Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Fotos de Moisés em Bonito postada por Bruno Souza

A polêmica gerada pelas denúncias dos deputados estaduais, Kennedy Nunes (PTB) e Bruno Souza (Novo), de que o governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos) tem feito um uso irregular da aeronave Arcanjo 06, ganhou mais um capítulo no dia de ontem.

O avião equipado para o transporte de pacientes graves, está à disposição do Estado através de um contrato entre a Secretaria de Estado da Saúde e uma empresa terceirizada, mas o governador tem feito o uso da aeronave para agendas oficiais e eventos políticos.

De acordo com o deputado estadual, Bruno Souza (Novo), Carlos Moisés usou a aeronave no dia 20 de janeiro, para uma viagem a turismo à cidade de Bonito no Mato Grosso do Sul. O parlamentar afirma que o governador embarcou com familiares que seriam a primeira-dama, Késia da Silva e suas filhas. Souza também teve acesso a uma postagem feita por Moisés no dia 17 de fevereiro em seu perfil oficial, onde aparecem o próprio governador e familiares em Bonito.

Ainda ontem, o Governo do Estado informou que não atenderá ao requerimento de Kennedy e Souza. Eles pediram em requerimento aprovado pela Alesc, alguns documentos que mostrem quais os itinerários feitos pela aeronave, o motivo do uso e quem embarcou. Em entrevista que me concedeu no programa O Jogo do Poder nas rádios Jovem Pan News de Florianópolis 103,3 FM, e Jovem Pan News de Criciúma 101,5 FM, Souza afirmou que deve entrar com uma ação na justiça para tentar ter acesso à documentação.

Outra iniciativa do parlamentar, foi informar ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado. Ele também deve iniciar nos próximos dias uma conversa com os demais deputados para propor a abertura de uma CPI.

Entrei em contato com a Assessoria de Comunicação do governo, a quem pedi uma nota de esclarecimento sobre a viagem a Bonito. Além de não negar que houve a viagem, foi enviada a seguinte nota:

“O uso da estrutura colocada à disposição do chefe do executivo está amparado em lei e não há qualquer irregularidade nem tampouco ilegalidade.

Apesar da tentativa de uso político com o objetivo de desgastar o governo e o governador, já foi esclarecido que o contrato de uso compartilhado das aeronaves do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) prevê que, quando disponíveis, podem transportar autoridades, mediante demanda da Casa Militar ou da Casa Civil” – Assessoria do Governo do Estado

Debate na Pan News

Hoje às 16h no programa O Jogo do Poder, nas rádios Jovem Pan News de Florianópolis 103,3 FM, e Jovem Pan News de Criciúma 101,5 FM, Maria Helena, Maga Stopassoli e eu, Marcelo Lula, faremos a análise do cenário político. O programa começa às 16h. Além de ouvir pelo rádio, você também pode assistir pela Panflix, ou pelo perfil Jovem Pan Floripa no Youtube.

A honestidade

Quem quiser pode pesquisar, mas a minha coluna se não foi uma das mais críticas ao governo de Carlos Moisés da Silva (Republicanos), está entre as mais. Claro que, quando Moisés mudou de postura mereceu ser valorizado, mas, quando o erro acontece, não é possível simplesmente fingir que o mesmo não ocorreu e se calar. Sinceramente, eu acredito que o governador é uma figura honesta, digo baseado na justiça, por mais que a questão dos R$ 33 milhões da Veigamed estejam tatuados em sua testa, pelos apontamentos de parte da população que não acredita nele. Mas parece que Moisés insiste em alguns erros, quando deveria já ter aprendido algumas lições. “A mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta”. A frase que representou o pensamento do imperador, Júlio César, ditador absoluto ou pretor máximo romano, isso no ano de 63 antes de Cristo, deve servir como lei para um governador. Quando Moisés e o seu governo naturaliza através de uma nota, o uso de uma aeronave que deve estar à disposição da Saúde, para viagens com agenda política e, o pior, para um final de semana em família, vemos que há uma clara desconexão com a realidade.

Hang no Progressistas?

Surpreendido pela informação divulgada com exclusividade pela coluna e, repercutida por alguns outros sites, o empresário Luciano Hang foi orientado a esperar para fazer o anúncio de seu futuro na política, o qual seria informado hoje através de uma coletiva que estava marcada para Brusque. Hang embarca amanhã para uma viagem internacional e retorna no final do mês, quando promete anunciar o partido que se filiará para disputar ao Senado.

Superaliança

Está sendo construída uma superaliança que a princípio, terá o PSD, União Brasil e Progressistas. Podemos e PSDB também estão na mira, para integrar o que se poderá chamar de polialiança. A costura está sendo feita por grandes nomes da política catarinense e visa a construção de uma possível chapa, conforme antecipei com exclusividade na coluna de ontem e que, foi reproduzida por alguns sites. A aliança teria o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), como o nome ao Governo do Estado, o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (UB), de vice, e o empresário Luciano Hang ao Senado, filiado ao Progressistas. Hang que iria para o PL, acabou convencido pelo grupo que atua na construção dessa aliança a mudar o caminho.

Isolamento de Jorginho

Ontem ficou muito claro durante a entrevista que o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), me concedeu com exclusividade, que o grupo que trabalha na construção da superaliança, deverá isolar o senador Jorginho Mello (PL). O próprio Rodrigues em conversa com o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), disse que Jorginho terá um palanque, enquanto que de outro lado, será montado um palanque suprapartidário. A estratégia fica cada vez mais clara.

João vai

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), ficou animado com a pesquisa publicada pelo SCemPauta, e com uma interna feita pelo seu partido. O fato é que somente um fato novo poderá tirar Rodrigues do cenário e, a data de seu anúncio, poderá ser no mesmo dia em que Luciano Hang anunciará a sua pré-candidatura, quando devem colocar as claras o projeto que está sendo desenhado.

Dário no MDB?

Não se surpreendam se o senador Dário Berger permanecer no MDB e, mais, se uma articulação de cima para baixo o colocar na condição de pré-candidato ao Governo do Estado pelo Manda Brasa. Hoje, Dário está a caminho do PSB, mas, conforme antecipei ontem com exclusividade, lideranças de São Paulo e Brasília discutem a construção de um projeto do MDB com Dário liderando. Eles se negam a perder um senador, além disso, Berger construiu boas amizades na cúpula nacional do partido, inclusive, com o ex-presidente da República, Michel Temer.

Foi assunto

Tive acesso a uma conversa de um grupo de WhatsApp do MDB, onde o ex-prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt, marido da deputada estadual, Dirce Heiderscheidt, fez várias postagens dando a entender que o senador, Dário Berger, permanecerá no MDB. “AMIGOS TENHAM CALMA Ainda HÁ UM FIO DE ESPERANÇA!!”, escreveu Ronério que recebeu a seguinte pergunta: “De Dário ser candidato pelo MDB? ”, e ele respondeu: “DÁRIO É 15!! Show é isso mesmo, o MDB DE SC QUER DÁRIO governador. Tem um CARA solito fazendo toda essa barbaridade!!”, respondeu Ronério.

No Solidariedade

Ontem o ex-deputado estadual, Gelson Merisio, bateu o martelo para se filiar ao Solidariedade. Merisio ainda não anunciou se disputará alguma vaga para Assembleia Legislativa ou Câmara Federal.

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta