Para seguir recebendo a coluna via WhatsApp, favor salvar o número: 49 98504.8148. Para quem ainda não recebe, favor enviar mensagem para o mesmo número.   FAZER JORNALISMO COM INDEPENDÊNCIA CUSTA CARO. ASSINE O SCEMPAUTA E APOIE A CONTINUIDADE DE NOSSO TRABALHO!

Como mostram os mapas que posto na coluna de hoje, o risco em Santa Catarina em relação ao Coronavírus apresenta uma piora no quadro. No dia 24 de abril quatro regiões estavam classificadas como grave, enquanto nas demais, a situação era gravíssima. Agora, no mapa de 1º de maio apenas uma região se encontra em grave, todas as demais constam como gravíssima e, mesmo assim, o governo interino de Daniela Reinehr (sem partido) flexibiliza as ações restritivas.

Uma coisa é o comércio que tem adotado todas as medidas para trabalhar sem aglomeração, mas por outro lado, como liberar eventos em casas noturnas, boates e pubs, onde as pessoas se aglomeram, dançando e conversando próximas as outras sem o devido uso de máscara e demais cuidados?! A única resposta é o populismo e a falta de responsabilidade.

Daniela busca reduzir os danos causados pelo aumento do combustível, além de tentar um apoio popular que praticamente inexiste para ficar no poder, tudo isso, as custas da saúde da população. Agora, o que surpreende é a secretária de Estado da Saúde Carmen Zanotto se submeter a isso, ainda mais quando as cirurgias eletivas seguem suspensas.

Reconhecida pelo seu trabalho na área da Saúde, pelo menos nas discussões no Congresso Nacional, Carmen é um nome respeitado, porém, não levou em conta que essa abertura pode ser catastrófica para Santa Catarina, ainda mais que o estado tem fila de espera para UTIs. Se aumentar o número de contaminados por causa dessas medidas e morrerem mais pessoas, será a assinatura de Carmen que também estará ali como responsável.

O governo interino usa como justificativa para as aberturas, o início da política de equilíbrio da economia e o combate à pandemia, o que é o ideal quando feito com responsabilidade e baseado em análise técnica. Mas acontece que Daniela e integrantes de seu governo interino ignoram os riscos e, como se não bastasse, ela mente ao afirmar que nos últimos 30 dias houve a ampliação e agilidade na vacinação, quando na verdade já faltaram doses, conforme já divulguei, em cidades como São José, Biguaçu, Palhoça, Florianópolis, Lages entre outras.

Novo apoio a Moisés

Comper levará o documento a Moisés

Hoje às 14h o deputado estadual, Jerry Comper (MDB), irá à Casa D’Agronômica levar um documento assinado por 28 prefeitos da região do Alto Vale do Itajaí, de apoio à volta de Carlos Moisés da Silva (PSL) ao comando do Governo do Estado. Um prefeito e um vice-prefeito acompanharão Comper representando os demais. Esse movimento explica o fracasso do evento marcado pelo governo interino na semana passada, quando Daniela Reinehr (sem partido) esteve na região e apenas três prefeitos compareceram ao ato.

Aumento da gasolina pegou mal

Após o SCemPauta divulgar, em primeira mão, que o governo interino de Daniela Reinehr (sem partido) havia aumentado o imposto que incide no combustível, toda a imprensa catarinense noticiou o fato. Em nota, a Secretaria de Estado da Fazenda justificou o aumento, mas não desmentiu a ação. O reajuste acima da inflação vai contra o que o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), prega. No final, enquanto Bolsonaro diminuiu, Daniela mexeu no imposto provocando o aumento no preço do combustível.

Sem apoio

Foi divulgado por alguns apoiadores da interina, Daniela Reinehr (sem partido), que no sábado (01) o governo interino receberia manifestações a seu favor, mas o esperado não aconteceu. Nas ruas e nas redes sociais, essa coluna que acompanhou o grande volume das manifestações em todo o estado, não detectou nenhuma menção a Daniela, nem nas redes sociais e nem nas ruas. Um dos fatores que constrangeu possíveis apoiadores foi a autorização para aumentar o preço da gasolina, além da falta de capacidade de Daniela de fazer a gestão do Estado.

Bloqueio

As redes sociais da interina Daniela Reinehr (sem partido) têm sido bombardeadas por questionamentos sobre sua decisão de aumentar o preço do combustível. Mesmo os comentários que não possuem nenhum tipo de ofensa direta têm sido bloqueados e deletados de suas redes. Um ato antidemocrático para quem quer permanecer na política. Daniela e sua assessoria dão exemplo ruim para os catarinenses. Até jornalista que critica tem sido bloqueado no WhatsApp. É muito amadorismo.

Café na cama

Chegou durante o final de semana a informação vinda de um funcionário na condição de anonimato, que prestava serviço na residência oficial da vice-governadora, que gera surpresa. O ex-funcionário relatou que foi orientado a servir o café da manhã de Daniela Reinehr (sem partido) na cama, porém, um dia, Daniela jogou o café no chão, fato que, segundo a fonte, foi motivado por um possível erro na hora de preparar o alimento. Questionei e recebi a confirmação de que era tarefa diária do funcionário, levar o café na cama da hoje governadora interina. Informação que surpreende por tamanha desconexão da realidade por parte de Daniela.

Silêncio de Merisio

Pré-candidato ao Governo do Estado pelo PSDB, Gelson Merisio, sumiu das redes sociais após denúncias da imprensa, entre elas o SCemPauta que apresentou detalhes, sobre o uso de aeronaves alugadas pelo Estado, mas que foram utilizadas para agendas pessoais e campanha política. Enquanto isso, suas redes sociais estão silenciadas desde o dia 16 de abril.

Posicionamento de Hildebrandt

Espezim era o homem de confiança de Mário Hildebrandt

Uma fonte relatou que se Daniela Reinehr (sem partido) não ficar à frente do Governo do Estado, e o atual adjunto da Infraestrutura, André Espezim, o Dedeco, voltar para o governo de Mário Hildebrandt (Podemos) em Blumenau, ficará consolidado um apoio do prefeito ao governo interino de Daniela. “Se o Dedeco voltar para a Prefeitura ao invés de ir para a iniciativa privada, o Mário terá dificuldade de diálogo com o governo”, relatou a fonte.

Gean tenta se aproximar

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM) esteve em Brasília e fez uma visita ao senador Jorginho Mello (PL). É um primeiro passo após o afastamento que houve antes da eleição municipal. A saída de Felippi Mello do governo de Loureiro, além de outras exonerações fizeram com que Jorginho se afastasse e lançasse uma candidatura de oposição, que foi a do ex-vereador, Pedro Silvestre, o Pedrão (PL). Será que vai prosperar a tentativa de Gean?

Ângela com Daniela

A deputada federal Ângela Amin (Progressistas) se reúne hoje com a governadora interina, Daniela Reinehr (sem partido). Coordenadora do Fórum Parlamentar Catarinense, Ângela discutirá as emendas parlamentares da bancada na área da agricultura. Como houve uma demora na aquisição dos equipamentos a parlamentar pedirá que o Estado complete o valor. Hoje o fórum se reúne online para discutir entre outras questões, os cortes no orçamento que afetam Santa Catarina, além da decisão do Superior Tribunal de Justiça sobre as mudanças no Código Florestal.

Rodrigues em Brasília

O prefeito de Chapecó João Rodrigues (PSD) embarcou ontem para Brasília. Ele se encontrará hoje com o ministro Onyx Lorenzoni que agendará visitas a ministérios. Infraestrutura e Agricultura devem ser alguns dos setores. Um encontro com o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) também deve entrar na agenda.

Manifestação

Algumas cidades catarinenses apresentaram carreatas a favor do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). Em cidades grandes foram consideráveis as manifestações. Só mais uma vez chamou a atenção para absurdos como pedidos de intervenção militar, fechamento do STF e o fim do comunismo no Brasil, como se existisse comunismo no país. Fora isso, vale destacar que é um direito de qualquer cidadão se manifestar, desde que não fira a lei, e que não houve o registro de ocorrências durante o dia, ou seja, a carreata foi pacífica.  

Petistas de olho em 2022

Lideranças petistas me procuraram para informar que o ex-deputado federal, Décio Lima, é o pré-candidato do PT ao Governo do Estado. Lima disputou a eleição passada quando ficou em quarto lugar ao receber 460.889 votos. A fonte destacou que a provável candidatura do ex-presidente Lula, fará com que o partido tenha que ter um palanque para ele em Santa Catarina.

ATENÇÃO!!

Devido a um problema de memória do telefone, alguns contatos de pessoas que pediram para receber a coluna e demais informações foram perdidos. Se você pediu para receber via WhatsApp, mas não está recebendo, favor informar novamente o número. Obrigado!

Para seguir recebendo a coluna via WhatsApp, favor salvar o número: 49 98504.8148. Para quem ainda não recebe, favor enviar mensagem para o mesmo número.   FAZER JORNALISMO COM INDEPENDÊNCIA CUSTA CARO. ASSINE O SCEMPAUTA E APOIE A CONTINUIDADE DE NOSSO TRABALHO!