Para seguir recebendo a coluna via WhatsApp, favor salvar o número: 49 98504.8148. Para quem ainda não recebe, favor enviar mensagem para o mesmo número.   FAZER JORNALISMO COM INDEPENDÊNCIA CUSTA CARO. ANUNCIE NO SCEMPAUTA E APOIE A CONTINUIDADE DE NOSSO TRABALHO!

Na coluna de 13 de maio ao relatar as conversas da bancada do MDB na Assembleia Legislativa a portas fechadas, sobre a possibilidade de pedir o adiamento das prévias marcadas para agosto, citei a situação dos três postulantes à disputa ao Governo do Estado. Escrevi que o senador Dário Berger tem se mantido mais discreto, ao contrário de Antídio Lunelli que tem se movimentado mais. O prefeito de Jaraguá do Sul, inclusive, já teria obtido o apoio do também pré-candidato e presidente estadual do partido, deputado federal Celso Maldaner, que próximo a convenção declinaria a seu favor.

Maldaner não admite publicamente e me disse que irá para a disputa, para ser o candidato do MDB ao Governo do Estado, porém, uma situação me chamou atenção. Uma nota que recebi da assessoria do líder emedebista aponta que semelhanças o aproximam de Antídio. “Além do gosto pelo azul na roupa e a disputa com Dário Berger pela preferência do MDB para ser o candidato ao governo de Santa Catarina. Nascidos no interior e criados na roça, um estudante de escola militar e outro de seminário católico ambos destacam nos encontros com emedebistas não somente seu perfil político”, escreveu, enviando o texto junto com uma foto.

Em outro trecho a nota destaca mais duas características, as quais, segundo a assessoria de Celso Maldaner, o torna próximo de Antídio. “O perfil gestor e empresarial de Maldaner e Lunelli é considerado um ativo da dupla, que além de passar pelo poder executivo das cidades de origem sendo eleitos e reeleitos com grandes votações, se destacam pela atuação na iniciativa privada sendo fundadores de grandes empresas em atividade em Santa Catarina. Enquanto Lunelli não esconde a insatisfação com a gestão pública em SC, Maldaner se diz inconformado com o volume de retorno dos recursos gerados por Santa Catarina para a União”, diz a nota, evidenciando a aproximação das duas lideranças.

Conversei com Berger que foi sucinto nas respostas. Ao ser questionado sobre a sua situação no partido, ele disse que não sabia responder. “Estou observando e acompanhando tudo isso com paz no espírito, com tranquilidade”, escreveu e, depois completou: “Os grandes homens públicos são aqueles que conseguem não só vê, mas enxergar o futuro respeitando a história e os vencedores”, concluiu a conversa em tom enigmático.

O fato é que o senador não quer externar a sua insatisfação, pelo menos, não neste momento, mas o fato de lhe ser imposta a participação em uma prévia incomodou a Dário Berger, uma das lideranças emedebistas mais vencedoras na política estadual.

Já uma fonte ligada a ele foi mais a fundo na conversa, ao lembrar que Dário tem dois mandatos como prefeito em São José e, mais dois em Florianópolis, tendo recebido a aprovação em ambos. Além disso, destacou o fato de que Dário é senador e, de acordo com a liderança, já demonstrou conhecer de gestão pública, além da iniciativa privada. “Será que num momento difícil em que vivemos é hora de apostar em uma alternativa que surge e ganha simpatia, especialmente pelo discurso mais bolsonarista, fato que se distancia da raiz emedebista, ou por viralizar um áudio no WhatsApp? ”, questionou a fonte, em clara crítica aos posicionamentos de Antídio.

Manifestações

O senador Dário Berger (MDB) não fala, mas lideranças próximas a ele sim, se manifestaram sem querer se expor. Segundo uma outra fonte, o caminho natural é que Dário seja o candidato emedebista ao Governo do Estado. “Já não lhe deram oportunidade quando perdeu as prévias para o Pinho (Eduardo Moreira) e, o MDB foi vice do Colombo (Raimundo). Ele se preparou para isso, é o maior mandato do partido, e as únicas disputas que perdeu até hoje foram dentro do próprio MDB. Sem menosprezar qualquer outro quadro do partido, mas tá na hora de o MDB reconhecer a trajetória dele”, destacou a fonte, que lembrou do que dizia o maior líder do partido em Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, sobre qual liderança deve ter a preferência para representar o partido na majoritária, ao afirmar que o senador está na ponta da escada necessária, para qualquer um que deseja disputar o Governo.

SAMU

O colega Ananias Cipriano tornou pública na semana passada mais uma vez a situação do SAMU no estado. A insatisfação é grande entre médicos e demais funcionários contratados pela empresa OZZ Saúde, responsável pela gestão do serviço. Um funcionário na condição de anonimato relatou que no Meio Oeste, uma viatura está baixada há 15 dias por um problema na barra de direção e, lembrou que a de Joaçaba ficou por 15 dias parada. “No momento que mais precisa, a empresa não paga as oficinas.  Sem falar os funcionários, sem reajuste, férias, insalubridade a metade do que deveria ser. Além disso tem o vale refeição que é um valor irrisório e o FGTS descontado em folha, mas que não é depositado para o funcionário”, disse. Conversei com o secretário de Estado da Saúde, André Motta. Ele se disse preocupado com a situação e adiantou que a questão está sendo avaliada pela área técnica e jurídica.

Futuro de Paulinha

A deputada estadual Ana Paula da Silva, a Paulinha (sem partido), após ter sido expulsa do PDT, está livre para definir o seu futuro partidário. Ela atualmente namora com o MDB e com o Podemos, sendo que estaria mais próxima da segunda opção, já que integrantes da bancada emedebista não enxergam com bons olhos a sua ida para o partido. “Pelo sentimento na bancada, acho que não vem, a bancada não é muito favorável. Ela conversou apenas lá em Brasília”, me confidenciou uma liderança.

Colombo na estrada

O ex-governador Raimundo Colombo (PSD) palestrou em Florianópolis no evento Orçamento Público Municipal, promovido pelo Centro de Estudos da Administração Pública (Ceap Brasil). Foram cerca de 70 vereadores que participaram de duas sessões de conversa, em ambiente seguindo as regras sanitárias de distanciamento social. Colombo destacou a importância do planejamento e lembrou ações do período em frente ao Governo do Estado, como a política de não aumentar impostos, o trabalho para abertura de novos mercados no exterior para a carne suína catarinense e, as ações para atrair grandes empresas, como a BMW. “São obras que não têm placa, mas decisões políticas estratégicas que exigem planejamento”, destacou.

Naatz criticou

O deputado estadual Ivan Naatz, líder do PL e da oposição na Assembleia Legislativa, reiterou no fim de semana o que já havia afirmado em plenário durante a semana passada. Que a convocação do governador Carlos Moisés da Silva (PSL) para depor na CPI do Senado sobre a Covid-19, causará danos à imagem do Estado. Não pela convocação em si, que considera acertada para apurar de fato a aplicação correta dos recursos federais no Estado, mas pelo que representou a CPI dos Respiradores. “Onde se apurou a responsabilidade jurídica do governador, salvo do impeachment apenas pelo voto político dos deputados”, afirmou, elogiando a iniciativa do senador, Jorginho Mello (PL).  

Parabéns, Lummertz!

Ontem o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, e colunista do SCemPauta, Vinicius Lummertz, completou 61 anos de idade. Ex-ministro da Saúde e presidente da Embratur, ele comemorou com a família, na foto, com a esposa Simone Guglielmi Lummertz, que amanhã também apaga as velinhas. Parabéns ao casal! Lummertz é uma das maiores autoridades em turismo. Um de seus artigos no SCemPauta com o título: Xiè Xiè, China: Obrigado, China! Foi traduzido para o mandarim e republicado em mais de uma dezena de veículos de imprensa chinesa, como o Diário do Povo e East Money. Foram mais de 120 mil visualizações até o momento.

Clenilton na CNM

A nova diretoria da Confederação Nacional de Municípios (CNM) contará com participação do presidente da FECAM, Clenilton Pereira (PSDB), que é prefeito de Araquari. Ele foi eleito como representante titular da Região Sul no Conselho de Representantes Regionais. Clenilton está em Brasília hoje para a posse da nova direção da entidade. O evento será transmitido ao vivo a partir das 10h no YouTube da CNM.

Semana da Indústria

O secretário de comércio exterior do Ministério da Economia, Lucas Ferraz, destacou a importância de fortalecer a indústria para o crescimento da economia nacional. Segundo ele, ao longo dos últimos anos houve redução da participação do setor no PIB. A partir deste diagnóstico, há uma série de ações na agenda do comércio exterior. “Não podemos partir do princípio de que a redução do Custo Brasil vai resolver todos os problemas. É a principal agenda e vai solucionar muito, mas precisamos olhar a agenda internacional. Uma economia que não se internacionaliza vai carecer de produtividade, de competitividade e não vai se expandir”, afirmou Ferraz, ao participar do Fórum Empresarial Invest SC e Conselho de Economia FIESC, iniciativa conjunta com o governo catarinense, que marcou o encerramento da Semana da Indústria, promovida pela FIESC.

Rapidez

O secretário de comércio exterior do Ministério da Economia, Lucas Ferraz, destacou na FIESC que não existe grande indústria exportadora que não seja grande importadora. “Nosso papel primordial é internacionalizar a economia brasileira, com uma agenda concomitante de redução do Custo Brasil, mas fundamentalmente o que queremos é aumentar a corrente de comércio da economia brasileira e a internacionalização”, comentou. Ele informou ainda que o programa de facilitação de comércio exterior do governo, que se iniciou em 2014, e deve ser concluído até o ano que vem, já reduziu o atraso das importações de 19 dias para 7 dias e das exportações de 13 dias para 6 dias. O evento também contou com a participação do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Luciano Buligon.

Empresários de Floripa

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Mario de Aguiar, participou da reunião mensal promovida pela vice-presidência regional sudeste da entidade, com representantes de sindicatos da indústria da Grande Florianópolis. Ele apresentou um panorama geral das ações desenvolvidas pela entidade para apoiar o setor produtivo no enfrentamento da pandemia, falou sobre investimentos planejados pela FIESC para os próximos anos e destacou a importância da aproximação cada vez maior da entidade com o industrial. “A atuação da Fiesc é muito importante e precisa ser percebida pelo empresário”, destacou.

Bastidores do quinto

A disputa dos advogados à vaga ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina começou a ferver. Amanhã eu trago alguns detalhes.

Candidato ao TJ

O procurador Genivaldo da Silva é um dos postulantes do Ministério Público ao Tribunal de Justiça. Formado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá em 1984, ingressou no MP atuando nas comarcas de Campo Erê, São Lourenço do Oeste, Urubici, Palmitos, Dionísio Cerqueira, Xanxerê, São Francisco do Sul e por vinte anos em Joinville. Promovido a procurador de Justiça em 2013, foi professor de Direito Processual Penal na UNOESC em Chapecó, nas Faculdades de Direito ACE, CENECISTA e UNIVILLE, todas em Joinville e, na Escola do Ministério Público. Silva tem especialização em Ciências Jurídicas pela UFSC, e em Direito Sanitário pela UnB, além de Mestrado em Direito pela UFPR. O procurador publicou o livro Tribunal do Júri: crítica e prática, em coautoria com a professora Karina Camargo Boaretto Lopes, pela editora EMais.

Expectativa

Presidente do Consórcio Nacional de Municípios, o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), prometeu entre maio e junho a compra de 6 milhões de vacinas. Amanhã entraremos em junho e até o momento, não há uma ideia da data em que chegarão. O fato é que todas as iniciativas têm dado na trave, já que os laboratórios somente estão negociando com os governos dos países.

Antecipação do feriado

Alguns municípios da região da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp), no caso, Videira, Iomerê, Caçador e Fraiburgo decidiram antecipar o feriado de Corpus Christi da próxima quinta-feira, para hoje. Os municípios estão sem energia e abastecimento de água por causa do vendaval ocorrido na sexta-feira.

Assumirá em Joinville

A ação do MDB de Joinville ajuizada pelo advogado Paulo Fretta Moreira, resultou na decisão da Justiça Eleitoral de cassar o mandato do vereador Osmar Vicente (PSC). A ação que foi contra o partido, teve como objeto a acusação de fraude na cota de gênero, no caso, mulheres teriam se submetido a candidaturas laranja. Assim, Maurício Soares (MDB) será empossado. No outro processo, após ter o mandato cassado, o vereador Sidney Sabel (DEM) conseguiu uma liminar que o mantém no cargo até que haja o julgamento da cautelar.

ATENÇÃO!!

Devido a um problema de memória do telefone, alguns contatos de pessoas que pediram para receber a coluna e demais informações foram perdidos. Se você pediu para receber via WhatsApp, mas não está recebendo, favor informar novamente o número. Obrigado!

Para seguir recebendo a coluna via WhatsApp, favor salvar o número: 49 98504.8148. Para quem ainda não recebe, favor enviar mensagem para o mesmo número.   FAZER JORNALISMO COM INDEPENDÊNCIA CUSTA CARO. ANUNCIE NO SCEMPAUTA E APOIE A CONTINUIDADE DE NOSSO TRABALHO!