Após ter garantido a permanência no cargo por meio do voto de parlamentares, o governador Carlos Moisés da Silva esteve nesta segunda-feira (11), na Assembleia Legislativa. Depois de reunião com o presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), Moisés esteve reunido por cerca de 1h30 com os líderes de bancadas e mais  alguns deputados, conversa regada em vários momentos por aplausos.

Acompanhado pelo chefe da Casa Civil, Eron Giordani, o governador entregou documento solicitando apoio do Parlamento para a rejeição do veto da governadora interina Daniela Reinehr e, com isso, permitir o convênio entre o Estado e o Governo Federal para aplicação de recursos estaduais nas rodovias federais de Santa Catarina. Moisés confirma que os recursos da ordem de R$ 350 milhões vão possibilitar a realização de obras estruturantes nas BRs 470, 280 e 163. “O dinheiro dos catarinenses, independente dele ser de um tributo estadual ou federal, é um dinheiro dos catarinenses, que é recolhido seja para os cofres do governo do estado ou federal”, argumentou.

Mauro de Nadal acredita que a derrubada do veto deverá ter o apoio de todos os deputados e prometeu dar agilidade a tramitação da matéria. Nadal disse que a visita do governador demonstra harmonia entre os poderes e fortalece a democracia.

Carlos Moisés da Silva também confirmou o retorno do deputado José Milton Scheffer (PP) como líder do governo na Alesc, o que já era aguardado.

Questionei o governador sobre reformas. A Administrativa, garantiu, é pequena. No entanto, com os deputados, Moisés falou da necessidade de encaminhar projeto de Reforma da Previdência ao Parlamento para rápida aprovação.

Pronampe permanente

O Senado aprovou nesta terça-feira (11) emendas da Câmara dos Deputados ao projeto de lei que transforma o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) em política pública permanente.

O Pronampe foi criado pelo senador catarinense Jorginho Mello (PL) como medida emergencial para a pandemia de covid-19, no atendimento as pequenas e médias empresas em empréstimos com juros reduzidos, subvencionados através do Fundo Garantidor de Operações (FGO).

A matéria segue agora para sanção presidencial.

Boas Práticas – Criciúma

Desde que o projeto Jogue Limpo com a Cidade foi lançado em Criciúma, em fevereiro deste ano, duas toneladas de materiais recicláveis reaproveitados vêm sendo arrecadados mensalmente.

O projeto do governo de Criciúma traz benefícios à natureza e ao cidadão com a redução em até 50% da Taxa de Coleta e Destinação de Resíduos Sólidos.

A população do município está engajada em alcançar a meta de coletar até o final do ano cerca de 100 toneladas se resíduos retornáveis.

O projeto também gera emprego e renda. Cerca de 40 trabalhadores fazem a seleção e limpeza do material.