Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta  

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Em entrevista ao SC News da Jovem Pan News de Florianópolis, 103,3 FM, ontem à tarde, o deputado estadual Ivan Naatz (PL) reafirmou o que disse na sessão da Assembleia Legislativa. Segundo ele, há uma facção criminosa atuando no Instituto do Meio Ambiente do Estado, com ligação com integrante da Câmara de Vereadores da capital. Questionado, Naatz disse que não falaria em nomes por causa do sigilo das investigações, mas citou que alguns dos supostos alvos são ligados ao MDB.

A fala do parlamentar gerou fortes reações de alguns vereadores que pediram para não ter o nome divulgado. Em resposta às afirmações, chamaram Naatz de irresponsável e o desafiaram a apontar nomes, além de provar as suspeitas que levantou. “O deputado precisa ter mais respeito. Não pode fazer afirmações levianas sem prova. Ele colocou toda a Câmara sob suspeita”, afirmou um vereador.

Outro integrante do Legislativo da capital foi além, questionando como que Naatz teve acesso a informações que supostamente estão sob sigilo. Para o vereador, o deputado é que deve esclarecimento público. “Essa é uma violação grave. Ele coloca sob suspeita pessoas sérias, sem nenhuma prova e sem qualquer comprovação tenta manchar a imagem da Câmara. Ele terá que responder por isso”, destacou.

Também foi observado pelos vereadores, que foi mencionado o MDB, partido que não tem assento na Câmara. Eles entendem que o deputado foi induzido ao erro. “Primeiro ele diz que alguém que trabalhou no IMA e, que hoje está na Câmara, está sendo investigado. Depois aponta o MDB, mas não tem vereador do MDB, o que torna frágil a acusação”, completou.

Naatz conseguiu aprovar a convocação da delegada responsável pelo caso, Beatriz Ribas, para explicar o motivo de ter saído das investigações. “A história do IMA não é desse governo, governos passados também, é de muita mancha, foi muita gente presa”, afirmou o deputado durante a entrevista.

Surpresa

Katumi se mostrou surpreso com a fala de Naatz

Ontem o presidente da Câmara de Vereadores de Florianópolis, Roberto Katumi (PSD), reagiu às informações divulgadas pela coluna sobre a fala do deputado estadual, Ivan Naatz (PL), na sessão de terça-feira na Assembleia Legislativa. Katumi se disse surpreso e informou que conversaria com outros vereadores. A tarde a sua assessoria disse que não haveria reunião e que, a Câmara não tem conhecimento do teor das acusações feitas por Naatz.

IMA se pronuncia

“Em relação ao comentário sobre o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina – IMA/SC compartilhado pelo Deputado Ivan Naatz, o presidente do Instituto, Daniel Vinicius Neto, esclarece: O IMA é um órgão estritamente executivo e que atende necessariamente às resoluções dos conselhos de meio ambiente e normas vigentes atuando irrefutavelmente dentro dos princípios da legalidade e moralidade administrativa.

As acusações perpetradas pelo parlamentar são desprovidas de qualquer fundamento ou veracidade, tendo este Instituto sempre se colocado à disposição das Policias Civil e Federal e demais órgãos de controle para auxiliar em eventuais investigações em andamento, inclusive visando a punição administrativa de agentes públicos que descumpram as leis vigentes em nosso ordenamento jurídico.

A presidência do IMA refuta com veemência qualquer insinuação de irregularidade ou prática criminosa cometida por seus servidores desprovidas de provas” – Instituto do Meio Ambiente

Dário reage

O senador Dário Berger (MDB) reagiu com contundência ao abre da coluna de ontem, onde mencionei a conversa que tive com algumas lideranças próximas ao prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli (MDB). Eles voltaram a afirmar que houve um acordo com Dário, para que Antídio fosse o candidato emedebista ao Governo do Estado. O senador enviou a seguinte nota: “Prezado Marcelo. Pra começar quero te dizer que não costumo discutir o mesmo assunto duas vezes: De minha parte esta questão das candidaturas majoritárias no MDB, não existe absolutamente nenhuma guerra de versão. Como já me pronunciei, o entendimento nunca chegou perto de existir, nunca existiu e pelo comportamento dos meus concorrentes dificilmente vai acontecer. Essas lideranças mencionadas, próximas ao prefeito de Jaraguá do Sul que afirmam que houve um acordo não passam de pessoas desqualificadas, sem caráter e sem moral. Tenho muita curiosidade de saber o nome dessas pessoas, se é que posso chamá-las de pessoas. Não sei se são mentecaptos, beócios, energúmenos, imbecis ou ingênuos. São mentirosos e propagadores de “FakeNews”, “notícias falsas”.  Gostaria muito de saber quem são esses cretinos, mau caráter”, escreveu o senador.

Foi além

Após o envio da nota, troquei mensagem com o senador Dário Berger (MDB). Ele chegou a questionar qual seria a razão para abrir mão da vaga de candidato do partido ao Governo do Estado, para o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli. “Eles são cretinos, não se enxergam, não tem deconfiômetro. Ele (Antídio) não tem apoio de praticamente ninguém das lideranças políticas do MDB. Porque não dão as caras? Se escondem no anonimato para criar conflitos. Não vou abrir para esses desqualificados. O MDB vai ter que me dizer que não me quer como candidato”, disse Dário. Questionado se os três pré-candidatos do partido podem chegar a um acordo, o senador foi categórico ao afirmar que, não quer mais conversa e que a decisão será no prazo legal, ou seja, nas prévias marcadas para fevereiro do próximo ano. “Eu tenho o apoio de 90% das principais lideranças. No momento certo o partido vai ter que decidir. To cansado desses diálogos apequenados, não me presto a isto. SC merece mais (sic) ”, escreveu.

Urnas eletrônicas

Ontem um dos assuntos do programa O Jogo do Poder na Jovem Pan News de Florianópolis, 103,3 FM, foi a segurança das urnas eletrônicas. O entrevistado foi Ramicés dos Santos, membro do Comitê Internacional da Ec-council. Ele é um dos maiores especialistas em segurança cibernética do país e, professor com mais de 20 anos na área de segurança e tecnologia. Confira:

https://youtu.be/RSsWMiJPTxw?t=196

PSD e ICMS

Também entrevistei ontem no O Jogo do Poder da Jovem Pan News de Florianópolis, o deputado estadual, Milton Hobus (PSD). Presidente do PSD no estado, ele falou do planejamento do partido para as eleições, além da questão do ICMS do combustível e das bebidas quentes e alimentos, que afetam o setor de entretenimento. Confira:

https://youtu.be/RSsWMiJPTxw?t=2119

Hoje na Pan News

Hoje no programa O Jogo do Poder na Jovem Pan News de Florianópolis eu recebo a deputada estadual, Ana Paula da Silva, a Paulinha (sem partido). Falaremos do apoio suprapartidário de prefeitos da região da AMFRI, ao governador Carlos Moisés da Silva (sem partido). Paulinha é a articuladora do movimento. Após, será a vez do ex-governador, Eduardo Pinho Moreira (MDB). O programa vai ao ar às 16h. Você pode ouvir pelo rádio no 103,3 FM, ou assistir pelo Youtube no perfil da Jovem Pan Floripa.

União Brasil 44

Ontem foi aprovada a fusão do Democratas e PSL, dando à luz ao União Brasil, com o número 44. Aqui em Santa Catarina a presidência estadual ficará com o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, ou com o deputado federal, Fábio Schiochet. Eles devem ter mais uma conversa nos próximos dias. De certo, é que Loureiro é o pré-candidato ao Governo do Estado. O União nasce com a maior bancada da Câmara Federal, com 80 deputados, além de oito senadores. Se Rodrigo Pacheco não for para o PSD, o partido inicia com o comando do Senado. Cerca de R$ 5,7 bilhões de Fundo Eleitoral será repassado ao União. Mesmo assim, o novo partido nasce pequeno em Santa Catarina, mas com grande potencial de atração de lideranças, pois o que não faltará é dinheiro em caixa.

Novos vereadores

O Tribunal Regional Eleitoral refez os cálculos ontem e confirmou os nomes de Amauri dos Projetos (PSL), Neri Amaral (DEM) e Jumeri Zanetti (PT), como os novos vereadores de São José, no lugar dos três vereadores do MDB que tiveram os seus votos anulados. A presidente da Câmara, Meri Hang (PSD), aguarda a ordem de posse do TRE para fazer a leitura em plenário. A próxima sessão acontecerá somente na quarta-feira da semana que vem, é possível que os novos vereadores somente venham a assumir após o dia 15. Com a fusão do PSL e DEM, o novo partido União Brasil terá a segunda maior bancada. Isso porque Constâncio Neto (DEM) e Romeu Vieira (PSL), se juntarão a Neri e Amauri. A maior bancada é do PSD com seis vereadores.

Moisés no Oeste

O governador Carlos Moisés da Silva (sem partido) estará em Chapecó hoje à noite, para um ato de repasses para uma série de instituições especializadas em educação especial do Oeste catarinense. A previsão é que mais de 30 municípios sejam agraciados com a entrega de valores. A solenidade está prevista para acontecer no Centro de Cultura e Eventos Plinio Arlindo de Nes, a partir das 18h30.

Região Metropolitana

Na tarde de ontem a Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, aprovou o projeto de lei complementar que cria as regiões metropolitanas de Joinville, Jaraguá do Sul e do Planalto Norte Catarinense. A matéria teve como relatora, a deputada Marlene Fengler (PSD). A reunião contou com a presença do vereador de Joinville, Lucas Souza (PDT), que preside a Comissão Especial da Região Metropolitana na Câmara Municipal. Ele enalteceu a importância do projeto para o desenvolvimento da região Norte e, para a integração e solução dos problemas de mobilidade, saneamento, transporte e infraestrutura.

Mais Simples

Santa Catarina já possui 36 municípios integrados ao SC Bem Mais Simples, programa do Governo do Estado que simplifica a abertura de novos negócios. O sistema é totalmente integrado com os órgãos de licenciamento e facilita a vida do empreendedor catarinense. Segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon, outros 68 municípios já aderiram à lei estadual, restando apenas a implementação. O SC Bem Mais Simples funciona por meio do Enquadramento Empresarial Simplificado. Desta forma, os estabelecimentos com baixo potencial poluidor, baixo risco sanitário e pouca complexidade, podem ser abertos de forma mais simples e ágil.

Primeira indígena

A Câmara de Vereadores de Chapecó, empossou ontem a primeira mulher indígena da história do município. A suplente de vereadora, Iara Campolin (PT), ocupará uma vaga no legislativo pelo período de 45 dias, no lugar do vereador Valdir Carvalho (PT), que se licenciou do cargo. A ideia de Iara é de promover e dar visibilidade às temáticas relacionadas às necessidades das comunidades indígenas locais. Entre os pedidos que a vereadora pretende levar ao plenário, está a criação de um espaço específico na área central da cidade para desenvolver a cultura.

Disputa na OAB 1

A advogada Vívian De Gann, do Movimento “OAB com a sua cara”, foi anunciada ontem como a primeira mulher pré-candidata à Presidência da OAB/SC. Natural de Florianópolis, Vívian tem 37 anos, advoga na área trabalhista e é vice-presidente da Comissão Estadual de Integridade e Governança da Seccional catarinense. O lançamento foi feito pela internet e contou com a participação de lideranças de diversas subseções, e também do ex-presidente Tullo Cavallazzi Filho, um dos principais apoiadores do movimento.

Disputa na OAB 2

A candidatura da advogada, Cláudia Prudêncio, atual presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAASC), ao comando da OAB/SC, deve ser confirmada hoje, quando também deverá ser referendado o nome do atual presidente da Seccional catarinense, Rafael Horn, como integrante da chapa que disputará as eleições da OAB Nacional, em janeiro de 2022. Horn, que deverá concorrer a conselheiro federal por Santa Catarina, passando depois a compor a diretoria da chapa nacional, poderá quebrar um jejum de 30 anos sem participação de um advogado catarinense, no principal órgão diretivo da advocacia brasileira.

Refis

O senador catarinense Jorginho Mello (PL), presidente da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa no Congresso Nacional, cobrou da Câmara dos Deputados a votação do projeto de lei que, institui o Programa em Longo Prazo de Renegociação (RELP) das MPEs de débitos com a Fazenda Nacional, para os pequenos negócios. A ideia do senador que é o autor da proposta, é possibilitar o parcelamento dos débitos em até 12 anos, podendo reduzir os juros em até 75%. A contrapartida é a impossibilidade de renegociação em 10 anos para o empreendedor que aderir.

AGIR 36

O Partido Trabalhista Cristão (PTC), agora é oficialmente AGIR 36. Com o nome inspirado no partido francês, AGIR – La Droite Constructive, ou, a Direita Construtiva, a agremiação no Brasil nasce com representação em 16 estados e busca lideranças em Santa Catarina. Para chamar a atenção, o AGIR tenta filiar alguns nomes conhecidos, por isso, ontem o presidente nacional, Daniel Tourinho, visitou o general, Carlos Santos Cruz, que foi ministro-chefe da Secretaria de Governo do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Tourinho colocou o AGIR à disposição de Santos Cruz, para concorrer no próximo ano à Presidência, ou a uma vaga ao Congresso Nacional. Tourinho trabalha para evitar as punições da clausula de barreira e já conta com a filiação de alguns deputados quando abrir a janela.

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta