Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta  

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Ontem o governador Carlos Moisés da Silva (sem partido) reuniu o seu colegiado, deputados e prefeitos, para anunciar o “Plano 1000”. Serão liberados R$ 7,3 bilhões aos municípios, ou seja, dinheiro na veia para a Infraestrutura.

Foi firmado um compromisso com os prefeitos da liberação de recursos para os próximos anos e, de imediato, será depositado na conta de cada município, o valor equivalente a R$ 1 mil por habitante.

Em sua fala, Moisés anunciou o Plano 1000 como o maior projeto municipalista da história de Santa Catarina. “Por muito tempo os prefeitos acreditaram em promessas que, muitas vezes, ficaram só no aperto de mão, nunca se concretizaram. O municipalismo que estamos consolidando nesta gestão é uma política de Estado, que distribui os recursos de maneira justa, para todos os municípios, sem distinções”, reforça Carlos Moisés, que deu uma cutucada no ex-governador, Raimundo Colombo (PSD), por causa do Fundam 2, que não saiu do papel.

Os recursos serão liberados, apenas, mediante aprovação dos projetos apresentados pelos municípios aos técnicos do Governo do Estado. Eles devem contemplar obras estruturantes em áreas como infraestrutura, saúde, educação e desenvolvimento social. A Casa Civil terá a incumbência de garantir a eficiência do programa.

Jogo do Poder

Hoje no programa O Jogo do Poder nas rádios Jovem Pan News de Florianópolis 103,3 FM, e Jovem Pan News de Criciúma 101,5 FM, entrevisto o presidente nacional do PSD, o ex-ministro Gilberto Kassab. Antes, a entrevista será com o pré-candidato do PT ao Governo do Estado, Rogério Portanova. O programa terá início às 16h. Nos ouça pelo rádio, ou nos assista na Panflix, ou através do perfil Jovem Pan Floripa no Youtube.

Moro em Pauta

Ontem entrevistei o presidenciável Sérgio Moro (Podemos), no programa O Jogo do Poder. Se você não acompanhou, assista agora:

https://youtu.be/MarrJst2Dow?t=1522

Sobre Santa Catarina

Durante a entrevista o presidenciável, Sérgio Moro (Podemos), falou sobre a economia de Santa Catarina, destacando a importância do Turismo e da produção agrícola, através das pequenas propriedades. Ele também criticou o contingenciamento de recursos destinados às BRs 470 e 163, informação a qual, segundo ele, foi repassada pelo prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt.

Projeto do Podemos

Questionado se o Podemos terá candidato ao Governo do Estado, o presidenciável Sérgio Moro (Podemos) respondeu que tem conversado com lideranças como o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, destacou o trabalho do prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, que é o pré-candidato ao Governo do Estado, e destacou que o Podemos também tem em seus quadros o ex-deputado Paulinho Bornhausen. Segundo Moro, o projeto do partido em Santa Catarina será discutido com as lideranças locais, mas não descartou que possa ter uma aliança com outro partido.

Boeira em Pauta

O ex-deputado federal, Jorge Boeira, foi o outro entrevistado do programa O Jogo do Poder de ontem. Boeira falou sobre a sua desfiliação do Progressistas entre outros assuntos:

https://youtu.be/MarrJst2Dow?t=355

Antídio quer Moisés

Ontem uma liderança emedebista revelou que o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli (MDB), quer ser o vice do governador, Carlos Moisés da Silva (sem partido). Para ter Antídio na majoritária, o grupo ligado ao prefeito aceita que ele seja o vice na chapa de Moisés. Resta saber o que a outra ala do partido pensa a respeito.

Ex-governadores

Nos próximos dias a bancada estadual do MDB deve convidar os ex-governadores, Eduardo Pinho Moreira e Paulo Afonso Vieira, para uma conversa sobre o projeto estadual do partido.

Com o PSB

Ontem embarcaram para São Paulo o vice-presidente estadual do PSB, Juliano Campos, ao lado de Djalma Berger e do vice-prefeito de São José, Michel Schlemper (MDB). Eles foram para uma reunião com o vice-presidente nacional dos socialistas, Márcio França. A informação é de que Schlemper, Djalma e o senador Dário Berger (MDB), se filiarão. “O Márcio vai marcar a data da filiação”, me disse Campos.

Schlemper com Dário

O vice-prefeito de São José, Michel Schlemper (MDB), me disse que estará com o senador Dário Berger (MDB), no partido ao qual ele for. Falando em lealdade e gratidão, Schlemper fez duras críticas a direção estadual de seu partido. “Espero que o MDB reconheça o óbvio, que o Dário é o mais preparado. Não consigo entender como o nosso partido não consegue compreender isso”, afirmou. O que chama a atenção é que mesmo fazendo movimentos na direção do PSB, lideranças como Schlemper e o próprio Dário, ainda querem permanecer no MDB, desde que o senador seja o candidato a governador.

Se posicionando

Ontem Dário Berger (MDB) foi o primeiro senador catarinense a assinar o requerimento de instalação da CPI que, investigará as denúncias de supostas irregularidades no chamado Orçamento Secreto. Esse posicionamento é sintomático, mostra um Dário começando a fazer oposição ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).

Dados da educação

Dos quase 689 mil estudantes matriculados em escolas municipais em 2020, 13 mil se evadiram ou abandonaram os estudos. É o que mostra uma pesquisa inédita realizada nos 295 municípios catarinenses em outubro, realizada pelo Tribunal de Contas, Ministério Público e Undime. O levantamento foi apresentado pelo TCE durante reunião do Grupo de Trabalho da Comissão em Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente da Alesc, presidido pela deputada Marlene Fengler (PSD). A pesquisa revelou que em números absolutos, o abandono nas creches atingiu 2.261 crianças, quase três vezes mais do que a soma de evadidos do ensino médio e do EJA, que foi de 823 alunos.

Quimioterapia mais rápida

A deputada federal, Carmen Zanotto (Cidadania), comemorou a aprovação da Medida Provisória que amplia o acesso dos pacientes beneficiários de planos de saúde à quimioterapia oral. O texto determina que o fornecimento pelos planos de saúde seja obrigatório desde que estejam registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Receba a coluna pelo WhatsApp. Envie mensagem com o seu nome e cidade e salve o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta