Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Tem sido muito falado sobre o uso do avião contratado pela Secretaria de Estado da Saúde, pelo governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), para tratar de assuntos que não condizem com a sua atribuição de governador, porém, também é necessário observar os gastos de alguns parlamentares que vão a Brasília com dinheiro público, para tratar de interesses partidários.

Ontem a deputada estadual, Ana Paula da Silva, a Paulinha (sem partido), dessa vez preferiu pegar um avião de carreira e combinou com Moisés para conversarem em Brasília com o Podemos. Por sua vez, ignorando os questionamentos, Moisés mais uma vez viajou com uma aeronave do Estado para tratar de questões políticas na capital federal.

Paulinha que mais uma vez está em Brasília com Moisés, quer discutir diretamente com a direção nacional do Podemos a sua filiação e o alinhamento com o governador para a eleição. A parlamentar tenta tirar a conversa de Santa Catarina, para passar por cima da condicionante imposta pela direção estadual do Podemos, para que ela possa ingressar no partido.

As condicionantes é que ela precisa garantir legenda para que o Podemos conquiste entre cinco ou seis cadeiras na Alesc. Se não conseguir, o partido não a aceitará para evitar a perda de três a quatro pré-candidatos que não concordam com a filiação da deputada.

Hang no Progressistas?

Ontem dentro das bases do Progressistas, ganhou força a informação de que o empresário, Luciano Hang, ao invés de ir para o Partido Liberal, estaria para se filiar na sigla do senador Esperidião Amin. O dono da Havan mantém em absoluto segredo os passos que dará, mas o fato é que a possibilidade agradou a lideranças do Progressistas.

Articulações

Uma fonte me disse que poderá haver uma aproximação do Progressistas com o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), caso ele aceite disputar ao Governo do Estado. A costura passaria por Rodrigues a governador, Gean Loureiro (UB) de vice e Luciano Hang (Progressistas) ao Senado. Até mesmo as rusgas entre Loureiro e a família Amin, poderiam ser superadas em nome do projeto.

Dário, indeciso?

Isso não é nenhuma novidade, agora, corre nos bastidores que o senador Dário Berger, estaria dando uma última cartada para permanecer no MDB. Grupos emedebistas ligados a Brasília e São Paulo, simpáticos ao senador, entendem que Dário não pode sair do partido e, mais, que ele tem que ser o candidato ao Governo do Estado. Dário ficando, levaria partidos como o PCdoB, PSB entre outros da centro-esquerda a apoiar o MDB. Questionei o presidente estadual dos socialistas, Cláudio Vignatti. Ele me garantiu que não existe a mínima hipótese de desistência da parte do senador, o qual, segundo Vignatti, assinará a ficha do PSB.

Mocellin foi enganado?

Parece que o deputado estadual, coronel Onir Mocellin, está sendo enganado. Quando aceitou a indicação do governador, Carlos Moisés da Silva, para se filiar ao Republicanos, Mocellin colocou como condição, não estar no mesmo partido do secretário de Articulação Nacional, Lucas Esmeraldino. Mocellin não concorda com os privilégios dado por Moisés a Esmeraldino, tanto, que agora deve pensar sobre o seu futuro, assim como o vice-prefeito de Tubarão, Caio Tokarski, que também deseja se filiar e não aceita compartilhar do mesmo partido que Esmeraldino.  

Filiação sem exposição

Lucas Esmeraldino está há tempos no Republicanos, Ele se filiou em meio a um dos processos de impeachment, acreditando que o governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos) seria cassado. A ideia era disputar a Casa D’Agronômica caso houvesse uma nova eleição. Ontem, ele postou algumas fotos em sua página no Instagram, no evento de filiação do vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, ao Republicanos. “Nosso partido que já conta com o governador Moisés, recebe mais um reforço de peso; o vice-presidente Hamilton Mourão”, escreveu.

Wan-Dall na disputa

O prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall (MDB), me disse ontem que mantém a ideia de disputar a deputado estadual, mas confirmou que ainda analisa se irá renunciar o atual mandato. Até a próxima semana o prefeito anunciará qual será o seu futuro. Mesmo vislumbrando a disputa, Wan-Dall se mostra reticente a uma renúncia, já que Gaspar tem apresentado bons números.

Motta no pleito

O grande Mário Motta deixou ontem a NSC TV para se colocar à disposição como pré-candidato a deputado estadual pelo PSD. Parece que ainda falta o anúncio oficial, mas, a sua saída da emissora já é um claro sinal de que ele aceitará o desafio.

Novos desembargadores

Acontece amanhã no Tribunal de Justiça a posse dos novos três desembargadores de Santa Catarina. A solenidade que será comandada pelo presidente do judiciário, João Henrique Blasi, terá início às 17h na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki. Serão empossados Marcos Fey Probst, Silvio Dagoberto Orsatto e Edir Josias Silveira Beck.

Números

A Secretaria de Estado da Fazenda apresentou os relatórios de execução orçamentária e de gestão fiscal do 3º quadrimestre de 2021, do Governo do Estado, na reunião da Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa. “Quando analisamos os resultados em médio prazo, de 2018 a 2021, podemos ver o quanto evoluímos. Os investimentos com recursos próprios subiram de R$ 455 milhões para R$ 2,19 bilhões, mesmo em dois anos difíceis com a pandemia de Covid-19. A boa gestão de gastos foi fundamental para os resultados que estamos apresentando”, disse o secretário Paulo Eli.

Posse na OAB nacional

Com a presença do advogado catarinense Rafael Horn na vice-presidência da OAB nacional, Santa Catarina tem agora uma liderança nacional na instituição. A solenidade de posse da nova gestão do Conselho Federal da OAB, aconteceu nesta semana. Do Estado, acompanhou a posse uma grande comitiva de advogados liderados pela presidente da Seccional catarinense, Cláudia Prudêncio. A solenidade contou com a presença do vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (Republicanos), o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional da Justiça, Luiz Fux, outros oito ministros do STF, o procurador-geral da República, Augusto Aras, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, além de representantes de todos os poderes e órgãos institucionais.

Petistas do Norte

O PT de Joinville, já trabalha alguns nomes para a disputa proporcional. São pré-candidatos e pré-candidatas à Assembleia Legislativa: Ana Lucia Martins, Francisco de Assis, Rodolfo de Ramos e Vanessa da Rosa. Para a Câmara Federal, apresentam-se como pré-candidatos Antonia Grigol, Irio Corrêa, Luciano Alves, Marlon de Souza e Zé Rodrigues.

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta