Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Hoje a bancada estadual do MDB se reunirá com o presidente estadual do partido, o deputado federal Celso Maldaner, e com o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, no gabinete da presidência da Assembleia Legislativa. A intenção era a de reunir os três pré-candidatos a governador, porém, Dário Berger informou que devido a compromissos no Senado, não poderá participar, mas ficou de enviar uma mensagem que será lida durante o encontro.

Os deputados estaduais estão preocupados com o clima dentro do partido e, vão propor um pacto de união para tentar acalmar os ânimos. Um parlamentar me disse que a divisão somente interessa aos adversários do MDB e que, sempre que se uniu, o partido mostrou a sua força. “Chegou o momento de parar com essa tensão. Chega, está na hora de apaziguar os ânimos”, afirmou.

Outro parlamentar seguiu no mesmo tom, ao dizer que é tempo de consertar os equívocos, para evitar a desunião a qual considerou como a receita da derrota. Segundo a liderança, as decisões precisam ser compartilhadas e com respeito a todos, inclusive para com a bancada estadual, a qual afirmou ser uma instância que representa uma grande parcela da população.

O fato é que a bancada deixará claro que não será possível seguir com as prévias, seguindo a resolução assinada por Maldaner na semana passada. O que ninguém soube dizer, é o que será feito se o líder emedebista mantiver a realização das prévias, mas, por outro lado, parlamentares afirmaram que a bancada precisa ser ouvida e que não abrirá mão disso. “Nós somos uma instância de grande importância dentro do partido. Somos em nove, ou melhor, em 10 se considerarmos o Vampiro (Luiz Fernando) que está na Secretaria de Educação. É claro que a nossa voz deve ter o devido peso nas decisões”, afirmou.

Algumas fontes adiantaram que os deputados devem expor a preferência pelo nome do governador, Carlos Moisés da Silva (sem partido), para ser o candidato do MDB. Há quem diga que a motivação da bancada seria um compromisso firmado pelo governador, de que se filiará ao partido em março. Entre os argumentos que serão usados na reunião, a gestão que tem sido feita e a boa relação com a bancada.

Além disso, deputados entendem que Antídio não decolará, enquanto que a candidatura de Maldaner não é para valer, dado o apoio que já declarou ao prefeito de Jaraguá. Já quanto a Dário, hoje ele é visto como alguém que está de saída do MDB para um projeto de esquerda.

Blasi e Lummertz no ar

Hojeo presidente do Tribunal de Justiça do Estado, João Henrique Blasi, e o secretário de Turismo de São Paulo, o catarinense Vinícius Lummertz (PSDB), serão os meus entrevistados no O Jogo do Poder. Acompanhe através das rádios Jovem Pan News de Florianópolis 103,3 FM, e Jovem Pan News de Criciúma 101,5 FM. O programa terá início às 16h. Você também pode assistir através da Panflix, ou do perfil Jovem Pan Floripa no Youtube.

Mensagem

Moisés usou a porta da frente onde foi recebido pelo presidente Moacir Sopelsa

Ontem o governador Carlos Moisés da Silva (sem partido) em sua mensagem anual na Assembleia Legislativa, focou em avaliar os resultados de sua gestão. Saúde, Educação, Infraestrutura e o Plano 1000, foram alguns dos temas abordados. O governador preferiu mais uma vez fazer uma fala breve, mas deixou um recado que pode ser interpretado como eleitoral. Ao agradecer aos deputados, Moisés se dirigiu especialmente ao ex-presidente da Alesc, Mauro De Nadal (MDB). “Que os laços estreitados em 2021 possam seguir produzindo bons frutos em 2022”, afirmou Moisés, ao também parabenizar o deputado Moacir Sopelsa (MDB) pela eleição à Presidência da Casa.

Crítica

Durante o seu discurso, o governador Carlos Moisés da Silva (sem partido) falou em tom de crítica ao Governo Federal, ao mencionar o repasse de R$ 465 milhões feito pelo Estado para rodovias federais.  “Enquanto o discurso do ‘Mais Brasil, Menos Brasília’ não se torna realidade, é preciso agir em defesa da nossa população. Embora as rodovias sejam federais, são aqueles que vivem em Santa Catarina que por elas transitam. É preciso garantir-lhes o direito de ir e vir com segurança”, afirmou.

Crise no PL

Ontem o deputado estadual, Maurício Eskudlark (PL), me concedeu entrevista no programa O Jogo do Poder nas rádios Jovem Pan News de Florianópolis e Criciúma. Falamos sobre o pedido de integrantes da bancada liberal, para que ele seja expulso do partido. Na coluna de ontem eu trouxe a informação de que o presidente estadual do PL, senador Jorginho Mello, me disse que é bem provável que haja a expulsão. Eskudlark entende que não há um motivo justo para a sua saída, mas deixou claro que se for expulso, levará um grande número de filiados com ele. Assista:

https://youtu.be/gKaKTnkwdMg?t=2695

Também não gostou

Fenômeno nas redes sociais o comunicador Sérgio Guimarães que foca o seu trabalho nas informações sociais e policiais, é pré-candidato a deputado estadual pelo PL. Acontece que Guimarães está incomodado, já que um locutor de rádio deve se filiar ao seu partido, para também disputar. Serginho como também é conhecido, tem se manifestado pedindo respeito ao tempo que tem de partido.

Enquanto isso

O senador Jorginho Mello (PL) está em Brasília. Ele articula a derrubada do veto do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), ao programa de Refiz proposto por ele.

Atenção!

Dória sobre SC

Ontem o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), pré-candidato a presidente da República, me concedeu entrevista exclusiva no programa O Jogo do Poder. Falamos sobre o país e o projeto eleitoral. Quanto a Santa Catarina, Dória disse que não irá impor ao PSDB aqui do estado o que pensa para a eleição. Mencionou ainda alguns nomes, como Geovânia de Sá e Vinícius Lummertz. Confira a entrevista:

https://youtu.be/gKaKTnkwdMg?t=634

Falecimento

Ontem faleceu em Balneário Camboriú, o pai do prefeito Fabrício Oliveira (Podemos). Já há algum tempo, José Clotanildes de Oliveira, de 82 anos, enfrentava problemas de saúde. Faleceu de insuficiência renal e cardíaca. Os sentimentos ao prefeito e à sua família.

Colunista em destaque

Na tarde de ontem, o colunista do SCemPauta, Thiago de Miranda Coutinho, entregou exemplares da 11ª Edição da Revista da PGE-SC, a qual é coautor. As entregas foram feitas ao governador Carlos Moisés da Silva (sem partido) e, também, ao presidente da Alesc e ao vice, deputados Moacir Sopelsa (MDB) e Maurício Eskudlark (PL). Coutinho que é jornalista e pós-graduado em Inteligência Criminal, atualmente é Agente de Polícia Civil em Santa Catarina, além de ser graduando em Direito pela Univali. Ele é autor de diversos artigos publicados em canais jurídicos reconhecidos nacionalmente e coautor de 3 livros sobre Direito.

Primeira mulher

Com mais de 128 anos de história, a Junta Comercial de Santa Catarina será presidida pela primeira vez por uma mulher. A contadora Renata Silva, que é vice-presidente, passa a exercer a função cumulativa/interina de presidente. Pós-graduada em Auditoria e Perícia Contábil e Direito Tributário, ela também integra o Colégio de Vogais da Jucesc, autarquia estadual, responsável pelo registro, fé pública e publicidade dos documentos arquivados pelos empresários, sociedades empresariais e sociedades cooperativas no Estado.

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta