...
Alesc Carlos Moisés da Silva Dário Berger Gean Loureiro Gelson Merisio Impeachment Jair Bolsonaro Jorginho Mello

Polêmica no PSDB; MDB dividido e Paulo Guedes em SC entre outros destaques

Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta  

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

As lideranças do MDB estadual ainda tentam entender tudo o que ocorreu nesta semana. O fato é que o partido segue dividido na discussão entre lançar um nome próprio, ou apoiar o governador Carlos Moisés da Silva (sem partido).

Na leitura feita por uma fonte, o anúncio de que teria havido um acordo e que, o senador Dário Berger declinaria para o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, seguido da negativa do senador, deixou o partido em uma situação constrangedora. “O Antídio e o Celso foram precipitados”, me disse.

Outro ponto de destaque da conversa, é que, tanto os prefeitos do MDB, quanto os deputados estaduais, querem que o partido esteja com Moisés, inclusive na eleição. “Não tem como ficar contra. Obras históricas, atendendo aos deputados e suas bases”, relatou a fonte, destacando que todos estão sendo atendidos.   

A explicação que recebi, é que mesmo o MDB tendo candidato ao Governo do Estado, para uma ala o fortalecimento da bancada na Alesc é a prioridade para os projetos de reeleição dos deputados.

Debate na Pan News

Hoje a partir as 16h, Maria Helena, Maga Stopassoli e eu, Marcelo Lula, debateremos as principais pautas da política catarinense. Nos ouça pela Jovem Pan News de Florianópolis 103,3 FM, ou assista acessando o perfil Jovem Pan Floripa no Youtube.

Polêmica no PSDB

Ontem o ex-senador Paulo Bauer cobrou explicações sobre uma lista anunciada pelo deputado estadual, Marcos Vieira, durante o encontro em Florianópolis com Eduardo Leite. Em seu discurso o parlamentar anunciou que 65% do diretório tucano no estado, apoia o governador do Rio Grande do Sul. Ao tomar conhecimento, Bauer reagiu e com o apoio de Vinicius Lummertz e Cromácio da Rosa, solicitou a Vieira que lhe fosse encaminhado até às 18h de ontem, a lista com os nomes e assinaturas que foram apresentadas durante o ato com Leite. “Diante do fato, solicito que me encaminhe, ainda nesta tarde, a lista de nomes e assinaturas que apresentou ontem, se julgar que a mesma não precise ser mantida em segredo”, escreveu Bauer, no grupo do diretório do PSDB estadual. A informação até o final da noite de ontem, é que a lista não havia sido apresentada. Na foto, o momento em que Vieira faz a afirmação do percentual de apoiadores.

Críticas

O ex-senador Paulo Bauer foi além, ao criticar a postura do deputado estadual, Marcos Vieira. Segundo Bauer, a afirmação feita pelo deputado demonstra que o partido não precisa mais se reunir. “Não precisa mais de reuniões, de debates e discussões, de votações livres e democráticas. Basta um “abaixo assinado” organizado por quem emite suas opiniões e vontades “silenciosamente” para que a deliberação se torne pública, válida e incontestável”, afirmou. Troquei mensagem com Bauer que negou qualquer problema. Ele disse que apenas deseja saber quem decidiu apoiar o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Liguei para Vieira, porém, ele não atendeu.

Apoio ainda maior

Ontem recebi a ligação de, Catarina Paladini, ex-secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, que atualmente se dedica a pré-campanha do governador Eduardo Leite à Presidência da República. Paladini disse que Leite saiu animado do encontro de Florianópolis e, destacou que ao final do evento, foi anunciado que mais de 70% do diretório tucano de Santa Catarina aderiu a Eduardo Leite.

A renúncia de Fabrício

O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (Podemos), renunciará ao cargo no dia 31 de março do próximo ano. O anúncio foi feito pelo deputado federal, Rodrigo Coelho (Podemos), durante a entrevista que me concedeu no dia de ontem, no programa O Jogo do Poder da Jovem Pan News de Florianópolis, 103,3 FM. Oliveira que está em Dubai, para apresentar a possíveis investidores internacionais as potencialidades do município, é o pré-candidato do Podemos ao Governo do Estado.

Cassação em São José

No próximo dia 6 de outubro, a partir das 14h45, acontece uma audiência pública no TRE para definir quais os suplentes que assumirão vagas na Câmara de Vereadores de São José, dada a cassação da chapa proporcional do MDB, após o partido ter sido condenado pelo uso de candidata laranja. Alini Castro, Alexandre Cidade e Sanderson de Jesus tentaram mais um recurso, mas não obtiveram êxito. Antes mesmo da recontagem, já é possível saber que assumem os suplentes Amauri dos Projetos (PSL), Neri Amaral (DEM) e Jumeri Zanetti (PT).

UB 44

Muito embora o nome BEM, de Brasil em Movimento, fosse do agrado das lideranças do DEM e do PSL, o nome do novo partido, fruto da fusão, será União Brasil e, o número será o 44. No próximo dia 6 acontece a convenção em conjunto e no dia 7 vai o documento para o TSE.

Paulo Guedes em SC

O ministro da Fazenda, Paulo Guedes, acompanhado da ministra chefe da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, participa hoje às 14h30 de um evento na Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). Será assinado um Protocolo de Intenções com a Prefeitura de Florianópolis para revitalização da Baía Sul e, um Acordo de Cooperação que atende a uma pauta histórica do município de Joinville para regularização fundiária da área da Vigorelli. O evento também contará com a entrega de 101 veículos a 80 municípios, através do Ministério da Cidadania.

Coelho na Pan News

Ontem entrevistei no programa o Jogo o Poder na Jovem Pan News de Florianópolis, 103,3 FM, o deputado federal, Rodrigo Coelho (Podemos). Em pauta, a Reforma Tributária, o cenário político, a possível ida de Sérgio Moro para o partido e o projeto estadual. Confira:

Entrevista com Topázio

O vice-prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (Republicanos), também me concedeu no dia de ontem, entrevista na Jovem Pan News. Falamos sobre questões de infraestrutura, mobilidade urbana, política, eleição do próximo ano entre outros assuntos. Confira:

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta