Agora estamos nas redes sociais. Segue lá! |
Instagram: @scempauta |
Twitter: @scempauta |
https://www.facebook.com/scempauta |
Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.
Tem sido muito falado sobre o uso do avião contratado pela Secretaria de Estado da Saúde, pelo governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), para tratar de assuntos que não condizem com a sua atribuição de governador, porém, também é necessário observar os gastos de alguns parlamentares que vão a Brasília com dinheiro público, para tratar de interesses partidários.
Ontem a deputada estadual, Ana Paula da Silva, a Paulinha (sem partido), dessa vez preferiu pegar um avião de carreira e combinou com Moisés para conversarem em Brasília com o Podemos. Por sua vez, ignorando os questionamentos, Moisés mais uma vez viajou com uma aeronave do Estado para tratar de questões políticas na capital federal.
Paulinha que mais uma vez está em Brasília com Moisés, quer discutir diretamente com a direção nacional do Podemos a sua filiação e o alinhamento com o governador para a eleição. A parlamentar tenta tirar a conversa de Santa Catarina, para passar por cima da condicionante imposta pela direção estadual do Podemos, para que ela possa ingressar no partido.
As condicionantes é que ela precisa garantir legenda para que o Podemos conquiste entre cinco ou seis cadeiras na Alesc. Se não conseguir, o partido não a aceitará para evitar a perda de três a quatro pré-candidatos que não concordam com a filiação da deputada.
Hang no Progressistas?
Ontem dentro das bases do Progressistas, ganhou força a informação de que o empresário, Luciano Hang, ao invés de ir para o Partido Liberal, estaria para se filiar na sigla do senador Esperidião Amin. O dono da Havan mantém em absoluto segredo os passos que dará, mas o fato é que a possibilidade agradou a lideranças do Progressistas.
Articulações
Uma fonte me disse que poderá haver uma aproximação do Progressistas com o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), caso ele aceite disputar ao Governo do Estado. A costura passaria por Rodrigues a governador, Gean Loureiro (UB) de vice e Luciano Hang (Progressistas) ao Senado. Até mesmo as rusgas entre Loureiro e a família Amin, poderiam ser superadas em nome do projeto.
Dário, indeciso?
Isso não é nenhuma novidade, agora, corre nos bastidores que o senador Dário Berger, estaria dando uma última cartada para permanecer no MDB. Grupos emedebistas ligados a Brasília e São Paulo, simpáticos ao senador, entendem que Dário não pode sair do partido e, mais, que ele tem que ser o candidato ao Governo do Estado. Dário ficando, levaria partidos como o PCdoB, PSB entre outros da centro-esquerda a apoiar o MDB. Questionei o presidente estadual dos socialistas, Cláudio Vignatti. Ele me garantiu que não existe a mínima hipótese de desistência da parte do senador, o qual, segundo Vignatti, assinará a ficha do PSB.
Mocellin foi enganado?

Parece que o deputado estadual, coronel Onir Mocellin, está sendo enganado. Quando aceitou a indicação do governador, Carlos Moisés da Silva, para se filiar ao Republicanos, Mocellin colocou como condição, não estar no mesmo partido do secretário de Articulação Nacional, Lucas Esmeraldino. Mocellin não concorda com os privilégios dado por Moisés a Esmeraldino, tanto, que agora deve pensar sobre o seu futuro, assim como o vice-prefeito de Tubarão, Caio Tokarski, que também deseja se filiar e não aceita compartilhar do mesmo partido que Esmeraldino.