O Ministério Público Federal (MPF), juntamente com a Polícia Federal (PF), deflagrou hoje a 3ª fase da Operação Alcatraz, intitulada Operação Obstrução, visando à repressão de organização criminosa envolvida na prática de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

O ex-secretário-adjunto de Estado da Administração, Nelson Nappi Júnior, foi alvo de um mandado de prisão preventiva. Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos em Florianópolis e São José, quando foram apreendidos bens, documentos e equipamentos eletrônicos.

Durante as investigações, constatou-se que, apesar de preso desde a primeira fase da operação, Nappi Júnior, com auxílio de sua esposa, Cristiane Branco Nappi, teria quitado, de forma suspeita, despesas elevadas em espécie e mediante utilização de cheque de terceiro, bem como teria ocultado a propriedade de veículo através de registro em nome de seu pai.

De acordo com o Ministério Público Federal, em razão de exames periciais realizados em aparelhos telefônicos apreendidos, foram localizadas conversas que demonstram que os investigados contavam com o auxílio externo para busca de valores com terceiros para quitação de dívidas, inclusive praticando atos de constrangimento na tentativa de levantamento de valores.

Os investigados poderão responder, dentre outros, por crimes previstos na Lei de Lavagem de Dinheiro e na Lei de Organizações Criminosas.