Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

A bancada estadual do MDB deve se reunir ainda hoje na capital, para conversar sobre os rumos do partido. Os deputados afirmam que não aceitarão calados a decisão do presidente dos emedebistas em Santa Catarina, deputado Celso Maldaner, de definir monocraticamente as datas e regras para as prévias.

Um parlamentar lembrou que as prévias podem ser impostas, mas que não terão valor jurídico, frente a convenção, a qual, segundo ele, é o que a lei eleitoral define como a última instância de decisão. “Queremos definir em conjunto as regras, o partido não tem dono. Se não for corrigida essa imposição estranha e desrespeitosa, poderemos desconsiderar as prévias”, alertou o parlamentar.

Vale lembrar que, de acordo com as regras estabelecidas em resolução assinada por Maldaner, o próximo dia 10 é o prazo máximo para quem quiser se inscrever para disputar as prévias.

MP se manifesta

Segue a sucinta nota enviada pelo Ministério Público à coluna, sobre a situação relatada pelo SCemPauta a respeito do prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli (MDB): “O Ministério Público de Santa Catarina, na época, tomou conhecimento dos fatos e adotou as providências cabíveis, encaminhando o processo ao Poder Judiciário. Outros esclarecimentos não podem ser divulgados em razão do sigilo do processo” – Ministério Público.

Ataque pessoal

Correu nas redes sociais um vídeo grosseiro, tentando atacar a minha imagem. Feito por setores ligados ao MDB que se incomodaram com a notícia sobre o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, fazia menção ao fato de que o SCemPauta, assim como qualquer outro veículo de imprensa, publica campanhas institucionais da Assembleia Legislativa. No vídeo, tentaram ligar alhos com bugalhos, ou seja, ao mencionar as campanhas institucionais, afirmaram que fui pago para atacar o prefeito. Todos os veículos divulgam essas campanhas, é tudo feito na mais pura clareza e, dentro da lei, tudo público e notório. Podem falar à vontade, não me preocupo, pois, somente uma pessoa muito ignorante, para achar que uma coisa tem ligação com a outra.

Atenção!

Moisés já sabe

A bancada estadual do MDB quer o governador, Carlos Moisés da Silva (sem partido), como o candidato do partido ao Governo do Estado. Ele já foi avisado que, não tem outra alternativa, pois a bancada defende que o partido tenha candidatura própria. Portanto, se Moisés quiser ter os emedebistas com ele, um primeiro passo seria o de se filiar ao partido. Neste final de semana o deputado estadual, Jerry Comper (MDB), reuniu em Laurentino 28 prefeitos e 19 vice-prefeitos de sua base em apoio a Moisés.

Difícil com os tucanos

Tucanos não abrem mão de apoio a Dória

Uma aproximação conforme já escrevi, do governador Carlos Moisés da Silva (sem partido), com o PSDB, é muito difícil. Mesmo sabendo que seria o partido ideal para atrair o MDB e, até mesmo o Progressistas ao seu entorno, Moisés se nega a apoiar a qualquer dos candidatos à Presidência da República no primeiro turno. Uma condição que os tucanos não abrem mão, é de que ele apoie ao governador de São Paulo, João Dória, caso este mantenha a sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto.

Debate na Pan News

Hoje é dia de debate no programa O Jogo do Poder, a partir das16h, nas rádios Jovem Pan News de Florianópolis 103,3 FMe de Criciúma 101,5 FM. Maria Helena, Maga Stopassoli e eu, Marcelo Lula, debateremos as principais pautas da política. Nos ouça pelo rádio, ou nos assista na Panflix, ou no perfil Jovem Pan Floripa no Youtube.

Empoderado

Após a decisão ao final da semana passada, em que ganhou a condição de interlocutor do Podemos com os demais partidos, o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício de Oliveira, pré-candidato ao Governo do Estado, viu a sua musculatura aumentar. Com certeza não caberá apenas a ele as decisões sobre alianças, mas o fato de que irá encabeçar as conversas, dá mais força a Fabrício no cenário.

União por Jorginho

Eskudlark pede união no partido

O deputado estadual, Maurício Eskudlark (PL), está buscando minimizar os impactos da disputa com o também deputado, Marcius Machado (PL), pela primeira vice-presidência da Assembleia Legislativa. Eskudlark entende que a disputa não pode atrapalhar o projeto do senador, Jorginho Mello (PL), ao Governo do Estado. Ele também disse ser favorável às filiações dos deputados estaduais Ana Campagnolo, Jessé Lopes e Felipe Estevão. Resta saber qual será a postura que Eskudlark terá no parlamento, em relação ao governo de Carlos Moisés da Silva (sem partido), já que a bancada governista o ajudou na eleição à mesa diretora.

Demora de Dário

O senador Dário Berger (MDB) parece não ter pressa para tomar o seu rumo partidário, mas o fato é que a demora já começa a incomodar às lideranças do PSB. Uma fonte relatou que, se Berger não fizer um gesto, poderá começar a perder espaço como um possível candidato da esquerda ao Governo do Estado. Isso se deve às manifestações do PT, que deseja ter em Décio Lima, o nome que unirá os partidos de esquerda para dar palanque ao ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta