Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta  

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Jorginho e Valdemar com Léo Índio, primo dos filhos de Bolsonaro

O senador Jorginho Mello (PL) ficou mais esperançoso em relação ao apoio do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), ao seu projeto de disputar o Governo do Estado. Isso porque em Brasília, uma forte articulação colocou Bolsonaro, hoje, mais próximo de assinar a filiação no Partido Liberal do que no Progressistas.

Na quarta-feira da semana passada, Jorginho participou de um jantar promovido pelo senador do Mato Grosso, Wellington Fagundes (PL). À mesa estavam o presidente nacional dos liberais, Valdemar da Costa Neto, além de outros integrantes do partido, a exemplo do senador pelo Rio de Janeiro, Carlos Portinho, o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos, parlamentar pelo estado do Amazonas, e a ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda. Representando Bolsonaro, foi a deputada do Distrito Federal, Bia Kicis (PSL). O entendimento é de que o presidente terá mais liberdade, inclusive, para indicar os candidatos aos governos estaduais e ao Senado.

O fato é que a reação promete ser forte no Progressistas. Se uma ala comemorou a possibilidade da família Bolsonaro e seus seguidores, não se filiarem ao partido, na outra, a um sentimento de irritação com a indecisão do presidente. Ontem mesmo o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressista), apoiador de primeira hora do governo, afirmou categoricamente que Bolsonaro deve pagar, por propagar informação sem fundamento científico. Lira se referia a fala do presidente de que vacinados estariam contraindo HIV.

O fato é que Jorginho Mello acompanha de perto as conversas e, tem tido voz ativa no grupo formado para levar Bolsonaro para o Partido Liberal. Se isso acontecer, o mesmo efeito previsto para o Progressistas de Santa Catarina, que teria o seu candidato ao Governo do Estado turbinado, acontecerá no PL, ou melhor, diretamente em Jorginho Mello. Isso se explica da seguinte forma: Bolsonaro tem perdido musculatura em várias regiões do país, terá uma eleição difícil, mas ao mesmo tempo, segue forte em Santa Catarina ao ponto de impulsionar qualquer candidato que ele venha a apoiar.

O Jogo do Poder

Hoje no programa O Jogo do Poder na Jovem Pan News de Florianópolis, 103,3 FM, eu entrevisto uma das maiores lideranças da política de Santa Catarina, o ex-governador Jorge Bornhausen. Logo após, será a vez do pré-candidato do Novo à Presidência da República, Luiz Felipe D’Ávila. O programa vai ao ar a partir das 16h. Você pode ouvir pelo rádio, ou assistir acessando ao perfil Jovem Pan Floripa, no Youtube, ou através da Panflix. Lembrando que a partir do dia 1º de novembro, as rádios Jovem Pan News de Criciúma, e Jovem Pan News de Tubarão, passarão a transmitir o programa.

Palanque para Moro

Fabrício ganha força com Moro no Podemos

A filiação do ex-ministro Sérgio Moro ao Podemos para disputar à Presidência da República, praticamente obrigará o partido a ter candidato ao Governo do Estado. O próprio Moro teria apontado alguns estados, inclusive Santa Catarina, onde o chamado “lavajatismo” ganhou força. A ida de Moro para o Podemos também dará mais musculatura para o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício de Oliveira, que é o pré-candidato do partido à Casa D’Agronômica. A conta que tem sido feita é de que a força do nome de Moro, mais a candidatura a governador, ajudará na eleição de pelo menos dois deputados federais e dois estaduais.

Ciro em SC

O pré-candidato à Presidência da República, Ciro Gomes, visita Santa Catarina nesta semana. Ciro desembarca em Florianópolis nesta quinta-feira (28) e cumpre agenda no estado até sábado (30). Na agenda que está sendo organizada pelo presidente estadual do PDT, Manoel Dias, visitas a Florianópolis, Joinville e Itajaí. Também é possível que Ciro vá a Lages.

Quer Moisés

Recebi uma mensagem do vice-prefeito de Braço do Norte, Ronaldo Fornazza (Progressistas). Ele me disse que concorda com os seus colegas de partido, Elizandro Pereira, o Fanica, que é prefeito de Praia Grande, e com Beto Biava, de Timbé do Sul, que defendem a filiação do governador, Carlos Moisés da Silva (sem partido), ao Progressistas.  “Eu também apoio a filiação e a reeleição do Governador Carlos Moisés. Um Governador que atua com um olhar aos municípios e nós administradores municipais agradecemos ao Governador Carlos Moisés pelo carinho e atenção aos municípios catarinenses”, escreveu Fornazza.

Porto de Itajaí

Hoje a Comissão de Infraestrutura do Senado, através de requerimento do senador Esperidião Amin (Progressistas), vai realizar audiência pública para discutir a privatização do Porto de Itajaí. A reunião será realizada às 10h. No requerimento, Amin explica que o Ministério de Infraestrutura anunciou que está em andamento a modelagem para a privatização. “O Executivo e o Legislativo de Itajaí, entidades empresariais e sindicatos de trabalhadores, bem como representantes da Universidade do Vale do Itajaí, em conjunto Fórum Parlamentar Catarinense, têm mantido diálogo com as autoridades do ministério, com o objetivo de buscar a permanência da Autoridade Portuária Pública Municipal na delegação do empreendimento. A renovação venceria em janeiro de 2023”, explicou.

Convidados de Hildebrandt

Uma fonte ligada ao prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), entrou em contato para informar que ao contrário do que foi informado para a coluna, as lideranças políticas que estiveram no lançamento da Oktoberfest, foram convidados do prefeito, não do deputado estadual, Ivan Naatz (PL). “O prefeito Mário tem um grande carinho pelo Ivan, mas foi o prefeito que convidou”, relatou a fonte.

Jacoski é eleito

A Associação Brasileira das Instituições Comunitárias da Educação Superior, pela primeira vez terá um reitor de Santa Catarina na sua presidência. Cláudio Jacoski, reitor da Unochapecó, comandará a entidade que tem sede em Brasília. Ao todo, 68 universidades comunitárias são representadas pela Abruc.

Promotor na ACL

O promotor de Justiça André Ghiggi Caetano da Silva, do Ministério Público de Santa Catarina na Comarca de Araranguá, foi eleito para ocupar a Cadeira nº 12 da Academia Catarinense de Letras (ACL). Ele é autor da obra “O bosque da invernada dos fundos”, premiada pela ACL no Prêmio do ano do Centenário em 2021. O livro lançado em 2020, seu romance de estreia, relata uma aventura com ingredientes sobrenaturais ambientada na região da Guerra do Contestado, palco de muitas lendas e histórias catarinenses. 

Importante

Todas as informações que são divulgadas pelo SCemPauta podem ser publicadas e comentadas por outros veículos, desde que citem com destaque o SCemPauta e o jornalista que escreveu a informação. Caso contrário, a reprodução não está autorizada cabendo o devido processo para reaver eventuais perdas e danos.

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta