Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Em meio aos enfrentamentos que tem feito a pandemia, o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (União Brasil), segue com os contatos visando a eleição estadual de outubro. Pré-candidato ao Governo do Estado, ele sabe que precisará de uma forte aliança para se viabilizar.

Uma questão que chama a atenção, é que o novo partido não deverá filiar deputados aqui no estado. Fontes da futura UB acreditam que até o final de fevereiro haverá a aprovação, o que permitirá ao partido filiar novas lideranças através da janela partidária. Mesmo assim, Loureiro não se preocupa, entende que é melhor iniciar um projeto novo sem medalhões.

Loureiro que presidirá a União Brasil em Santa Catarina, não confirma, mas já conta como certo que o PSD e o Podemos estarão com ele. Só não contava com um fato novo que é a animação do ex-governador, Raimundo Colombo, com a possibilidade de vir a ser o nome ao Governo, encabeçando uma aliança com o Progressistas. Isso fará com que Gean tenha que voltar à mesa com Colombo, para tentar aparar as arestas e, reconstruir as conversas que vinham sendo feitas.

Essa é a realidade que paira sobre Loureiro, a de construir e atrair agremiações que possam lhe dar a força que o seu partido não tem. Um ponto para ele, é que o seu projeto conta com a simpatia de fortes padrinhos, os quais, poderão ser determinantes na construção de uma aliança.

Debate

Hoje tem debate no programa O Jogo do Poder nas rádios Jovem Pan News de Florianópolis 103,3 FM, e Jovem Pan News de Criciúma 101,5 FM. Maria Helena, Maga Stopassoli e eu, Marcelo Lula, debateremos os principais destaques da política catarinense. O programa terá início às 16h. Nos ouça pelo rádio, ou nos assista na Panflix, ou através do perfil Jovem Pan Floripa no Youtube.

Paulinho quer Gean

O Podemos vive um verdadeiro racha. Em meio à turbulência, neste próximo final de semana a presidente nacional do partido, Renata Abreu, deverá se hospedar na casa do presidente estadual do partido, Camilo Martins, em Palhoça. Enquanto isso, Paulinho Bornhausen trabalha para que o Podemos a todo custo, feche o apoio ao prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (União Brasil). Ele deseja que a vaga ao Senado seja dada ao ex-governador, Raimundo Colombo (PSD), de quem Paulinho seria o primeiro suplente. Neste caso, forças superiores trabalhariam para Colombo assumir uma vaga num futuro Governo Federal, desde que o presidente, Jair Bolsonaro (PL), não se reeleja, o que abriria espaço para Paulinho. Pelo visto, nesta composição o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, seria carta fora do baralho, mas, tem um outro, porém: a vontade de Colombo de encabeçar uma chapa ao Governo do Estado.

Nas costas de Hildebrandt

O secretário de Comunicação de Blumenau, André Espezim (Podemos), pré-candidato a deputado estadual, terá que jogar todas as cartas na força local do prefeito, Mário Hildebrandt, para se eleger. Espezim não é conhecido fora de Blumenau e, até o momento, não demonstrou muita força de articulação. Caberá a Hildebrandt a levá-lo nas costas. Outra situação que o preocupa, é que terá alguns adversários de peso na região, a exemplo do ex-prefeito, João Paulo Kleinübing (União Brasil), e o prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall (MDB), que logo de largada sairá com um forte apoio evangélico.

PSB pode perder

Alckmin foi convidado pelo presidente nacional do Solidariedade

Ganhou força a possibilidade de o PSB perder espaço na chapa com o PT, para o Solidariedade. O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, esteve com Paulinho da Força. Foi oferecido a Alckmin a condição de vice do ex-presidente Lula (PT), sem qualquer exigência, nem ao ex-tucano, muito menos aos petistas que não querem abrir mão de ter candidato aos governos de alguns estados, a exemplo de São Paulo. Se isso ocorrer, pode haver impacto também aqui em Santa Catarina. Vale lembrar que o PSB ofereceu ao senador, Dário Berger (MDB), a condição de candidato ao Governo do Estado do partido, encabeçando uma aliança de esquerda para dar palanque para Lula.

O encontro…

Na coluna de ontem escrevi que o senador, Dário Berger (MDB), deveria se reunir com o presidente estadual do MDB, Celso Maldaner. Tentei falar com os dois, mas ninguém atendeu. Uma fonte me disse que Dário chegou a mencionar que poderia ocorrer um encontro, mas sem confirmar data e nem o local.

Antídio também quer

Quem também deseja a vaga de vice do governador, Carlos Moisés da Silva (sem partido), é o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli (MDB). Conforme já divulguei, não seria o nome sonhado pela Casa D’Agronômica.

Ainda sobre Amin

A possível candidatura do senador, Esperidião Amin (Progressistas), ao Governo do Estado, tem gerado grandes discussões. Na coluna de ontem eu abordei as manifestações de algumas lideranças do partido, que não acreditam que Amin disputará. Por outro lado, tem lideranças e assessores que afirmam que sim, Esperidião Amin será candidato a governador. “Ele terá que ser candidato sob pena do PP se acabar no Estado. Analise só: o PP tem cinco eleitos em SC (três estaduais, um federal e um senador). Desses cinco, três estão na família Amin. Temos que lembrar que não há mais coligação na proporcional”, escreveu uma liderança.

Números

A leitura sobre a necessidade do senador, Esperidião Amin (Progressistas), ser o candidato ao Governo do Estado, vai além. Primeiro que ele não perde nada em disputar, já que tem mais quatro anos de mandato no Senado, segundo, a necessidade do partido. Uma liderança lembrou que em 2018 para federal, o Progressistas somou 177.202 votos. O quociente eleitoral foi de 221.177 votos, ou seja, não fosse a coligação, a deputada federal, Ângela Amin, estaria fora, ou teria sido eleita na bacia das almas pela média. Nessa conta tem 46.523 votos do ex-deputado Hugo Biehl, que não deverá mais ser candidato. Silvio Dreveck, que não chegou a 30 mil para estadual, deve ser candidato a federal. Já para estadual, o partido fez 215.150 votos em 2018, sendo que o quociente foi de 91.582. Não haveria votos para a terceira vaga se não fosse a coligação, ou seja, Altair Silva não teria sido eleito, porque a sobra é menor que os 80% exigidos por lei. “Se o Amin não for na cabeça de chapa não repete essa votação. Eles não têm nome além da Ângela”, afirmou uma liderança.

Mais afagos

O prefeito de Rio do Sul, José Thomé (PSD), assinou ontem o Termo de Adesão do Plano 100, que prevê investimentos no município de R$ 72 milhões. Thomé ao sair da Casa D’Agronômica gravou um vídeo afirmando que, Carlos Moisés da Silva (sem partido) é o governador que mais destinou recursos na história para Rio do Sul.

Cobiçado

Com uma bancada considerável na Câmara Federal, o que proporciona tempo de TV, ativo precioso em uma campanha, o partido Republicanos é disputado pelo senador Jorginho Mello (PL), pelo prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (União Brasil), e pelo governador, Carlos Moisés da Silva (sem partido). Os dois primeiros oferecem a deputada federal Carmen Zanotto que deve sair do Cidadania e tem uma eleição consolidada. Já Carlos Moisés cogita ainda se filiar ao partido, ou ajudar com a nominata, já que até o momento, seria o único que tem nomes para formar mais de uma chapa. Nessa eleição não se coliga na proporcional, por isso a dificuldade de formar chapas puras.

Ministra no Oeste

Hoje a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e o governador Carlos Moisés da Silva (sem partido), desembarcam em Chapecó para o encontro com prefeitos e lideranças do agronegócio catarinense. A intenção é apresentar medidas de apoio aos produtores rurais atingidos pela estiagem. O evento está agendado para às 16h, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nês.

Porto

O Porto de Imbituba encerrou o ano de 2021 com 6.874.779 toneladas movimentadas, volume que consolida um novo recorde histórico anual para complexo portuário e crescimento de 17,1% nas operações em relação a 2020. De janeiro a dezembro, foram realizadas 285 atracações em Imbituba, principalmente de navios carregados com produtos importados. O número de atendimentos obteve um incremento de 21,8%, se comparado ao ano anterior.

E São Francisco?

Como anda o processo de privatização do Porto de São Francisco? Vários grupos demonstraram interesse em ter o porto privatizado, para poderem realizar as suas operações. O que está segurando o processo?

Festfolk

Devido aos feriados de Natal e Réveillon, o período de inscrições para o 14º Festival Nacional de Danças Folclóricas de Blumenau, o Festfolk, foi prorrogado até o próximo domingo (16). Após um longo período em suspenso, devido a dificuldades financeiras para a sua realização, o Festfolk voltará a acontecer entre os dias 21 e 24 de abril, e os detalhes sobre inscrições e participações dos grupos podem ser obtidas através do site www.inarti.org.br . Esta é mais uma oportunidade para que todo o Médio e Alto Vales do Itajaí celebrem suas culturas originais, principalmente a italiana e a alemã. O evento será realizado através de uma parceria entre o Instituto de Artes Integradas de Blumenau (Inarti) e a Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais da Prefeitura.

Proteção dos animais

A deputada estadual Ana Paula da Silva, a Paulinha (sem partido), comemorou a notícia de que o governador, Carlos Moisés da Silva (sem partido), sancionou a lei que proíbe as corridas de cães e o abandono de animais domésticos em Santa Catarina. A decisão foi divulgada pelas redes sociais no domingo. Paulinha foi coautora do projeto liderado pelo deputado Marcius Machado (PL). “ Esse projeto teve nossa coautoria. O deputado Marcius propôs e nós subscrevemos, e trabalhamos junto ao governo para a sua sanção”, disse a parlamentar sobre a iniciativa que representa um avanço para a causa animal no Estado. Para ela, os cães explorados em corridas ganham mais uma lei de proteção à vida. Em Florianópolis a vereadora, Pri Fernandes (Podemos), também realiza um importante trabalho pela causa.   

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta