Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Deputados da bancada estadual do MDB prometem levar na próxima segunda-feira, para a reunião marcada pelo presidente do partido, deputado Celso Maldaner, um posicionamento mais forte em relação as prévias e a crise a qual se abateu entre os emedebistas.

Se os parlamentares não recuarem, a reunião promete ser quente. Um fato é que os deputados desconsideram a escolha do prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, como o pré-candidato a governador. Para a bancada, não existe prévia com apenas um candidato e, por isso, a decisão ficará para a convenção.

Mesmo que não liguem para o resultado das prévias, os deputados seguirão com a ideia de dar a Antidio um tempo para que possa tentar se viabilizar. As possibilidades são vistas como remotas, mas há o entendimento de que vale a pena aguardar e observar o cenário.

Ontem o deputado estadual, Mauro De Nadal, durante a entrevista que me concedeu no programa O Jogo do Poder, nas rádios Jovem Pan News de Florianópolis e Criciúma, disse que há três nomes para a majoritária, no caso, Antídio, o senador Dário Berger, e o governador Carlos Moisés da Silva, que nem se filiou. Para o parlamentar, a decisão que Moisés tomar será definitiva.

De Nadal disse ainda que, se Moisés se filiar, será o candidato natural dos emedebistas. “Depende mais do Moisés decidir, pois já foi convidado”, afirmou.

Outro ponto que tem sido abordado pela bancada é a possibilidade de federação entre o MDB e a União Brasil, situação que mexeria com o cenário catarinense, principalmente com o MDB que poderá ter o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, mais uma vez num mesmo projeto.

Confira como foi a entrevista:

https://youtu.be/-7wD2Ko3wUA?t=405

Encontro tucano

O PSDB se reuniu ontem na residência do ex-senador, Paulo Bauer, na Praia Brava em Florianópolis. Discutiram os movimentos políticos e mostraram que estão abertos a conversar. De fato, mesmo, é que o secretário de Turismo de São Paulo, Vinícius Lummertz, e o ex-governador, Leonel Pavan, despontam como os nomes do partido à majoritária. Uma possibilidade de aliança que tem sido vista com bons olhos, é com o PSD.  

Republicanos com Moisés

Ontem o deputado estadual, Sérgio Motta, que preside o Republicanos em Santa Catarina, esteve na Casa D’Agronômica para conversar com o governador Carlos Moisés da Silva (sem partido). Motta disse a assessores que agora vai em busca de definições, pois não pode mais perder tempo. A maior preocupação do parlamentar é com a falta de nomes com musculatura para a chapa proporcional. Segundo uma fonte, Motta foi direto ao assunto com Moisés que prometeu apresentar nos próximos dias, uma lista com alguns nomes. É possível que secretários de Estado se filiem ao partido, sobretudo os que desejam disputar a eleição. O fato é que Moisés pode ter o apoio dos Republicanos, mas somente se der a contrapartida que é a ajuda no fortalecimento da nominata do partido.

Hoje com Jorginho

Após receber a informação de que o deputado estadual, Sérgio Motta (Republicanos), esteve com o governador, Carlos Moisés da Silva (sem partido), o senador Jorginho Mello que é pré-candidato ao Governo do Estado, chamou Motta para um novo encontro. Até o momento, oficialmente, a única oferta de fato feita por Jorginho foi a da filiação da deputada federal, Carmen Zanotto (Cidadania) ao Republicanos. Acontece que Sérgio Motta quer mais e, vai externar isso para o senador durante a conversa que acontecerá hoje.  

Hang no PL?

Conforme informei em primeira mão, o empresário Luciano Hang será pressionado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, a se filiar ao Partido Liberal. Isso quer dizer que reduziu consideravelmente uma possível filiação do dono da Havan ao Republicanos. A situação provocou uma forte reação do presidente nacional do Republicanos, deputado Marcos Pereira, que chegou a acusar Bolsonaro de estar mais atrapalhando do que ajudando ao seu partido. A irritação foi tamanha, que Pereira pensa em tomar uma atitude neutra durante a eleição.

Gastão se manifesta

O advogado Cláudio Gastão da Rosa Filho enviou nota sobre a polêmica da emenda parlamentar destinada pela deputada estadual, Ana Caroline Campagnolo (PSL), à Federação de Hipismo, entidade a qual Gastão que é advogado da parlamentar é dirigente. Segue: “É lamentável a narrativa mentirosa desse site (Metrópoles) que além de atacar minha honra, agride covardemente uma das mais destacadas deputadas de nosso Estado o que será objeto de ações criminais e cíveis. A má fé é tamanha que misturam casos em que atuei como advogado criminalista para em seguida, de forma paradoxal, me tachar como empresário cuja empresa foi destinatária da emenda. Não sou e nunca fui empresário, e muito menos a federação é uma empresa. A deputada destinou uma emenda para o esporte de Santa Catarina, recurso que é auditado e tem uma rigorosa prestação de conta e que foi amplamente divulgado por ela e pela Federação Catarinense de Hipismo em todas as redes sociais. Na época do aporte financeiro, eu estava licenciado da presidência da Federação porque estava concorrendo ao cargo de presidente da CBH (Confederação Brasileiro de Hipismo) ” – Claudio Gastão da Rosa Filho

CPI da Casan

O vereador de São José, Cryslan Moraes (Novo), está articulando com os demais vereadores a abertura da CPI da Casan. Ele destaca como justificativa, a poluição do Rio Araújo na divisa com Florianópolis, o despejo ilegal de esgoto, a dívida da Casan com o município entre outros. Cryslan precisa de 10 assinaturas de um total de 19 vereadores.

Plano 1000

O secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, acompanhado do chefe da Casa Civil, Eron Giordani, e do adjunto, Juliano Chiodelli, coordenou mais uma reunião com representantes de 11 cidades para debater e analisar os projetos que serão contemplados pelo Plano 1000. Nesta rodada, participaram Araranguá, São José, Timbó, Imbituba, Canoinhas, Itapoá, Gaspar, Orleans, Içara, Urussanga e São Joaquim. Juntos, esses municípios receberão R$ 687 milhões do programa.

Sociopata é preso

O homem com característica de sociopata que arrastou com o seu carro um cão até a morte em Indaial, teve a sua prisão em flagrante convertida para preventiva. Parabéns ao judiciário, pois esse tipo de decisão não apenas pune um indivíduo que não tem caráter para viver em sociedade, mas também mostra o que pode acontecer com outros covardes que causam maus tratos aos animais.

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta