Na Coluna no último dia 1º de março, alertei para alguns problemas denunciados por alunos do último ano do curso de Medicina da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) quanto a realização dos estágios obrigatórios junto às Unidades de Saúde da Grande Florianópolis.

Com o título “Futuros médicos alertam: Faltam profissionais para supervisão de estágios da Unisul junto às Unidades Básicas de Saúde da Grande Florianópolis’, relatei a denúncia de que não há médicos para supervisionar estes estágios comprometendo o ensino da medicina e, por consequência, a formação dos futuros médicos e o atendimento às necessidades da população.

Alunos que estão na fase final do curso de Medicina fizeram protestos na Unisul no dia 25 de fevereiro. Portando faixas e cartazes tentaram sensibilizar dirigentes e coordenadores da Universidade.

Procurei a assessoria de imprensa da instituição e solicitei um posicionamento. A Unisul emitiu a seguinte nota:

“Em atenção ao questionamento do portal SC em Pauta, a UniSul inicialmente esclarece que os estágios obrigatórios do curso de Medicina estão ocorrendo de forma regular, conforme parceria firmada com o Município de Palhoça e demais campos onde o aluno está inserido.

Importante destacar ainda que o estágio em Unidade Básica de Saúde (UBS) é uma prática prevista na Diretriz Curricular Nacional (DCN) do curso de Medicina e elegeu como prioridade a atenção primária à saúde. Desta forma, o estudante inserido na UBS tem como premissa a atividade multidisciplinar, se inserindo como parte da equipe de estratégia de saúde da família, compreendendo, observando, colaborando e ampliando seus conhecimentos frente aos diversos profissionais de saúde.

A UniSul segue acompanhando e supervisionando, através da coordenação de curso, junto às Unidades Básicas de Saúde, para que todos os estudantes continuem sendo inseridos dentro deste contexto. Por fim, a instituição reafirma seu comprometimento com a qualidade acadêmica, uma marca da UniSul, e reforça o canal aberto ao diálogo com seus alunos e alunas.

Como a nota não esclarece questões tais como: Se os alunos possuem professor preceptor nas UBS, conforme determinam as diretrizes  curriculares do curso de graduação em Medicina (MEC); se esses profissionais possuem vínculo com a instituição de ensino e contratos com as prefeituras; se a supervisão a estes estágios é feita por profissionais médicos, entre outras, solicitei novo posicionamento. A Universidade, por meio de sua assessoria, manteve o posicionamento inicial.