Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta  

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Ontem durante o seu roteiro pelo Oeste, o governador Carlos Moisés da Silva (sem partido) recebeu dois convites para se filiar. O interessante é que foram de partidos antagônicos e, que já o haviam convidado através de lideranças como o deputado federal, Celso Maldaner, e o senador Esperidião Amin.

Ao meio dia, em Abelardo Luz, o prefeito Nerci Santin pegou o microfone para convidar Moisés a se filiar ao MDB. No final da tarde, o prefeito de Nova Erechim, Ditcho Ferla, também não perdeu a oportunidade e convidou o governador para se filiar ao Progressistas. Sem partido, Moisés ainda não definiu a legenda, mas para algumas pessoas revelou que pode anunciar nas próximas semanas.

O fato é que nos bastidores é dito que o prazo de Moisés para tomar uma decisão seria até novembro, mais possivelmente em outubro, quando decidirá para qual partido irá. O mais provável neste momento é o Republicanos do deputado estadual, Sérgio Motta, e do vice-prefeito de Florianópolis, Topázio Neto. O partido elegeu apenas dois prefeitos na eleição do ano passado, sendo Edson Wolinger de Ponte Alta, e Aldair Biasiolo, o Bitinha, de Tangará, além de contar com poucos vereadores.

Caso confirme a filiação, o comando partidário poderá ficar com o coronel Márcio Ferreira, ou com o também coronel, Jorge Eduardo Tasca, atual secretário de Estado da Administração. Ambos gozam da total confiança de Moisés. Outro que também é muito próximo ao governador, é o chefe da Casa Civil, Eron Giordani, porém, o papel dele no processo poderá ser outro.

O “Moisés 2.0” é outro, totalmente diferente do “Comandante Moisés” das falas genéricas e sem o mínimo conhecimento de como funcionava o Estado. Na entrevista que me concedeu nesta semana no Jogo do Poder da Jovem Pan News de Florianópolis, notei um governador com posicionamento firme, com o domínio dos assuntos abordados e com uma visão do que ainda é necessário fazer. Se fará, aí é outro papo. Além disso, ele também precisa superar definitivamente o “Caso Veigamed”, recuperando os valores em sua integralidade e torcendo para que os verdadeiros culpados sejam punidos com todo o rigor da lei.

Voltando à questão partidária, é necessário lembrar que o Republicanos é uma pequena agremiação, o que exigirá muito mais de Moisés e, de quem estiver em seu projeto. Falta ter um grande número de prefeitos, vices e vereadores, verdadeiros cabos eleitorais, para dar uma musculatura real ao processo de reeleição do governador, até porque, uma eleição não se faz apenas com bons resultados, a estrutura é fundamental.

Defesa

De Nadal elogiou Moisés

Chamou a atenção os pronunciamentos no Oeste dos deputados Mauro De Nadal e Valdir Cobalchini, ambos do MDB, destacando a importância da parceria da bancada com o governador Carlos Moisés da Silva (sem partido). “Hoje nós vivemos num clima como vocês viram e, o governo funciona. Tem uma grande equipe e uma base sólida”, afirmou Cobalchini.

Sr. Romualdo

O senhor Romualdo vendia cocada no terminal rodoviário de Joinville. Ele não cometeu nenhum crime, mas teve confiscada a cesta de doces que servia para ganhar dinheiro que, o permitia levar comida para casa. Como se não bastasse, ele ainda terá que pagar R$ 1.600 de multa ao município. Imagino que por mês, o Sr. Romualdo não deve ganhar nem o valor da multa, mas a falta de empatia se sobrepôs, pois faltou humanismo, inteligência e bom senso aos fiscais. Não falo aqui de fechar os olhos, seria prevaricação, mas poderiam ter orientado, ou melhor, poderiam ter encaminhado o Sr. Romualdo para tirar a licença que nesses casos, poderia ser gratuita, para que ele voltasse a trabalhar de forma legalizada. O Sr. Romualdo não está ali por vontade, está ali para garantir que a barriga de seus familiares e até a dele própria, não durma vazia.

Entrevista de Décio

Ontem entrevistei na Jovem Pan News de Florianópolis o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, Décio Lima, que também é pré-candidato ao Governo do Estado. Lima deixou claro que acima de tudo está o projeto de eleger Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República. Para ele, o “Lulismo” é maior do que o próprio “petismo”. Lima destaca que segundo as pesquisas, Lula irá para o segundo turno e, que em Santa Catarina em alguns cenários ele já chega a 25%, e até 30%, situação que poderá levar o PT a também disputar o segundo turno no pleito estadual. Décio Lima entende que o Estado não pode conviver com os abismos sociais e, que faça ações em benefício dos microempreendedores, além de lançar políticas sociais.

Colombo de olho na Agronômica

O ex-governador Raimundo Colombo (PSD) também foi meu entrevistado ontem à tarde na Jovem Pan News de Florianópolis. Questionei o que o faz querer disputar novamente. Colombo disse que se trata de uma missão em um período em que a sociedade passa por grandes desafios. Ele destacou que deseja ajudar e, que não poderia se acomodar. Colombo criticou o governo de Carlos Moisés da Silva (sem partido), dizendo que enquanto o Estado enche o seu caixa, o bolso das pessoas está vazio, ao apontar que está havendo aumento de impostos em um momento de grave crise econômica. Para o ex-governador, é preciso baixar impostos para ajudar a reduzir os custos para a população.

Movimentação travada

Uma ala do PSDB catarinense liderada pelo pré-candidato ao Governo do Estado, Gelson Merisio, e pelo deputado federal mineiro, Aécio Neves, junto a tucanos do Rio Grande do Sul, tentaram se articular para um fechamento de questão pró-Eduardo Leite, para as prévias que definirá o candidato tucano à Presidência da República. As movimentações visavam a reunião da executiva ampliada que acontecerá na próxima quarta-feira, às 17h30, porém, lideranças tucanas do Norte do estado perceberam a movimentação e procuraram a deputada federal, Geovânia de Sá, presidente estadual do PSDB. “Eles estão tentando criar um apoio fake, pois tem no partido apoiadores de João Dória e do Leite. Eles querem rachar o partido para gerar notícia que de fato, seria um factoide”, afirmou uma fonte “Dorista”.

Geovânia nega o fechamento

Troquei mensagem com a presidente estadual do PSDB, a deputada federal Geovânia de Sá. Ela me disse que não haverá fechamento de questão, mas admite que existe uma preferência da maioria por um candidato. Questionei por qual a maioria pende, mas ela se negou a falar. Geovânia em sua resposta pregou o respeito aos filiados do PSDB, mas adiantou que na reunião de quarta-feira, todos saberão a quem a maioria apoia.

Aécio por SC?

O deputado federal Aécio Neves (PSDB) já há algum tempo virou morador de Santa Catarina, mesmo tendo o seu mandato por Minas Gerais, estado pelo qual foi Governador e Senador. Casado com Letícia Weber, gaúcha radicada em Florianópolis com a família, Aécio passou a morar na capital catarinense, mais precisamente na Praia Mole onde comprou uma casa. No início do ano quando teve um grave quadro de apendicite, ele foi operado no Baia Sul, não em Belo Horizonte. Será que Aécio pensa em deixar a política, ou mudará o seu domicílio eleitoral?

Jogo do Poder

Ouça pela Jovem Pan News 103,3 FM, ou assista na página “Jovem Pan Floripa” no Youtube, o nosso debate no Jogo do Poder. Maria Helena, Maga Stopassoli e eu, Marcelo Lula, debateremos as principais pautas da política catarinense. O programa terá início às 16h.

Insatisfação no governo

O secretário de Estado da Comunicação, João Cavalazzi, parece ter se tornado um estorvo para o alto escalão do governo de Carlos Moisés da Silva (sem partido). A insatisfação é grande com a falta de comprometimento e trabalho. Uma fonte chegou a me dizer que um forte padrinho político deve ser o responsável pela permanência de Cavalazzi no cargo.

Jorginho e Renan

Tenho visto nas redes sociais algumas lideranças comemorando a briga entre os senadores, Jorginho Mello (PL) e Renan Calheiros (MDB), como se fosse um grande feito. O resumo da ópera: Jorginho interrompeu a fala de Renan, que faltou com o respeito ao chamar o senador catarinense de “vagabundo”. A partir daí começou o show de horrores que só é mais um recorte, que mostra o cenário político em que vive o Brasil. Não há vencedores, não há! Todo o Brasil já conhece a fama de Calheiros, qual é a vantagem de entrar em confronto com ele?  Nenhuma, só serve para alimentar a torcida de rede social que insiste na radicalização, ou seja, para essa gente, quanto mais fogo, melhor, tudo o que o país não precisa.

Freitas no PL?

Ontem o deputado federal Daniel Freitas (PSL) esteve no gabinete do senador Jorginho Mello (PL). Por lá, também estava o deputado estadual, Ivan Naatz (PL), que cumpre agenda em Brasília. Freitas relatou que não deverá ficar no partido que, nascerá da fusão do PSL com o Democratas, por isso, precisa resolver a sua situação. Ele relatou que a demora do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), em se filiar a algum partido, gera preocupação. O que deve ocorrer, é que a morosidade de Bolsonaro, leve deputados catarinenses para o partido de Jorginho e também para o PTB. A deputada Caroline de Toni (PSL) também visitou o senador.

Cassação em São José

Recebi a informação de que um oficial de justiça esteve duas vezes na Câmara de Vereadores de São José, mas não encontrou a presidente Meri Hang (PSD). O oficial está de posse da intimação para que, Meri cumpra com a decisão de cassar o mandato dos vereadores do MDB, Alini Castro, Alexandre Cidade e Sanderson de Jesus. A chapa proporcional emedebista foi cassada pelo uso de candidata laranja. A defesa protocolou uma cautelar. Enquanto isso, os suplentes Amauri dos Projetos (PSL), Neri Amaral (DEM) e Jumeri Zanetti (PT) aguardam para serem empossados. Falei com a presidente que negou a informação. Segundo Meri, até o momento nenhum oficial de justiça compareceu à Câmara Josefense.

Requerimento de CPI

O vereador de Blumenau, Almir Vieira (Progressistas) protocolou um requerimento o qual também foi assinado pelos vereadores Adriano Pereira (PT), Cristiane Loureiro (Podemos), Professor Gilson (Patriota), Marcelo Lanzarin (Podemos), Maurício Goll (PSDB) e Silmara Miguel (PSD), em que pede o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, para analisar denúncias recebidas de irregularidades nas obras de reforma da Associação Casa São Simeão. Além disso, os vereadores também querem apurar as denúncias de possíveis maus tratos contra os idosos que são acolhidos pela casa. De acordo com o documento, outra grave denúncia são possíveis irregularidades nas prestações de contas feitas por antigos diretores nas finanças da instituição.

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta