Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta  

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

A reunião que estava agendada entre a bancada estadual do MDB com o senador Dário Berger, foi cancelada. A informação é que, antes os deputados estaduais querem conversar entre eles, para depois falar com o senador. Hoje os parlamentares se encontram no tradicional almoço das terças na presidência da Assembleia Legislativa.

Um integrante da bancada relatou que os deputados querem, antes de falar com os pré-candidatos emedebistas, ouvir o que o governador Carlos Moisés da Silva (sem partido) tem a dizer, no jantar marcado para hoje, às 19h, na Casa D’Agronômica. Questionado sobre o motivo de ter que ouvir o governador, a liderança mudou de assunto.

Já o líder da bancada, Valdir Cobalchini, a respeito da conversa com Dário, se limitou a dizer que em meio ao que chamou de tiroteio, não será possível conversar. Ele não colocou de forma clara, mas é óbvio que se referiu aos últimos acontecimentos, como a entrevista bombástica que o presidente estadual do partido, o deputado federal Celso Maldaner, me concedeu na Jovem Pan News de Florianópolis, e a reação do senador.

O fato é que a bancada segue fiel a Moisés, mas isso não quer dizer que se trata de um relacionamento sem mágoas. Outro parlamentar relatou que as movimentações do governador em direção ao Podemos, Progressistas e Republicanos, foram precipitadas. “Esses movimentos legitimam algumas partes a fazerem cobrança”, afirmou a fonte. Perguntei se “essas partes” são lideranças do MDB e a resposta foi que sim. “Estamos num relacionamento, fazemos parte do governo, damos sustentação”, disse.

Também questionei se a bancada, que tem sido tão fiel ao governador, deseja a sua filiação ao MDB. A resposta do parlamentar surpreendeu pelo pragmatismo, pois, segundo ele, a ida de Moisés para o MDB enfraqueceria, tanto o projeto de reeleição do governador, quanto ao de seu partido. “Umas três lideranças podem sair do partido. Imagina o segundo turno, no segundo turno estariam todos contra o MDB”, acredita a liderança.

Por fim, a fala em tom de recado, que a bancada e o Governo do Estado estão em um relacionamento e, que é preciso ter cuidado com as movimentações, afim de evitar desgastes. Além disso, a fonte lembrou que o MDB ocupa cargos estratégicos no governo, de modo que, ao chegar o momento de uma decisão, sobre ficar com o governo, ou de sair, nesta segunda hipótese, todos terão que se exonerar. “Não será uma decisão fisiológica, daquelas que sai alguns e ficam outros. Terá que sair todo mundo’, alertou.

O Jogo do Poder

Hoje eu recebo no programa O Jogo do Poder na Jovem Pan News de Florianópolis, 103,3 FM, o líder do Governo do Estado na Assembleia Legislativa, o deputado Zé Milton Scheffer (Progressistas). Falaremos sobre as movimentações de prefeitos e vices de seu partido, que pedem a filiação do governador, Carlos Moisés da Silva (sem partido), entre outros assuntos. Após, será a vez do vice-prefeito de São José, Michel Schlemper (MDB). Gestão do município, situação do MDB, entre outros temas. O programa inicia às 16h. Além de ouvir pelo rádio, você pode assistir acessando ao perfil Jovem Pan Floripa no Youtube, ou baixando o aplicativo da emissora.

Daniela no Patriota

A informação que chega é de que a vice-governadora, Daniela Reinehr (sem partido), está praticamente acertada com o Patriota. Conforme divulguei anteriormente, ela deve presidir o Patriota Mulher nacional, além de ter o comando do partido em Santa Catarina, mesmo que não seja de forma oficial. Daniela já teria confidenciado que trabalha para fortalecer o Patriota, ao ponto de lhe colocar em condição de disputar o Governo do Estado, porém, fontes dizem que a real intenção da vice, é disputar uma vaga à Assembleia Legislativa.

Pedrão no Podemos

O ex-vereador de Florianópolis, Pedro Silvestre, o Pedrão, está praticamente acertado com o Podemos. Ele é pré-candidato a deputado estadual, ou a federal. A ala do partido pró-Gean Loureiro (União Brasil), não aceitou muito bem a filiação, mesmo assim não haverá qualquer ruído na relação. Por outro lado, a cúpula comemora a provável filiação.

Programa habitacional

Após mais de uma década, o Governo do Estado voltará a ter um programa específico para combater o déficit habitacional em Santa Catarina. Trata-se do SC Mais Moradia, que será lançado hoje, pelo governador Carlos Moisés da Silva (sem partido). A solenidade ocorrerá no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, a partir das 14h45min. A ação faz parte do programa Gente Catarina, que tem por objetivo elevar o índice de desenvolvimento humano das 61 cidades com menor IDH do Estado. O Governo do Estado reservou um valor de R$ 70 milhões no orçamento do próximo ano, para o programa habitacional, que terá como foco as pessoas de baixa renda. Cada residência deve custar em torno de R$ 70 mil e será inteiramente custeada pelo Executivo. O programa contará ainda com a parceria das prefeituras, que serão responsáveis por ofertar os terrenos para as construções.

Dedos cruzados

Quem anda rezando forte é o pré-candidato do PSDB ao Governo do Estado, Gelson Merisio. Apoiador do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, nas prévias que definirão o pré-candidato tucano à Presidência da República, Merisio sabe que, se Leite vencer, a possibilidade da manutenção de seu nome para disputar a Casa D’Agronômica, ainda renderá uma luta. Agora, se o governador de São Paulo, João Dória, for o vencedor, Merisio será forçado a declinar, quem sabe para Vinícius Lummertz, um terceiro nome que aparecer, ou, até mesmo, para a participação do PSDB em uma chapa apontando o vice.

CPI das Máscaras

A vereadora Anna Carolina (PSDB) apresentou requerimento à CPI das Máscaras, na Câmara de Vereadores de Itajaí, para que sejam encaminhados relatórios com movimentações contábeis de compra direta de máscaras pela Prefeitura. Além disso, a parlamentar solicitou que o secretário municipal de Saúde, Emerson Duarte, preste depoimento à Comissão na próxima reunião. O empresário Lio Pereira Júnior também deve ser ouvido na próxima segunda-feira. Já o vereador Osmar Teixeira (SD), solicitou que a empresa 2 Azul Comércio e Serviços LTDA, encaminhe os anexos dos e-mails solicitados pela CPI. O parlamentar também apresentou requerimento para que a empresa Olimed, envie detalhes do orçamento requerido pela comissão. A próxima reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito está agendada para segunda-feira (25), às 14h. O encontro será transmitido pelo Facebook e Youtube da Câmara.

Nazismo

O Ministério Público de Santa Catarina ingressou com uma ação penal pela suposta prática do crime de fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo. A denúncia foi entregue à Justiça na tarde de ontem, pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Timbó e, ainda não foi recebida pelo Poder Judiciário.  Conforme o promotor de Justiça, Alexandre Daura Serratine, a pena estabelecida na lei para o crime, é a reclusão de dois a cinco anos e multa. O denunciado é dono de uma loja virtual.

Juntos pelo Bem

A Prefeitura de Chapecó lançou ontem a campanha “Juntos pelo Bem”, em prol dos animais. A ação consiste no recolhimento de tampinhas, que serão revertidas para ações do Núcleo de Atenção aos Pequenos Animais (NAPA) e, de meias, que serão revertidas para a Assistência Social, para confecção de cobertores. De acordo com a gerente de Resíduos Sólidos da Secretaria de Infraestrutura, Graciela Heckler, serão disponibilizados recipientes nos prédios públicos da Prefeitura, como secretarias e departamentos, além das 26 unidades de saúde. As 15 associações de catadores também vão recolher tampinhas que serão revertidas para um fundo do NAPA. A primeira-dama, Fabiana Rodrigues, disse que os recursos serão revertidos para atendimento de animais abandonados e de famílias ligadas às associações de catadores.

Floripa Te Espera

Hoje às 14h, no auditório do Sest Senat em Florianópolis, acontecerá o lançamento do Projeto “Floripa Te Espera”, uma parceria do Instituto de Geração de Oportunidades (Igeof), da Secretaria Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (Setur) e do Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat). O projeto tem por objetivo capacitar motoristas receptivos, taxistas, transporte coletivo urbano, escunas para que recebam bem o turista que chega à Capital.

Câncer de mama

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro De Nadal (MDB), presidirá uma sessão solene em homenagem aos 60 anos da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Santa Catarina. A solenidade acontecerá no município de Cunha Porã, no dia 15 de outubro, às 19h, no Esporte Clube Independente. A Rede foi criada em 6 de maio de 1961, na capital catarinense e hoje já possui sede em 67 municípios, atendendo de forma voluntária, principalmente na prevenção do câncer de mama, com encaminhamento para mamografia e colo uterino com coleta do exame preventivo.

Código Florestal

Em ofício enviado aos deputados federais de Santa Catarina, a Federação das Indústrias (FIESC) defende que os parlamentares rejeitem as alterações aprovadas pelo Senado no Projeto de Lei que, determina distância mínima para construir às margens de cursos d’água em áreas urbanas consolidadas. O projeto voltará para a Câmara dos Deputados para análise das emendas feitas pelos senadores. Para a FIESC, o projeto original, aprovado na Câmara em agosto, corrigia uma distorção grave decorrente da aplicação do Código Florestal em áreas urbanas e que inviabilizava grande parte das cidades.

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta