Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

O senador Dário Berger divulgou no início da madrugada de domingo (20), um vídeo em que fala da sua decisão de retirar o nome das prévias, para a escolha do candidato do MDB ao Governo do Estado. Ele fez um aceno às lideranças do partido, criticou o que chamou de direção desastrosa dos últimos dois anos, a qual, segundo Dário, levou o MDB à divisão e ao isolamento.

Berger também aproveitou para reafirmar que ainda busca ser candidato a governador, porém, deixou mais dúvidas do que certeza em relação ao seu futuro partidário. Fontes afirmam que foi um primeiro gesto de despedida ao MDB, pois o senador deseja sair pela porta da frente e levar o maior número de lideranças que conseguir com ele, mesmo que sigam filiadas ao partido, afinal, o que Dário quer é o apoio. Já a assessoria afirmou categoricamente que ele deseja ficar no MDB e disputar a indicação.

Para alguns emedebistas que conversei ontem, Dário perdeu o tempo e qualquer condição de reverter a situação atual a seu favor. O futuro deverá ser mesmo no PSB, partido que já começa a perder a paciência com a demora imposta pelo senador. “O Dário perdeu a chance de liderar o processo no MDB há mais de um ano, quando poderia ter imposto a sua candidatura. Se recolheu e perdeu o partido”, afirmou uma liderança emedebista.

Ainda ontem recebi a informação de que o senador poderia levar a crise em que vive o MDB catarinense, para a direção nacional. Pelo que me foi relatado, a ideia seria contestar a forma como as regras das prévias foram estabelecidas, além de relatar o desgaste em relação ao prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli. A informação não foi confirmada oficialmente.

Liguei para uma liderança de outro estado que compõe a direção nacional do MDB. Em rápida troca de mensagens, me foi feito o seguinte relato: “Estamos acompanhando a evolução aí mas parece que a candidatura do Antidio foi homologada. O MDB SC é muito forte e a tendência é a nacional não interferir, até porque não há nenhuma provocação nesse sentido (sic) ”, escreveu a fonte, pedindo para não ter o nome divulgado.

Um dos nomes mais fortes do partido jogou a responsabilidade para a bancada. Relatou que os deputados estaduais ameaçam fazer alguns movimentos, mas que nada fazem. Para a liderança, se nas próximas duas semanas os deputados não fizerem um movimento mais contundente, a tendência será a viabilização de Antídio como o pré-candidato do MDB ao Governo do Estado. “Se ninguém se mexer, é isso que irá acontecer. O Antídio que está viajando por todo o estado com o seu lindo helicóptero, será o candidato do partido. De um partido dividido”, previu, temendo pelo isolamento do MDB.

Debate na Pan News

Hoje tem debate no programa O Jogo do Poder nas rádios Jovem Pan News de Florianópolis 103,3 FM e Jovem Pan News Criciúma, 101,5 FM. O início será às 16h. Você pode ouvir pelo rádio, ou assistir através da Panflix, ou do perfil Jovem Pan Floripa no Youtube. Maria Helena, Maga Stopassoli e eu, Marcelo Lula, debateremos os principais assuntos da política catarinense.

Culpa de Moisés

Uma das lideranças emedebistas culpou o governador Carlos Moisés da Silva (sem partido) pelo atual cenário no MDB. Para a fonte, se o governador tivesse se filiado ao partido até o final do ano passado, teria tornado a sua candidatura pelo MDB como irreversível. Mesmo criticando, o emedebista diz entender a situação de Moisés, já que há integrantes do que chamou de “time do governador” que não o querem no MDB. “Não gostam do MDB. Os militares, eu acho que não gostam, é engraçado, pois esse sentimento existe”, afirmou.

Dário ofereceu a esquerda

Uma fonte que esteve no almoço da bancada do MDB na Assembleia Legislativa na semana passada, quando ficou definido o declínio das pré-candidaturas às prévias do senador Dário Berger, e do deputado estadual, Valdir Cobalchini, me relatou uma oferta apresentada por Berger para ser o candidato do MDB, tirando o partido do isolamento. Segundo a liderança, Dário disse que teria entre seis e sete partidos de esquerda, entre os quais, o PT, PDT, PSB entre outros, que apoiariam o seu projeto no MDB de liderar a centro esquerda. “A proposta não sensibilizou quem estava no almoço”, relatou a fonte.

Nomes do PSB

Marcilei (centro) é um dos nomes do PSB à majoritária estadual

Na presença dos correligionários do PSB de Chapecó e diversas lideranças estaduais, foi referendada no sábado (19) a pré-candidatura da vereadora, Marcilei Vignatti, para a majoritária estadual. Além disso, o presidente estadual do PSB, Claudio Vignatti, é o pré-candidato a deputado Federal e, a professora e advogada Caren Machado, pré-candidata a deputada Estadual. O congresso também elegeu o novo diretório municipal, que terá como presidente Karine de Campos, e delegados para o congresso estadual do dia 12 de março. O PSB local também referendou os setoriais de mulheres e do Movimento Popular Socialista. Além de Marcilei, o partido também trabalha com o nome do ex-deputado federal, Jorge Boeira, à majoritária. É um sinal de que os socialistas esperam pelo senador, Dário Berger, mas essa espera não será para sempre.

Vídeo do Antídio

No sábado (19) o pré-candidato do MDB ao Governo do Estado, Antídio Lunelli, compartilhou um vídeo para marcar o dia em que seria realizada a prévia do partido. Ele agradeceu o gesto do deputado estadual, Valdir Cobalchini, e do senador Dário Berger, que declinaram de suas pré-candidaturas pela união. Também falou que deseja transformar Santa Catarina na “Suíça Brasileira”, e ao agradecer a “imprensa que leva e fala a verdade”, criticou o que chamou de imprensa tendenciosa. Antídio precisa entender que qualquer liderança política pode ser criticada, ou até apontada por algum fato. Se alguém mentiu, inventou e divulgou qualquer informação falsa contra ele, que processe o profissional. Por fim, disse que não deseja dividir o MDB.

Republicanos

Lideranças do partido no estado se reuniram no sábado (19) na Assembleia Legislativa. O objetivo foi o de apresentar o projeto do Republicanos, além de repassar informações aos futuros candidatos sobre a legislação e contabilidade. O partido presidido pelo deputado estadual, Sérgio Motta, ainda busca lideranças para compor a sua nominata à Alesc e ao Congresso Nacional.

O preferido de Hang

O presidente estadual do Republicanos, deputado Sérgio Motta, relatou aos presentes no encontro do partido, que o empresário Luciano Hang dará uma resposta até o fim do carnaval sobre a possibilidade de se filiar ao partido, para disputar ao Senado. De acordo com Motta, o dono da Havan deixou claro que o Republicanos é a opção número 1, pois se identificou com a ideologia do partido. Vale destacar que Hang tem acenado na direção do eleitorado evangélico. Motta também informou que além do deputado estadual, Coronel Mocellin, que se filiou na semana passada, mais um deputado estadual mostrou interesse em assinar ficha no Republicanos.

Estranho no ninho

Quem apareceu na Assembleia Legislativa no evento do Republicanos, foi o tal de Zé Trovão. Mesmo de tornozeleira, ele compareceu ao local e depois saiu à francesa, de certo para não ser visto. Trovão quer saber quem se filiará ao partido para também assinar ficha. A dúvida é se Trovão poderia ter ido a Florianópolis e, se o Superior Tribunal Eleitoral liberará o agitador para ser candidato. Vale lembrar que Trovão tentou se filiar ao PL, porém, foi barrado pelo empresário, Ari Rabaiolli.

Podemos agitado

Lideranças do Podemos se reúnem nesta semana. O principal assunto da pauta, a carta da União Brasil e a decisão se o partido aprovará o alinhamento. Os próximos dias prometem ser agitados.

Roteiro pelo Sul

Os deputados Ricardo Guidi e Júlio Garcia, ambos do PSD, realizaram um roteiro na região da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC). Ao todo, 13 municípios foram visitados para oficializar recursos e reafirmar o compromisso dos parlamentares, com as administrações municipais e a população. “Essa agenda serviu para prestar contas e mostrar nossa atenção com o Extremo Sul, onde mesmo com todas as dificuldades da pandemia, conseguimos atender muitas demandas”, disse Garcia. Ele ainda agradeceu a acolhida e antecipou que nas próximas semanas ele e Guidi visitarão também a AMREC e a AMUREL.

Só B.O

Estreia amanhã, o canal Só B.O no Youtube. Idealizado por uma das principais advogadas da área militar em Santa Catarina, Mariana Lixa, o podcast, que também estará disponível em formato de vídeo, chega para cobrir uma lacuna que há muito existe no estado: as histórias reais das ocorrências policiais contadas por quem de fato está nas ruas para defender o cidadão: os policiais militares. Lixa é especialista em direito militar e atua há mais de 10 anos em processos disciplinares e militares. O primeiro episódio recebe o Soldado Ramos, lotado em Itapema, e que é notório na luta contra a criminalidade em toda a região da Foz do rio Itajaí. O canal também marca a primeira incursão da Orange Digital, produtora de conteúdo, na retaguarda de podcasts e produtos online.

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta