Desde o final do mês passado (29/11) estão em funcionamento no país o “Pix Saque” e “Pix Troco”, que são novas formas para ter dinheiro em espécie disponível.


Tais categorias derivadas do Pix (que é a nomenclatura dada ao Sistema de Pagamento Instantâneo do Banco Central, em vigor há pouco mais de um ano) permitem que o usuário se dirija a lojas, restaurantes, padarias e supermercados, por exemplo, e “resgate” determinados “valores físicos”.


Assim, para fazer o “Pix Saque” o cliente vai precisar enviar um Pix para o referido estabelecimento por meio da leitura de um “QR Code” (como já é feito para efetuar pagamentos). Só que aqui, a loja cadastrada na nova modalidade irá retornar a respectiva quantia ao cliente em dinheiros corrente.


Já no caso do “Pix Troco”, o consumidor ao realizar uma compra pagará com Pix mediante uma soma superior ao do produto adquirido e, a diferença, será reembolsada imediatamente pelo comerciante.
No ponto, destaca-se que haverá limitações quanto aos dias, horários e valores acerca dessas novas ofertas de transação financeira. Por isso, cada estabelecimento comercial terá discricionariedade (com base nas regras impostas pelo Banco Central) para operar.


Contudo, nem só comodidades estão implícitas nessa novidade. Há riscos (pessoais e materiais) que precisam ser observados por quem for aderir às práticas envoltas no Pix.


Notadamente, tanto as pessoas físicas como os lojistas deverão observar alguns pontos importantes para evitarem furtos, roubos e golpes que, têm como atrativo, as facilidades do Pix.


Desta feita, abaixo foram elencadas algumas dicas para que todos possam usufruir dessas novas ferramentas com maior tranquilidade e segurança.

DICAS AOS CLIENTES:


Não aceite auxílio de desconhecidos;
Nunca forneça dados pessoais, da sua conta bancária, senha ou cartão de crédito a quem lhe atender;


Não realize cadastros com seus dados bancários;
Utilize somente o site e aplicativo do seu banco para fazer qualquer transação;
Não utilize a rede Wi-fi de locais públicos, pois podem haver “vírus” que venham a capturar suas informações;


O “Pix Saque” e o “Pix Troco” são gratuitos! Não pague qualquer tipo de taxa para usá-los (inclusive os bancos remuneram os lojistas por operação feita);


Tenha cuidado na hora de digitar sua senha de modo a garantir que você não está sendo observado (ou filmado por câmeras do estabelecimento).
Quanto ao “Pix Troco”, confira se a quantidade devolvida está correta e se as notas são verdadeiras;
Procure sempre por estabelecimentos da sua confiança;


Desconfie de atitudes suspeitas ou promoções induzindo à utilização do novo serviço.

DICAS AOS LOJISTAS:


Verifique se o Pix realizado realmente compensou na sua conta, pois há o recurso do “Pix agendado” que pode ser cancelado posteriormente sem que haja o efetivo crédito;


Estipule dias e horários para realizar tais operações;
Estabeleça limites de operações e valores por cliente a fim de não precisar ter quantias substanciais disponíveis em caixa e à mostra;


Treine e oriente seus funcionários acerca dos procedimentos operacionais e de segurança;
Reforce a segurança ostensiva do seu estabelecimento comercial;


Utilize somente o site e aplicativo do seu banco para fazer qualquer transação;


Lembre-se que será preciso cadastrar seu estabelecimento para validar sua operação.