...
Alexandre de Moraes Guilherme Miguel Habeas Corpus HC Luiz Edson Fachin Roberto Jefferson STF

Advogado de SC pede Habeas Corpus em favor de Roberto Jefferson

Advogado catarinense deu entrada ao HC

Além do corpo jurídico do PTB nacional, o ex-deputado federal Roberto Jefferson também conta com o apoio do advogado catarinense, Guilherme Miguel, que deu entrada a um habeas corpus em favor do líder dos petebistas.

Jefferson foi preso na sexta-feira (13) por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, por suposta participação em organização criminosa digital para atacar a democracia. Também houve o cumprimento de mandado de busca e apreensão, além da determinação de bloqueio dos conteúdos postados por Jefferson em redes sociais e apreensão de armas.

O advogado me disse há pouco que tomou a iniciativa de forma espontânea por acreditar que a prisão foi ilegal e, que vai contra o estado democrático de direito. “Vi arbitrariedade na prisão e, em respeito à Constituição Federal e o direito à livre expressão, senti que deveria entrar com a ação”, afirmou Miguel.

Questionado sobre o limite entre a liberdade de expressão e o crime de ameaça, Guilherme Miguel explicou que é preciso analisar, pois, mesmo que tenha havido calúnia e difamação, não seria o caso para prisão. “O que me estranha é esse tipo de prisão. Tem que analisar se ele estava incitando a violência e a desordem pública, mas não é o que vi nos vídeos que recebi”, explicou.

O pedido de HC está sob análise do ministro Luiz Edson Fachin, que não tem prazo para responder.