Uma fonte ligada ao governo me informou que o governador, Carlos Moisés da Silva (sem partido), anunciará nos próximos dias a sua filiação ao Republicanos. Ontem à tarde em reunião com o senador, Jorginho Mello (PL), o presidente estadual do Republicanos, deputado Sérgio Motta, informou que o seu partido estará com Moisés.

O motivo que levou Motta a rechaçar o PL, é a lista de pré-candidatos à proporcional oferecida pelo governador ao Republicanos. Entre os nomes, a deputada estadual, Ana Paula da Silva, a Paulinha; e os secretários de Estado, Luciano Buligon, André Motta Ribeiro, Tiago Vieira, coronel Jorge Tasca, entre outros nomes que não vazaram.

O sinal mais claro de que Moisés também irá, partiu de assessores do governador que ao final da tarde começaram a ligar para os secretários e outras lideranças, informando que estava acertada a filiação do governador. De acordo com uma fonte, prefeitos também estão na lista de filiação.

Podemos e MDB

Ontem após o encontro entre lideranças do MDB e do Podemos no gabinete do prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, alguns emedebistas começaram a espalhar a informação de que estaria sendo fechado um acordo de apoio do Podemos ao MDB. Participaram da conversa o presidente estadual do MDB, Celso Maldaner, o pré-candidato a governador pelo seu partido, Antídio Lunelli, e o presidente local dos emedebistas, Daniel Hostin. Questionadas, lideranças do Podemos negaram veementemente qualquer encaminhamento sobre acordo. “Nem falaram sobre isso”, afirmou.

Fabrício na foto

O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício de Oliveira, me disse que a sua pré-candidatura ao Governo do Estado está mantida e que, não há qualquer acordo de apoio ao MDB. Oliveira explicou que em momento algum se discutiu a possibilidade de uma aliança e que, foi a Blumenau pelo fato de que já tinha uma agenda com o prefeito, Mário Hildebrandt (Podemos), ou seja, não foi para participar do encontro com os emedebistas. Antes de chegar à Prefeitura, Oliveira chegou a dar um tempo em uma padaria, mas quando entrou no gabinete, as lideranças do MDB ainda estavam no local e pediram para tirar uma foto. Fabrício reafirmou que a sua pré-candidatura está mantida, o que foi confirmado por Hildebrandt.

Colombo na disputa

O ex-governador Raimundo Colombo (PSD) enviou nota em resposta a nota que escrevi ontem, onde destaquei os rumores dos bastidores sobre uma possível desistência de sua pré-candidatura ao Governo do Estado. Colombo afirma que mantém o seu projeto de olho na majoritária: “Caro Marcelo Lula! Continuo firme na convicção de que me colocar à disposição dos catarinenses é meu dever e ajudar a construir um caminho seguro e com qualidade para o futuro de Santa Catarina é uma missão. Obrigado e abraços” – Raimundo Colombo