Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta  

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

O MDB que nesta semana deixou mais uma vez escancarada a sua orfandade de Luiz Henrique da Silveira, parece sem rumo até mesmo para as suas principais lideranças. Qual será o futuro do partido que agora praticamente perde o senador, Dário Berger?

Assim que Dário confirmar a sua saída, o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, deve ser anunciado pelo presidente estadual do partido, Celso Maldaner, como o candidato do MDB ao Governo do Estado. Acontece que essa falta de rumo demonstrada pelos emedebistas começa a dar força para o governador, Carlos Moisés da Silva (sem partido), que pode sim se filiar e disputar a reeleição levando o 15 no peito.

O que chama a atenção é que um terceiro personagem pode aparecer nesse jogo. Gean Loureiro (DEM), prefeito de Florianópolis. Foi uma liderança emedebista que me disse ser possível e, ao ser questionada se a forma como Loureiro saiu do partido, não impõe uma dificuldade de entendimento, a resposta foi que salvo um pequeno grupo de Florianópolis, que o prefeito pode ser digerido. “Veja, não estou defendendo a candidatura do Gean. Mas este grupão vai tentar atrair o MDB”, afirmou.

Retomou o ritmo

O prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, chegou a puxar o freio de mão, porém, agora ele retoma os roteiros e em reunião do MDB de Blumenau, Lunelli fez um forte discurso em favor de sua candidatura ao Governo do Estado. Estiveram com ele o pré-candidato a deputado estadual, o prefeito de Porto Belo, Emerson Stein, o ex-prefeito Renato Viana e o ex-governador, Paulo Afonso Vieira.

Apoio a Dário

O vice-prefeito de São José, Michel Schlemper (MDB), liderança que apresenta um potencial de crescimento na política de Santa Catarina e no MDB, manifestou preocupação com a postura de alguns dirigentes do partido em relação ao senador, Dário Berger, e a eleição para o Governo do Estado. Schlemper disse que o legado do senador e sua liderança estão sendo menosprezados e que, Dário chega a ser tratado como um qualquer. “Fica muito claro que o objetivo não é um projeto para o Estado ou um projeto do partido e, sim uma articulação de um projeto pessoal”, afirmou. Michel alertou que, ao contrário do que avaliam alguns dirigentes emedebistas, seja qual for o projeto ou o cargo que Dário resolver disputar, tanto ele, quanto o que definiu como centenas de lideranças da Grande Florianópolis e do estado o apoiarão.

Apoio da juventude

Após as manifestações do vice-prefeito de Antônio Carlos, Filipe Schmitz, presidente estadual da JMDB a favor do senador, Dário Berger, ontem foi a vez do vice-presidente nacional da Juventude do MDB e secretário-geral da JMDB/SC, Fernando Fernandes, lamentar o momento vivido pelo partido no estado. Ele criticou a postura de dirigentes, os quais, afirma que não reconhecem nem a história nem o potencial de Berger para a disputa o Governo do Estado. “É inacreditável que estejamos discutindo há tanto tempo o nome do partido tendo um nome como o do senador Dário Berger e seu histórico vitorioso à disposição”, afirmou.

Vampiro no TCE

O secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro (MDB), se coloca como pré-candidato a deputado federal, mas o sonho dele é o Tribunal de Contas do Estado. Vampiro já teve algumas conversas sobre o assunto com o seu ex-colega de faculdade, o governador Carlos Moisés da Silva (sem partido), que ficou de costurar um cenário para uma possível indicação do emedebista.

Quinto

O advogado blumenauense, mas que há anos mora em Florianópolis, Marcos Probst, primeiro da lista na votação da OAB que definiu a lista sêxtupla para a vaga ao Tribunal de Justiça, tem se destacado pelo seu currículo. Professor universitário, além de atuar em seu escritório, Probst é o único com doutorado em comparação com os demais pretendentes.

Jay Nicaretta em Pauta

A ex-secretária nacional da Juventude e pré-candidata a deputada federal, Jay Nicaretta, me concedeu entrevista ontem no programa O Jogo do Poder nas rádios Jovem Pan News Florianópolis 103,3 FM, e Jovem Pan News de Criciúma 101,5 FM. Confira como foi:

https://youtu.be/mwUVZ8emCVU?t=278

Presidente da Uvesc em Pauta

O vereador de Concórdia, Anderson Guzzatto (PL), presidente da União dos Vereadores do Estado de Santa Catarina (Uvesc), também foi entrevistado no O Jogo do Poder. Falamos sobre o Congresso voltado aos vereadores catarinenses. Confira:

https://youtu.be/mwUVZ8emCVU?t=2453

O Jogo do Poder

Hoje com a apresentação de Maria Helena, o programa O Jogo do Poder terá como entrevistados, o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia (Podemos), e logo após, a vereadora de Biguaçu, Salete Cardoso (PL). O programa você acompanha nas rádios Jovem Pan News Florianópolis e Criciúma, ou através da Panflix, e também acessando ao perfil Jovem Pan Floripa no Youtube. O programa começa às 16h.

APPS

A Câmara dos Deputados decidiu, na sessão deliberativa de ontem, que os municípios brasileiros poderão estipular em âmbito local as suas áreas de preservação permanente (APPs) na zona urbana e, consequentemente, o afastamento mínimo das construções nas beiras de rios e cursos d´água. O autor da proposta é o deputado federal, Rogério Peninha Mendonça (MDB). De acordo com o PL, a decisão será tomada com base no Plano Diretor, leis de uso de solo, conselhos de meio ambiente e audiências públicas com a população.

Recursos contingenciados

O deputado estadual, Ivan Naatz (PL), teve requerimento aprovado na Comissão de Transporte e Desenvolvimento Urbano da Alesc, propondo a realização de uma reunião virtual do colegiado com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e diretores do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT). Naatz e demais deputados querem mais esclarecimentos sobre os cortes da ordem de R$ 40 milhões previstos para obras nas rodovias federais catarinenses, principalmente no orçamento da duplicação da BR-470 e a recuperação da BR-163. Por sugestão do deputado João Amin (Progressistas), foram incluídas ainda no tema da reunião as BRs 282, 280 e 285. A reunião virtual ainda não tem data e horários definidos, mas deverá acontecer nos próximos dias.

Segurança Pública em Chapecó

Chapecó através da união das Forças de Segurança fez cair a criminalidade. Em conversa com alguns dos comandantes das Instituições de Segurança, eles foram unânimes em citar essa soma de forças, assim como, foram unânimes em citar o nome do advogado e consultor de Segurança, Márcio Bueno, como peça fundamental desse enlace. Essa coluna havia previsto, após a eleição do prefeito João Rodrigues (PSD), que o nome de Bueno ganharia força na Administração Municipal, especialmente no envolvimento com a Segurança Pública, matéria que é especialista.

Assistência Social

No Dia Nacional da Assistência Social, o coordenador institucional das câmaras técnicas da Fecam, Rodrigo Fachini, entregou pessoalmente ao governador Carlos Moisés da Silva (sem partido), o Manifesto do COEGEMAS. O ato ocorreu na abertura do Congresso da União dos Vereadores de Santa Catarina, no auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa. O documento aprovado pelo grupo é resultado de debates realizados por assistentes sociais e profissionais da categoria. Em formato de carta, reivindica saldos em conta do programa “SC Mais Renda” e a garantia de 1% da receita estadual para a Assistência Social.

Receba a coluna pelo WhatsApp. Envie mensagem com o seu nome e cidade e salve o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta