Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta  

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

A cúpula estadual do Progressistas se reuniu ontem, em Florianópolis, na sede do partido, para discutir o posicionamento para a eleição do próximo ano ao Governo do Estado. É possível afirmar que a sigla começou a resolver o seu problema com a desistência de dois, dos três pré-candidatos à majoritária.

Quem começou facilitando as coisas foi o ex-deputado federal, Jorge Boeira, que agradeceu a oportunidade, mas afirmou que não tem como seguir no projeto. Ele não anunciou, mas está com os dois pés no PSB. Após, foi a vez do prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, declinar da pré-candidatura atribuindo a decisão a compromissos assumidos com o seu município. Durante a fala, Ponticelli chegou a falar sobre os projetos que tem realizado em Tubarão e, afirmou que concluirá o seu mandato. O fato é que ele se calou sobre a insatisfação que sente em relação a algumas lideranças do partido, as quais, não apoiaram a ideia da sua candidatura.

Com as desistências de Boeira e Ponticelli, o senador Esperidião Amin passou a ser o pré-candidato do Progressistas ao Governo do Estado e, caberá a ele, iniciar uma série de conversas com outros partidos. Resta saber se Amin sustentará a sua condição de quem disputará a Casa D’Agronômica.

Em 2018 o hoje senador estava em condições melhores, liderava as pesquisas, mas acabou vendo o seu partido sofrer um verdadeiro sequestro do PSD. Entre os seus companheiros, talvez foi o que menos perdeu, pois, se elegeu ao Senado como o mais votado. Venceu pelos seus méritos e o resultado foi uma prova viva, de que deveria ter disputado ao Governo.

Moro na Pan News

Hoje entrevisto no programa O Jogo do Poder nas rádios Jovem Pan News de Florianópolis 103,3 FM, e Jovem Pan News de Criciúma 101,5 FM, o pré-candidato à Presidência da República, Sérgio Moro (Podemos). O programa tem início a partir das 16h. O outro entrevistado será o ex-deputado federal, Jorge Boeira, que ontem anunciou a sua desfiliação do Progressistas. Nos ouça pelo rádio ou nos assista na Panflix, ou através do perfil Jovem Pan Floripa no Youtube.

Tucanos

Já a cúpula do PSDB de Santa Catarina não conseguiu resolver os seus problemas, na reunião híbrida realizada ontem no edifício Trompowsky em Florianópolis. O deputado estadual, Marcos Vieira, devido a compromisso assumido com a Assembleia Legislativa em Pinhalzinho no Extremo-Oeste, não compareceu. Quem também faltou foi Gelson Merisio, aliás, uma falta bem providencial. Ele justificou a não presença a compromissos profissionais, mas a impressão deixada, foi a de que evitou participar do encontro que lhe traria perguntas difíceis de explicar.

Lummertz reafirmou

Quem reafirmou a sua pré-candidatura ao Governo do Estado, foi Vinícius Lummertz. Durante o encontro de ontem do PSDB, ele pediu a realização de prévias e defendeu uma união em torno do pré-candidato tucano à Presidência da República, João Dória. Pelo visto ainda haverá muita discussão no Ninho Tucano, uma vez que lideranças próximas a presidente estadual do PSDB, deputada Geovânia de Sá, afirmam que Merisio é o nome do partido para 2022. Na reunião, foi criada uma comissão que será comandada pelo prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro. O grupo terá a missão de organizar o partido para a majoritária e, formar nominatas para o legislativo estadual e federal.

Lideranças confirmam

Ontem conversei com algumas lideranças do MDB de Santa Catarina, que confirmaram o cenário que relatei na coluna de ontem. De acordo com uma fonte, o senador Dário Berger realmente está fazendo as malas para sair do MDB, muito embora, também sonhe em ser o candidato emedebista ao Governo do Estado com o apoio da esquerda. A leitura que ele faz é de que há um congestionamento na direita e que a esquerda precisa de um candidato forte, mas, um apoio a Lula (PT) é visto pelas lideranças emedebista como complexo. “Um afastamento do Bolsonaro até é visto bem, mas uma aproximação com o Lula é difícil de aceitar, não impossível”, relatou uma liderança.

Sem acordo

O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, pré-candidato ao Governo do Estado, me disse que não há qualquer acordo firmado no estado do Podemos com outro partido. Oliveira disse que há conversas, mas que em momento algum foi batido o martelo. Na esfera federal há uma costura para que a União Brasil apoie a candidatura do presidenciável, Sérgio Moro, situação que pode refletir nos estados. Enquanto isso, Fabrício segue trabalhando para viabilizar o nome para a majoritária estadual.

Carbonífera

A Câmara dos Deputados aprovou ontem um importante projeto de lei para a região carbonífera do estado. Com a relatoria da deputada federal, Geovania de Sá (PSDB) e com emenda do deputado Ricardo Guidi (PSD), foi aprovado o projeto de lei do senador Esperidião Amin (Progressistas). A proposta reduz a tarifa de energia de municípios como Urussanga e Siderópolis e, permite a continuidade do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda até no mínimo 2040.

OAB

A presidente eleita da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, esteve em Brasília com uma série de agendas institucionais. Acompanhada do membro honorário vitalício da Seccional, Rafael Horn, a dirigente iniciou os compromissos em visitas aos catarinenses que são ministros do Superior Tribunal de Justiça, Jorge Mussi, atual vice-presidente da Corte e Marco Buzzi. Na pauta, Cláudia reiterou seu comprometimento em perpetuar o diálogo com a Corte.

Receba a coluna pelo WhatsApp. Envie mensagem com o seu nome e cidade e salve o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta