Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Ontem o café da manhã na Casa D’Agronômica entre o governador, Carlos Moisés da Silva (sem partido), e a bancada do MDB na Assembleia Legislativa, deu alguns passos à frente, mas, sem uma definição. Acontece que a estratégia do presidente estadual dos emedebistas, Celso Maldaner, de antecipar a definição das regras para as prévias, um dia antes do encontro, praticamente deixou os parlamentares sem poder encaminhar qualquer definição. Eles conversaram com Moisés, mas explicaram que, antes de uma nova conversa, será necessário resolver antes, as questões internas no MDB.

As questões

A Bancada do MDB na Assembleia Legislativa, que defende candidatura própria ao Governo do Estado e consulta prévia às bases do partido, informou através de nota que reagiu com surpresa e perplexidade, à monocrática decisão sobre regras impostas para as eleições deste ano. Os deputados entendem que o diálogo em instâncias como a Executiva e o Diretório Estadual, bem como, com lideranças no Congresso Nacional, ex-governadores, prefeitos e vereadores foram ultrapassados, com evidente prejuízo aos interesses de segmentos partidários. “É no mínimo antidemocrática a iniciativa de um dos candidatos à prévia subscrever e ditar regras, sem consultar ninguém”, diz a nota.

Anulação

A bancada estadual do MDB quer a imediata anulação dos critérios da resolução assinada pelo presidente do Diretório Estadual, Celso Maldaner. Os parlamentares afirmam que não aceitarão imposições. “A fim de que seja restabelecida a democrática via de debate interno, marco histórico da trajetória do MDB catarinense”, diz a nota. Um deputado chegou a afirmar que ao invés de cumprir com o papel de apaziguador por ser o presidente, Maldaner tem agido mais como um incendiário.

Somente no MDB

Durante o café com a bancada emedebista, o governador Carlos Moisés (sem partido), voltou a falar em indefinição sobre o seu futuro partido. Por outro lado, ouviu dos deputados emedebistas que eles somente aceitam apoiá-lo, se ele se filiar ao MDB. “Hoje é isso, está fora de questão apoiá-lo em outro partido”, afirmou um parlamentar.

Fabrício vai liderar

O Podemos reuniu as suas principais lideranças no estado, em um encontro que durou cerca de duas horas e meia, ontem à noite, em Balneário Camboriú. Na ocasião foi apresentada uma pesquisa interna que mostra viabilidade da pré-candidatura do partido ao Governo do Estado. Ao final, ficou definido que o prefeito de BC, Fabrício de Oliveira, que é pré-candidato a governador, será o interlocutor para a construção das alianças com vistas às eleições de outubro. Entre as lideranças que estiveram no encontro, destaque para os prefeitos de Blumenau, Mário Hildebrandt; de Palhoça, Eduardo Freccia; de Mafra, Emerson Maas, além do presidente estadual, Camilo Martins, o presidente de honra, Paulinho Bornhausen, e o deputado federal, Rodrigo Coelho e estadual, Laércio Schuster.

Esquerda se reúne

A autointitulada Frente Democrática, que reúne os partidos do PT, PDT, PSB, PCdoB, Psol, PV, Solidariedade e Rede realizou nova reunião em Lages, dando continuidade a construção de um projeto de governo no que definem como campo Popular Democrático para Santa Catarina. O presidente do PT, Décio Lima, pré-candidato ao governo, destacou que a cada reunião as lideranças partidárias reafirmam o apoio à Frente. “Momento histórico que os partidos de esquerda vivem com a unidade em torno de um projeto de governo em Santa Catarina e nacionalmente com os pré-candidatos Lula e Ciro”, afirmou. A próxima reunião da Frente acontecerá em Blumenau.

Ação contra Moisés

O deputado estadual, Ivan Naatz (PL), proponente e relator da CPI dos Respiradores, ingressou na justiça com Ação Popular contra o governador, Carlos Moisés da Silva (sem partido), pedindo o ressarcimento dos danos financeiros ao Estado. “Em defesa do patrimônio público, da moralidade e da legalidade dos atos administrativos”, escreveu na petição. A ação já tramita na Vara da Fazenda Pública de Florianópolis e inclui o Estado de Santa Catarina em função de ter arcado com os gastos públicos de R$ 33 milhões para compra dos respiradores, pagos de forma antecipada e até hoje sem garantia de entrega. Além disso, Naatz também solicitou, de forma liminar e cautelar, o bloqueio dos bens de Moisés, até o limite do dano causado.

Estevão a estadual

Antes pré-candidato à Câmara Federal, o deputado estadual Felipe Estevão mudou de ideia e, disputará a reeleição à Assembleia Legislativa. Ele foi aconselhado a se fortalecer com mais um mandato na Alesc, para depois tentar uma vaga à Câmara.

Pavan

Ontem também entrevistei no programa O Jogo do Poder, o ex-governador Leonel Pavan (PSDB). Confira:

https://youtu.be/sb3xC9uxK48?t=344

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta