Delegacia de Defesa Contra Maus-Tratos a Animais Domésticos, avançou mais um passo para se tornar realidade em Santa Catarina. Iniciativa do deputado estadual, João Amin (Progressistas), o PL recebeu parecer favorável por parte da Comissão de Finanças e Tributação e segue agora para análise das comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público; e de Segurança Pública. “O avanço deste projeto é uma vitória para todos que lutam por esta causa tão importante”, afirmou Amin. “Os crimes contra animais domésticos merecem ser investigados de forma mais rígida e as punições devem ser exemplares”, acrescentou.

Uso do avião

A juíza substituta Cleni Serly Rauen Vieira, da 3ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Florianópolis, determinou que o Corpo de Bombeiros Militar tem até 72 horas, a contar de quarta-feira (30) passada, para prestar informações sobre a negativa de acesso aos diários de bordo do Arcanjo-06 a pedido da Casa Civil. A decisão ocorre em resposta ao Mandado de Segurança impetrado pelo deputado Bruno Souza (NOVO) ,que solicita acesso aos diários de bordo do Arcanjo-06 em deslocamentos a pedido da Casa Civil. A suspeita é que a aeronave é utilizada de forma indevida pelos secretários e pelo governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva.

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta