Catarinense como sou, e me orgulho desse progressista, adjetivo de dois gêneros – relativo ao progresso mesmo, sem conotação política, que é esse maravilhoso Estado de Santa Catarina, que tem em seu território, 295 belas cidades, mas hoje, com a licença e todo o respeito as demais 294, quero falar um pouco da cidade de Itajaí.

Esta bela cidade, situada no litoral centro do nosso estado, completa 161 anos neste 15 de junho, que teve, com justiça, uma também bela comemoração, apesar da pandemia.

Uma cidade que se destaca pelo alto índice de desenvolvimento humano, segunda no ranking do PIB do estado, uma das melhores cidades para se viver no Brasil, tem como característica humana o jeito hospitaleiro de ser.

Com seus 223.112 (2020) habitantes, esta bela cidade encanta a quem aqui vem a turismo ou a trabalho, e principalmente quem aqui fixa residência, vindo das mais diversas regiões do país, evidentemente sem esquecermos dos nativos. De colonização açoriana, apelidados de “peixeiros” quem aqui nasceu, mas “apelido” adotado por quem aqui vive, e ama essa pequena Pátria.

Essa alegre cidade, com um território de 289,3 quilômetros quadrados, distribuídos entre 30 bairros e 14 localidades, tem uma economia diversificada, passando pela área da logística, impulsionada pelo seu Porto, construção civil, construção naval, e setor de serviços, sem contudo, deixar de citar a sua área rural, que muito contribui na economia local, com seus bravos moradores/agricultores.

Dotada de umas das mais respeitadas universidades do Sul do Brasil, a Univali, que forma anualmente uma gama de profissionais das mais diversas atividades e profissões.

Uma cidade que tem um Porto, Porto que tem uma cidade. Porto esse, inserido entre os mais eficientes do Brasil, puxado pelo trabalho incansável de todos os que militam nessa área, desde os trabalhadores avulsos até as demais atividades correlatas, que fazem desse porto o segundo em movimentação de cargas conteinerizadas, e o primeiro em produtos do agronegócio, mormente as carnes de frango e suíno.

Dentro deste contexto econômico, vale destacar também a indústria pesqueira, juntamente com a pesca artesanal, que tem uma importante participação na geração de empregos e renda para muitas famílias.

No setor turístico e de lazer, as praias da cidade são um convite à parte para se desfrutar de horas e momentos agradáveis com os amigos e familiares. Sua marina, com diversos barcos de lazer e passeio, dão um colorido todo especial para a Avenida Beira Rio, que congrega uma das mais selecionadas gastronomias do estado.

Uma cidade ao nível do mar, com uma variação de maré de 1,2 metros, com temperaturas agradáveis, bem definidas nas quatro estações, estacionada a beira do Oceano Atlântico, servida por um aeroporto internacional do outro lado do rio, rio este que é forte baluarte na economia, servindo de leito para os grandes navios que aqui aportam, para as centenas de barcos de pesca que adentram com os mais diversos tipos de frutos do mar, e para a navegação de um sem números de lanchas de esporte e lazer, que se utilizam das suas mansas aguas.    

“Rio que Corre sobre as Pedras” este é o significado do nome “Itajaí”, segundo alguns historiadores. Mas independente do significado do nome, o importante é que nesses 161 anos, Itajaí demonstrou que correr é o que sabe fazer o seu povo. Sempre correndo para frente e para o alto, colocando a sua cidade em pedestal que seja vista por todos os ângulos. PARABÉNS POVO DE ITAJAÍ. PARABÉNS ITAJAÍ.