Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta  

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

A semana promete ser movimentada no ninho tucano estadual. Amanhã a executiva ampliada do PSDB se reúne em Florianópolis, para mais uma vez discutir o posicionamento do partido em relação prévias, que indicarão o candidato à Presidência da República.

Apesar de Arthur Virgílio e o senador Tasso Jereissati estarem inscritos para as prévias, o fato é que a definição ficará entre os governadores Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, e João Dória de São Paulo, o que tem provocado uma forte disputa no PSDB catarinense. Segundo fontes do partido, o entendimento do grupo ligado ao pré-candidato ao Governo do Estado, Gelson Merisio, e, ao deputado estadual, Marcos Vieira, é que se Leite vencer as prévias, será essa ala que tomará as rédeas do início ao fim do processo eleitoral.

Já por outro lado, se Dória for o vencedor, fortalece o grupo ligado a Vinicius Lummertz e às lideranças de Joinville, que terão o poder nas mãos para coordenar a campanha no estado, o que também resultará em uma maior influência nos rumos dos peessedebistas na eleição estadual.

Na semana passada conforme divulguei, uma movimentação para causar um fechamento de questão pró-Leite, orquestrada por Merisio e o deputado federal por Minas Gerais, Aécio Neves, que está morando em Florianópolis, foi barrada pela ala Dorista, que procurou a presidente estadual, Geovânia de Sá. Ela mesma me falou que o partido não deverá fechar com nenhum dos dois pré-candidatos, já que há uma forte divisão no ninho. Ontem ela voltou a afirmar que não haverá imposição.

O fato é que a ala pró-Eduardo Leite não irá desistir. Nesta quarta-feira (29) o governador gaúcho pousará no aeroporto Hercílio Luz com a esperança de que terá mais um estado fechado com ele. O encontro que terá início às 17h30, no Trompowsky Corporate, promete reunir um grande número de tucanos e apoiadores. Por isso mesmo, que uma fonte adiantou que usando o exemplo do partido no Paraná que, anunciou apoio ao governador do Rio Grande do Sul, lideranças a favor do gaúcho tentarão forçar uma definição. “Se isso não acontecer, poderemos ter problema no partido”, afirmou.

Já uma fonte pró-Dória, me disse que um fechamento é praticamente impossível, já que todos os filiados poderão votar, além de que o voto é secreto e livre. “Não tem como controlar. O pensamento de algumas lideranças não condiz com todos os filiados”, relatou.

O Jogo do Poder

Hoje a partir das 16h, você acompanha mais um debate no O Jogo do Poder da Jovem Pan News de Florianópolis, 103,3 FM. Maria Helena, Maga Stopassoli e eu, Marcelo Lula, debateremos as principais pautas da política catarinense. Você também pode assistir no perfil da Jovem Pan Floripa no Youtube. Antes, a partir das 15h, eu apresento junto com Emanuel Soares, o SC News. E para o público do Oeste, às 12h40 eu comento os principais acontecimentos da política catarinense na Condá FM.

Futuro de Moisés

Uma liderança do Republicanos me disse que o presidente nacional do partido, o deputado federal, pastor Marcos Pereira, não garantiu que o governador, Carlos Moisés da Silva (sem partido), irá se filiar à agremiação. Pereira teria conversado com o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), o que pode desenhar um outro alinhamento. “Ele prefere a garantia de que o partido terá o prefeito de Florianópolis por dois anos e nove meses, do que a garantia dos nove meses de Moisés, sem saber ao certo o que acontecerá no futuro”, relatou. No caso, a fonte se refere a um possível mandato de Topázio Neto (Republicanos), que assumirá caso Gean realmente dispute ao Governo do Estado.

Sopelsa agradecido

Moacir Sopelsa será o presidente da Alesc em 2022.

Quem aguarda a chegada do próximo ano é o deputado estadual, Moacir Sopelsa (MDB). Por força de um acordo, ele assumirá a presidência da Assembleia Legislativa no lugar de Mauro De Nadal (MDB), que renunciará no retorno do recesso. Sopelsa se disse agradecido, tanto a De Nadal, quanto a bancada emedebista e a deputados de outros partidos. Em especial, ele também destaca o deputado Júlio Garcia (PSD), o qual, segundo Sopelsa, foi importante para o processo. “Farei o possível para valorizar a todos, todos os parlamentares merecem o nosso respeito e atenção. Faremos um mandato participativo, respeitando as diferenças de ideias e ideologias”, afirmou.

Direita discute o seu projeto

Os partidos de direita de Santa Catarina se organizam para a eleição do próximo ano. O PTB receberá entre fevereiro e março, Ana Caroline Campagnolo, Jessé Lopes e Felipe Estevão. Conforme adiantei há alguns meses, os parlamentares já colocaram na executiva estadual seus nomes de confiança. A ideia é dar sustentação ao projeto ao Senado, do deputado estadual Kennedy Nunes, mas, tem um, porém. A possível pré-candidatura do empresário Luciano Hang a senador, poderá mudar o projeto de Nunes, que disputaria a vice do senador Jorginho Mello (PL), ou até mesmo, como candidato a deputado federal.

E o PL?

O Partido Liberal conforme divulguei na sexta-feira, poderá receber o deputado federal, Daniel Freitas (PSL). A conversa em Brasília entre o parlamentar e o senador Jorginho Mello, que contou também com a presença do deputado estadual, Ivan Naatz (PL), como testemunha, teve um importante avanço. A questão é que, Freitas se filiando, o que será feito em relação a Julia Zanatta (PL), que é pré-candidata a federal pela mesma região?! Mais um ingrediente deve causar mais discussão em torno da situação de Júlia. É que a deputada federal, Caroline de Toni (PSL), que também vai à reeleição, está com um pé no partido de Jorginho e outro no PTB. Neste caso, pode ser que sobre para Júlia, que tem sido incentivada pela família Bolsonaro a disputar, tentar uma vaga à Assembleia Legislativa.

Encontro pessedista

A colega Maga Stopassoli em seu site, relata o encontro em comemoração aos 10 anos do PSD de Urussanga. O vice-prefeito de Criciúma, Ricardo Fabris (PSD), creditou ao deputado estadual, Júlio Garcia (PSD), a aprovação de projetos engavetados na Assembleia Legislativa, além da viabilização de verbas importantes para a região Sul. “Seria um erro do partido se o deputado Júlio Garcia não permanecer onde ele está. A nossa maior liderança na região Sul a partir da eleição do ano que vem, o que vai movimentar o Sul na política é Júlio Garcia e Ricardo Guidi”, afirmou. Já em seu discurso, Garcia anunciou que, Fabris é pré-candidato a deputado estadual.

Único dos pré-candidatos

Também de acordo com a colega, Maga Stopassoli, dos pré-candidatos ao Governo do Estado pelo PSD, apenas o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, participou do evento em Urussanga. O ex-governador Raimundo Colombo, e o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, não compareceram.

Moisés no Oeste

O governador Carlos Moisés da Silva (sem partido) encerrou o seu roteiro de três dias pelo Oeste, na tarde de sábado (25), com um saldo de aproximadamente R$ 710 milhões em investimentos e entregas para 81 municípios da região. O valor é destinado para infraestrutura, saúde, energia elétrica, agricultura, educação especial, combate à estiagem, além de repasses diretos para as prefeituras. Moisés rodou por 12 cidades de médio e pequeno porte e, destacou que os investimentos ocorrem independentemente do tamanho ou local do município.

De olho na Alesc

O repórter Sérgio Guimarães, que disputou a eleição à Prefeitura de Palhoça, tendo recebido 12.364 votos, é pré-candidato a deputado estadual. Com mais de meio milhão de seguidores nas redes sociais, Sérgio tem apostado em uma comunicação voltada ao comunitário e ao social. Ele disputará pelo PL com a bênção do senador, Jorginho Mello.

Eleição da OAB

Advogados e advogadas de todas as regiões do estado se reuniram em Florianópolis, para lançar o movimento “OAB com a sua cara” e, defender uma Ordem mais plural, sem personalismos, com maior participação das mulheres, dos jovens e que valorize os pequenos escritórios. Agora o movimento começa a percorrer o interior, divulgando suas bandeiras e mobilizando sua base para as eleições de novembro. Tullo Cavallazzi Filho que apareceu como um possível candidato, anunciou que não disputará, pois, segundo ele, é hora de a seccional ser conduzida por uma mulher. “As demandas de ontem já não são as mesmas de hoje. Não podemos deixar a OAB cair na mesmice e por isso estou apoiando este projeto”, destacou.

Processo arquivado

Uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, manteve o reconhecimento ao arquivamento do processo da retroescavadeira de Pinhalzinho, contra o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD). Barroso negou o prosseguimento de um recurso do Ministério Público Federal, encerrando o processo que chegou a levar Rodrigues para a prisão, quando já havia o questionamento a respeito da prescrição. A defesa de Rodrigues foi conduzida pelo advogado, Marlon Bertol. Vale lembrar que por causa da ação, Rodrigues cumpriu pena em regime fechado, além de ter sido impedido de cumprir o mandato de deputado federal.

Resultado das eleições

Proposta pelo senador, Esperidião Amin (Progressistas), o Senado realiza hoje uma sessão de debate temático sobre a competência legal dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), para apurar os resultados das eleições para governador, vice-governador, senador, deputado federal e estadual. Também será debatida a proposta de alteração da sistemática de totalização, que prevê a centralização da apuração pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. A sessão será realizada às 10h, no Plenário virtual do Senado. Foram convidados para o debate o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso; o procurador-Geral da República, Augusto Aras; o presidente do TRE de Santa Catarina, desembargador Fernando Carioni; o diretor geral da Polícia Federal, Paulo Maiurino; entre outros presidentes de TREs.

Reabilitação em Chapecó

Com a participação do secretário estadual de Saúde, André Motta Ribeiro, e do município, coronel Luiz Balsan, a Câmara de Vereadores de Chapecó promoveu uma Reunião de Trabalho, para discutir a implantação de um Centro de Reabilitação Físico e Intelectual no município. A proposição foi da vereadora Marcilei Vignatti (PSB). O pedido é para que Chapecó e região contem com um centro especializado em reabilitação que ofereça em só lugar, serviços multiprofissionais compostos por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas, ocupacionais, psicólogos habilitados e capazes de atender essa demanda. As regiões Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis já oferecem esses serviços. “A região precisa assumir seu papel e se organizar. Depois disso, o estado será parceiro em dar prosseguimento no acesso aos serviços”, disse Motta Ribeiro.

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta