Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Ontem o prefeito de Chapecó João Rodrigues (PSD) roubou a cena desejada pelo Governo do Estado, no anúncio da flexibilização do uso de máscara para crianças de 6 a 12 anos. Acontece que Rodrigues foi além, assinou um decreto em que torna facultativo o uso de máscara em todo o município.

Em um erro estratégico, Moisés faz um gesto para acenar para o eleitorado conservador, ignorando o apelo de profissionais da saúde que pediram para que ele segurasse a medida, por mais um tempo. O resultado, desgaste com quem é a favor do uso de máscara e, efeito zero junto aos conservadores bolsonaristas que seguirão o enxergando como um traidor do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Portanto, insistir nesse caminho só fará o governador perder tempo, pois, esse eleitor ele não irá conquistar.

Por sua vez, Rodrigues sabe que a sua decisão vai além dos limites estabelecidos pelo Estado, que mantém a determinação do uso de máscara em ambientes fechados e nos locais abertos, onde houver aglomeração, ou seja, não vai parar em pé por dois dias, assim que houver uma contestação. A questão é que o prefeito atinge o seu objetivo, uma vez que o vídeo gravado por Rodrigues rodou o estado, além de que foi mais uma sinalização para a militância da direita e extrema-direita.

Fontes próximas a Rodrigues, não negam a sinalização ao eleitorado bolsonarista que já tem simpatia pelo prefeito de Chapecó, além de que mostra um ensaio para uma possível volta ao jogo eleitoral, a depender do cenário nos próximos dias, ou semanas.

Essa movimentação casa com uma informação que corre nos bastidores, de que o ex-governador Raimundo Colombo (PSD) estaria pensando em declinar e, abrir espaço para que o seu partido se alinhe ao projeto que achar mais conveniente. A informação ainda não é oficial. Tentei falar com Colombo no início da semana, mas não obtive resposta. O fato, é que se isso ocorrer, Rodrigues poderá ser a alternativa para os pessedistas, já que conta com a simpatia das bancadas estadual e federal, tendo como entusiastas os deputados Milton Hobus e Ismael dos Santos.

Debate na Pan News

Hoje tem debate no programa O Jogo do Poder nas rádios Jovem Pan News de Florianópolis 103,3 FM e Jovem Pan News Criciúma, 101,5 FM. O início será às 16h. Você pode ouvir pelo rádio, ou assistir através da Panflix, ou do perfil Jovem Pan Floripa no Youtube. Maria Helena, Maga Stopassoli e eu, Marcelo Lula, debateremos os principais assuntos da política catarinense.

E Colombo?

O ex-governador Raimundo Colombo (PSD) vinha apresentando um entusiasmo com a sua pré-candidatura ao Governo do Estado. Se confirmar a retirada, fontes dizem que mesmo que ele vá para casa, deverá ser procurado por lideranças, principalmente do Progressistas, que buscam um candidato para chamar de seu para disputar a Casa D’Agronômica.

Gean fortalecido

Quem sairá fortalecido caso Raimundo Colombo (PSD) decline de sua pré-candidatura, é o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (UB). Claro que esse fortalecimento passa pelo sucesso de conseguir conquistar o PSD que, não tendo candidato, poderá apoiar o projeto de Loureiro. Quem pode atrapalhar os planos de Gean, é o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD).

Sem federação

Ontem através de uma rede social, o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, anunciou que o partido não participará de nenhuma federação nas eleições. Essa situação elimina a possibilidade de aproximação entre o projeto emedebista e do prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (UB), aqui no estado.

Corrigindo a informação

“Caro Marcelo, preciso fazer uma observação com relação a nota publicada hoje (ontem) em sua coluna. No encontro de lideranças do PSDB realizada ontem (quarta), em nenhum momento foi abordada a questão sobre coligações e, portanto, manifestada qualquer preferência por algum partido ou nomes de postulantes à cargos majoritários em SC pertencentes a outras siglas. Discutiu-se EXCLUSIVAMENTE questões relacionadas ao PSDB nacional e estadual. A informação publicada de que aliança com algum partido esteja sendo “vista com bons olhos” não tem ABSOLUTAMENTE nenhuma relação com o objetivo do encontro, tampouco com os assuntos tratados ou com QUALQUER observação ou comentário feito por qualquer um dos 15 participantes que integram a Comissão de Organização das chapas proporcionais e candidaturas majoritárias do Partido. Se desejares, o Prefeito Clésio Salvaro, coordenador da Comissão e o Presidente do Partido Rogério Pacheco, Prefeito de Concórdia, podem confirmar a informação. Abraços – Paulo Bauer

Para constar

Vale informar que a informação sobre uma simpatia pela aproximação do PSDB com o PSD, foi informada por uma importante liderança tucana, a qual não terá o nome divulgado por ter me pedido sigilo.

Frente de esquerda

O presidente do PT, Décio Lima, pré-candidato ao Governo do Estado, recebeu ontem as lideranças do PSOL e da Rede Sustentabilidade na sede de seu partido em Florianópolis. O presidente do diretório estadual do PSOL, Mário Dutra, reafirmou o apoio dos partidos que já estão atuando juntos como Federação, à pré-candidatura do Décio Lima a governador pela chamada Frente Democrática. Também oficializaram a pré-candidatura ao Senado, do vereador de Florianópolis, Afrânio Boppré. Foi unânime nas falas das lideranças do PSOL e da Rede, que o candidato ao governo da Frente tem que ter a “cara do Lula em Santa Catarina”, dando o recado que desejam que Décio lidere o projeto. Também participaram da reunião Leonel Camasão, presidente do PSOL de Florianópolis, Rebecca Neto da direção Nacional e pela Rede, João de Deus Medeiros.

Primeira renúncia

O prefeito de Porto Belo, Emerson Stein (MDB), reeleito com 83,24% dos votos na eleição passada, irá renunciar ao cargo no dia 25 deste mês. Stein é pré-candidato à Assembleia Legislativa.

MBL em SC

Em estruturação em Santa Catarina, o Movimento Brasil Livre promoverá um encontro amanhã em São José. Com as presenças de três lideranças nacionais, Kim Kataguiri, Arthur “Mamãe Falei” do Val e Renan Santos, o encontro terá painéis, debates e café da tarde. Segundo Kataguiri, que além de Deputado Federal é um dos porta-vozes nacionais do Movimento, esta será a arrancada não apenas de uma nova fase para o MBL de Santa Catarina, mas em todo o Brasil. “Escolhemos Santa Catarina como estado piloto na tentativa de replicar o modelo que tanto sucesso tem feito em São Paulo”, explica. Alinhado com a pré-candidatura do ex-Juiz Sérgio Moro e com suas principais lideranças filiadas ao Podemos, a expectativa é de que o MBL-SC também apresente candidatos nas eleições deste ano.

Pré-candidato

O policial rodoviário federal, Fernando Beilfuss, que na eleição passada fez um pouco mais de 14 mil votos para deputado estadual pelo PSL, anunciou que tentará uma vaga na Câmara dos Deputados. Ele se filiou ao Pros. Beilfuss que vive em Chapecó, criou o grupo “Chega de Esmolas”, que num primeiro momento trabalhou a questão das pautas do Oeste, mas que já estendeu para outras regiões.

Ontem no O Jogo do Poder

Ontem eu entrevistei, Henry Quaresma, que falou sobre os efeitos no comércio exterior provocados pela guerra. Depois foi a vez do presidente estadual do Progressistas, deputado Silvio Dreveck. O Jogo do Poder nas rádios Jovem Pan News de Florianópolis 103,3 FM e Criciúma 101,5 FM, inicia às 16h. Além do rádio, você pode assistir pela Panflix, ou pelo perfil Jovem Pan Floripa no Youtube. Se não assistiu, confira:

https://www.youtube.com/watch?v=fWHfOYOevMY

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta