As manifestações pelo país contra ou a favor do governo colocaram a campanha de 2022 nas ruas e escancara a deplorável e execrável polarização. Importante não nos deixarmos colocar em bolhas.

As redes sociais já estão abarrotadas de manifestações que, em sua maioria, não contribuem em nada para o país que queremos. Ao contrário, grupos sem diálogo, fechados em suas convicções, adotadas em muitos casos sem o mínimo de conhecimento, mas por conta de onda ou modismo, propagam informações falsas, incitam o ódio. Temo o aumento da violência com a proximidade da eleição. Confusões quanto o que significa esquerda e direita e sua relação com governo e oposição.

Este extremismo absurdo não se justifica por várias razões. Primeiro porque representa uma ameaça à democracia tão jovem e que custamos tanto a conquistar e, segundo,  pelo fato de termos em nosso Brasil muitas direitas e muitas esquerdas. Extrema esquerda, esquerda, centro-esquerda, centro, centro-direita, direita e extrema direita.

Há os que defendem as propostas mais ao centro como as únicas capazes de aglutinar ideias. Não vislumbro pelo menos por enquanto esta possibilidade.

Alesc lança Frente para alcançar os 17 ODS da ONU

Na próxima terça-feira (01), às 18h, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina lançará a Frente Parlamentar de Apoio aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O evento será virtual e vai abordar assuntos como a importância dos ODS às pessoas e o papel do Parlamento nesse debate.

A Frente será coordenada pelo deputado Fabiano da Luz (PT) e atende ao pedido da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

O deputado Fabiano esclarece que a iniciativa tem a finalidade de estabelecer relações de cooperação para alcançar os 17 ODS da ONU – como erradicar a pobreza, a fome e assegurar educação inclusiva – que devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030.

Os interessados poderão acompanhar a transmissão ao vivo pelo Canal do Youtube da Alesc.