Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta  

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

O Ministério da Infraestrutura segue negando a necessidade de uma segunda pista no aeroporto de Navegantes. Informações de bastidores é de que alguns “interessados” externos, estariam atuando para atrapalhar o pleito do estado.

Um grupo de empresários da região criou uma comissão, para dialogar e apresentar dados ao Governo Federal, que justifiquem a inclusão da nova pista. Uma reunião realizada na semana passada foi considerada fraca pelas lideranças, mas o entendimento é de que, o esvaziamento teria ocorrido pelo sentimento de que as decisões a favor do Aeroporto de Navegantes, seriam anunciadas na audiência realizada na terça-feira (17), na Comissão de Infraestrutura do Senado.

Serão trabalhados pela comissão, os dados oficiais com o objetivo de demonstrar a fragilidade do leilão, para a concessão do terminal. Eles prometem apresentar números, os quais, segundo os empresários, desmentem os dados que basearam o edital.

Para ter uma ideia da viabilidade de Navegantes, além do gigante volume anual de 29.000 toneladas de cargas aéreas, com origem e destino em Santa Catarina, a nova pista para aviões classe 747, 777, A330 e similares, vai proporcionar ao aeroporto receber voos internacionais direto da Europa e América do Norte, devendo impulsionar o turismo de alto poder de consumo.

O empresário Zenaldo Feuser, explica que os dados foram repassados à Bancada Federal, que apenas focou nas rodovias federais na audiência de terça-feira, o que, segundo ele, já foi uma grande conquista para o estado, porém, argumenta que o terminal de Navegantes também precisa ser visto com atenção. “Precisamos lutar por este gigante faturamento, geração de tributos e empregos que significam esta enorme quantidade de carga aérea que Santa Catarina movimenta”, afirmou.

Feuser também chama a atenção para a importância de uma solução urgente, já que as empresas que necessitam do transporte aéreo de cargas, vivem atualmente um momento difícil, pois precisam enviar de caminhão as suas cargas para os aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Curitiba.

Berger, nega!

O senador Dário Berger (MDB) voltou a negar que está para se filiar ao PSB. A resposta foi para a coluna de ontem, onde relatei uma conversa que tive com uma liderança, que deixou escapar que o senador “já esteve mais longe” do PSB. Berger disse que a informação não tem sentido e, mais uma vez atribuiu ao fogo amigo com o objetivo de atrapalhar a sua pré-candidatura. Quando o questionei que ficar no MDB é uma decisão definitiva, o senador não respondeu.

Tucanos no Sul

A Comissão Pró-Eleição 2022 do PSDB na região da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), se reuniu na noite de ontem em Siderópolis, para discutir as pré-candidaturas a deputado estadual e à majoritária de 2022. Coordenada pelo presidente do PSDB de Criciúma, Vagner Rodrigues, a reunião contou com a participação da deputada federal e presidente do PSDB de Santa Catarina, Geovania de Sá. Lideranças mais uma vez lançaram o nome do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, para disputar o Governo do Estado, porém, ele agradeceu e declinou. A alegação é de que está totalmente focado na gestão do município. Também participaram os prefeitos de Siderópolis, Franqui Salvaro; de Nova Veneza, Rogério Frigo; de Santa Rosa do Sul, Almides da Rosa; além dos vice-prefeitos de Siderópolis, Adriano Teixeira, e de Orleans, Mário Coan. Os vereadores de Nova Veneza, Aroldo Frigo Junior, e também Dalto Bortolotto, mais o presidente da Câmara de Criciúma, Arleu da Silveira, e a presidente da Câmara de Orleans, Mirele Debiasi.

Pré-candidatos

Todos os pré-candidatos presentes na reunião do PSDB, ontem à noite em Siderópolis, mantiveram seus nomes para a disputa. São eles, o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande; o presidente da Câmara do município, Arleu da Silveira; o vereador de Nova Veneza, Aroldo Frigo Junior e os ex-deputados estaduais, Dóia Guglielmi e Cleiton Salvaro. Outro nome que será incluído, é o da ex-vereadora de Cocal do Sul, Giovana Galato, que se filiará ao partido.

Número de candidatos

Conforme a deputada federal e presidente do PSDB de Santa Catarina, Geovania de Sá, a Executiva Estadual definiu que a cada 400 mil habitantes por região, haverá um pré-candidato a deputado federal. Para estadual, a cada 200 mil habitantes haverá dois candidatos. A Comissão decidiu aguardar o resultado da votação da reforma eleitoral no Senado para, dois dias depois, os pré-candidatos discutirem os critérios que serão utilizados para a escolha dos tucanos que disputarão vaga à Assembleia Legislativa.

De volta à mesa

A Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Santa Catarina (Adepol), e o delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Koerich, estão voltando ao diálogo. Nesta semana a presidente da Adepol, Vivian Selig, se reuniu com Koerich. Ela ouviu do delegado-geral que está sendo negociado com o Governo do Estado, um aumento salarial para a categoria de 3,5%, além de um plano de cargos e salários. Koerich em nome da união, também pediu que os delegados que colocaram os seus cargos de confiança à disposição, que reconsiderem a decisão. Através de um informativo, Vivian pediu aos delegados que atendam ao pedido.

Liberais se distanciarão?

O senador Jorginho Mello (PL) me disse que, por enquanto, os deputados estaduais de seu partido estão liberados para atuar como acharem melhor na Assembleia Legislativa. Mas, uma fonte ligada aos liberais informou que a ideia de Jorginho, é definir até o início de outubro, o posicionamento da bancada. No governo, fontes acreditam que a decisão já está tomada e, que a determinação aos deputados será de se afastar do governador Carlos Moisés da Silva (sem partido). Já no governo, é aguardado um posicionamento de Maurício Eskudlark e de Nilso Berlanda, que atualmente compõe a base de Moisés.

Duras críticas

O ex-deputado federal, Paulinho Bornhausen (Podemos), subiu o tom para cima das bancadas estadual e federal de Santa Catarina. A crítica feita por ele em uma rede social, teve como motivação a questão da BR-470.

A portas fechadas

Um dos nomes do Progressistas para a disputa ao Governo do Estado em 2022, o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, passou na manhã de ontem pela Assembleia Legislativa, para prestigiar a inauguração da Casa dos Prefeitos Genésio de Souza Goulart, em homenagem ao ex-prefeito de Tubarão e ex-deputado estadual, falecido em março deste ano, aos 67 anos. Ponticelli foi recebido pelo líder do governo, o deputado Zé Milton Scheffer (Progressistas). Como assuntos não faltam, as duas principais lideranças progressistas do Sul do Estado, estenderam a conversa, desta vez a portas fechadas no gabinete do parlamentar.

Reunião do Novo

Integrantes do diretório estadual do Partido Novo, estarão hoje em Joinville onde se reúnem com o prefeito Adriano Silva (Novo). Em pauta as eleições do próximo ano.

APP no perímetro urbano

A Câmara dos Deputados aprovou ontem o requerimento de urgência, para a votação do projeto de lei de autoria do deputado federal, Rogério Peninha (MDB), que dá liberdade para que os municípios decidam sobre a metragem da Área de Preservação de Permanente (APP) no perímetro urbano. O texto visa revogar uma decisão do Supremo Tribunal Federal, que determinou a aplicação do Código Florestal para delimitar esta faixa, ficando proibidas as edificações a menos de 30 metros de cursos de água. A medida também tem efeito sobre imóveis já concluídos, o que levaria à desocupação de residências e estabelecimentos. O projeto deve ser levado para votação, definitivamente na quarta-feira da próxima semana. Após, segue para o Senado.

Relação com o governo

Questionei o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), como está a sua relação com o Governo do Estado. Ele respondeu, pedindo que eu pergunte ao governo. Já na sequência, Hildebrandt explicou que de sua parte não há problema algum, porém, a relação não é boa. Dentro do governo a impressão é de que o prefeito apoiou o governo interino de Daniela Reinehr (sem partido), ao permitir que o seu homem de confiança, o secretário de Comunicação, André Espezim, assumisse o cargo de Secretário Adjunto da Infraestrutura. “O André recebeu o convite e veio me consultar. Eu disse que não o estava indicando, mas o liberei por ser da vontade dele”, relatou. Espezim completou informando que, ao ser convidado, sentiu que seria importante para Blumenau e região, a qual, segundo ele, ainda não tinha espaço no governo.

Sobre Schuster

Dentro do Governo do Estado há uma certeza de que o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), teria apoiado Daniela Reinehr (sem partido) durante o processo de impeachment. O que motivou o sentimento, foi que o convite feito a André Espezim, para assumir um cargo no então governo interino, partiu do deputado estadual, Laércio Schuster (PSB). Mário nega veementemente qualquer apoio ao governo interino, mas relatou que antes da votação do processo de Impeachment, Schuster teria dito a ele que estava pensando em votar a favor do prosseguimento do processo contra Moisés. “Respondi que não seria o melhor caminho, mas deixei claro que não me envolveria”, relatou Hildebrandt. Por fim, o prefeito disse que está aberto ao diálogo e, que espera do governo um atendimento a Blumenau de acordo com o que o município contribui para o Estado.

Preocupado com a inflação

O deputado estadual, Moacir Sopelsa (MDB), cobrou uma ação mais efetiva do Governo Federal na condução da economia brasileira, que pode ser dimensionada na crise deflagrada pelo aumento dos combustíveis, do gás de cozinha e dos alimentos. O parlamentar lembrou o exemplo que vem do campo, com o aumento de insumos para o custeio agrícola, da ordem de 100% em relação à safra passada, em sementes, adubo, ureia e defensivos. “O custo de 1 hectare de lavoura com tecnologia para produzir 150, 180 sacas de milho, em condições normais de clima, custava em torno de R$ 3.500. Hoje este custo ultrapassa R$ 7.000. Eu quero ver quanto vai custar uma saca de milho, de soja. Quanto vai custar um 1kg de feijão e arroz, com o custo destes insumos”, alerta.

Cuidando da saúde

Após sentir os sintomas de uma forte gripe, com dor intensa no pulmão e cansaço, a deputada estadual Ana Paula da Silva, a Paulinha (sem partido), freou o ritmo de trabalho. O registro foi feito na UPA de Bombinhas, onde a parlamentar foi vista em atendimento. Paulinha que fez o teste para o Coronavírus, postou nas redes sociais que o resultado do exame deu negativo. Vale lembrar que a deputada já teve a doença.

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta