Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Jorginho deve optar pela expulsão

O clima dentro do Partido Liberal de Santa Catarina não é bom e, precisa da mão firme do senador, Jorginho Mello, pré-candidato ao Governo do Estado, para que o seu projeto eleitoral não nasça em meio a disputas.

Seguem as manifestações de insatisfação com possíveis filiações conflitantes, o que é o caso da presidente do PL de Criciúma, Júlia Zanatta, que em mais um recado claro ao partido, pede que o seu espaço seja respeitado, o que representa uma não filiação do deputado federal, Daniel Freitas, que estaria muito próximo de se acertar com Jorginho. Também tem ruído no Oeste, já que a vice-governadora, Daniela Reinehr, e a deputada federal, Caroline de Toni, partem da mesma região para disputar uma vaga na Câmara Federal, o que pode provocar um enfraquecimento de ambas.

Agora, uma situação que tem incomodado há anos o líder dos liberais no estado, parece ter chegado a um ponto em que ele terá que tomar uma decisão. Não é de hoje que o deputado estadual, Maurício Eskudlark, tem adotado uma posição mais independente nas votações na Assembleia Legislativa. Tem sido visto por algumas lideranças como alguém que anda distante do projeto de Jorginho e, agora, deputados o que acusam de não ter respeitado um acordo, para que Marcius Machado fosse o vice-presidente da Alesc. “O deputado Maurício não está no projeto, aliás, ele nunca esteve. Sempre trabalhou por conta própria”, afirmou uma fonte.

Integrantes da bancada estadual apresentaram um pedido de expulsão de Eskudlark. Questionada se o pleito dos parlamentares tem o aval de Jorginho, a resposta de uma fonte, foi que no PL, nada acontece se não vier de cima. Quando soube da possibilidade de ser expulso, Eskudlark procurou o senador com quem conversou no dia de ontem. Em rápida conversa, o deputado explicou que está no projeto de Jorginho e que, na eleição, vai para a luta para ajudar o projeto dos liberais.

Eskudlark me disse por telefone que é preciso saber separar os interesses da sociedade e a política. Falou ainda que é fiel a Jorginho, mas que também precisa dialogar com o governo de Carlos Moisés da Silva (sem partido) para ajudar aos municípios. “Eu estava (ontem) com os prefeitos de Rio Negrinho, Itapoá e Barra Velha que assinaram o Plano 1000 com o governador. Eu sou um deputado, tenho o dever de apoiar os nossos prefeitos”, afirmou.

O fato é que Jorginho não está nada contente com a situação. Me disse ontem à noite que não ficou nada resolvido na conversa que teve com Eskudlark, e que avalia o pedido de expulsão. Questionado se o deputado poderá ser expulso do partido, o senador foi taxativo: “É bem provável que sim”, afirmou.

Único Bolsonarista

O senador Jorginho Mello (PL), tem tudo para ser o único pré-candidato bolsonarista em Santa Catarina. Se isso realmente se confirmar, ele ganha o apoio do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), ainda no primeiro turno, o que poderá motivar a militância bolsonarista a favor do senador.

Mesa diretora

O fato é que a maioria dos deputados estaduais, não votariam em Marcius Machado (PL) para o cargo de vice-presidente da Assembleia Legislativa. Se Maurício Eskudlark (PL), não tivesse se inscrito, o PL teria perdido a vaga para outro partido.

Dória e Eskudlark no ar

O pré-candidato à Presidência da República, João Dória (PSDB), governador de São Paulo, e o deputado estadual, Maurício Eskudlark (PL), serão os meus entrevistados de hoje no programa O Jogo do Poder, nas rádios Jovem Pan News de Florianópolis 103,3 FM, e Jovem Pan News de Criciúma 101,5 FM. O programa terá início às 16h. Você também pode assistir através da Panflix, ou do perfil Jovem Pan Floripa no Youtube.

Almoço quente

Não falo dos pratos que serão servidos hoje no almoço, que será realizado pela bancada do MDB na Assembleia Legislativa. O calor estará na pauta do tradicional encontro das terças, quando os parlamentares discutirão as movimentações que devem fazer em relação as prévias. Uma das ideias é pedir que as prévias sejam canceladas, pois, o sentimento na bancada é de que uma escolha neste momento poderá gerar mais problemas dentro do partido. Ontem de forma online, os deputados deram início às conversas.

Regras

Os deputados estaduais querem a anulação da resolução assinada monocraticamente pelo presidente do MDB em Santa Catarina, Celso Maldaner. Há uma reclamação de que ninguém foi ouvido. “Entre alguns absurdos, a regra praticamente tranca as portas para quem deseja se filiar ao partido”, afirmou um parlamentar.

Federação

Uma federação entre o MDB e o PSDB após algumas conversas, poderá não sair do papel. O assunto segue firme, porém, reações contrárias em alguns estados, devem impedir o casamento. Agora surge uma nova possibilidade em Brasília, que seria uma federação entre emedebistas, União Brasil e Cidadania. Uma fonte me disse que não é impossível, porém, considera difícil. “Estão dizendo aqui que isso é coisa do Bivar (Luciano) para pressionar o Moro (Sérgio) ”, relatou. E de fato tem sentido, pois, as informações levadas por mensageiros de Bivar a outros partidos, é de que a ideia seria a de viabilizar uma terceira via isolando o ex-ministro, Sérgio Moro (Podemos).

Reações em SC

Em Santa Catarina uma federação entre MDB, União Brasil e Cidadania, poderia não ser bem-vinda aos emedebistas. Acontece que o MDB teria que carregar nas costas, dois partidos com pouca musculatura, no caso, a UB e o Cidadania, muito embora, o fundo eleitoral da União é quase bilionário, o que poderia compensar a falta de militância. Acontece que lideranças emedebistas não querem saber de apoiar o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, devido a forma que ele deixou o MDB.  

Atenção!

Boeira fora do PSB

A colega de Jogo do Poder na Jovem Pan News de Florianópolis e Criciúma, Maga Stopassoli, informou durante o programa de ontem que, o ex-deputado federal, Jorge Boeira, se desfiliará do PSB. Boeira deseja disputar o Governo do Estado, mas esbarra na sua falta de musculatura para uma disputa majoritária.

PSB na região do Vale

O PSB iniciou uma semana de intensa agenda de congressos municipais e reuniões pelo interior do Estado. O presidente estadual, Claudio Vignatti, ressaltou que o PSB é um partido agregador, com grandes lideranças que estão se filiando. “Em SC estamos construindo políticas para o povo, que está sofrendo, passando fome, com a renda cada vez menor. No Brasil, vamos fazer o enfrentamento para derrotar Bolsonaro, de forma inteligente e com propostas para transformar o país, para que ele volte a crescer, com desenvolvimento, renda e oportunidade de vida nova aos brasileiros”, afirmou Vignatti. A agenda segue até o final de semana com congressos e reuniões em Rio do Cedro, Mafra, Rio Negrinho, Blumenau, Tijucas e Joinville.

Força no Sul

O cabo eleitoral número um do pré-candidato a deputado estadual, Pepê Collaço (Progressistas), o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, reuniu na casa do vereador de Criciúma, Miri Dagostim, um grupo de vereadores e lideranças para alinhar os trabalhos rumo à eleição de outubro. A ação demonstra o comprometimento em favor de Collaço, que está trabalhando em prol da consolidação de seu nome no Sul do estado. Ponticelli destacou o reconhecimento e apoio de Miri pelo projeto. “Esse timaço reunido já reflete o potencial de eleição do Pepê Collaço, que representa a renovação”, destacou o prefeito. Também esteve presente na reunião, o pré-candidato a deputado federal e ex-deputado estadual Valmir Comin.

Revista da PGE

O colunista do SCemPauta, Thiago de Miranda Coutinho, coautor da revista da Procuradoria Geral do Estado, estará hoje na Assembleia Legislativa. Ele deve visitar o presidente da Alesc, Moacir Sopelsa (MDB), o vice-presidente Maurício Eskudlark (PL), e o deputado estadual, Júlio Garcia (PSD), para fazer a entrega de um exemplar.

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta