Para seguir recebendo a coluna via WhatsApp, favor salvar o número: 49 98504.8148. Para quem ainda não recebe, favor enviar mensagem para o mesmo número.   FAZER JORNALISMO COM INDEPENDÊNCIA CUSTA CARO. ASSINE O SCEMPAUTA E APOIE A CONTINUIDADE DE NOSSO TRABALHO!

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), destaca em uma de suas publicações nesta semana, que o volume de serviços no estado aumentou em 3,9% em fevereiro, frente ao mês anterior, sendo a décima taxa positiva seguida. Segundo a entidade, desde abril de 2020, quando as atividades tiveram queda de 14,4%, a média de crescimento mensal de maio de 2020 a fevereiro deste ano foi de 3,27%.

Mesmo com percentuais positivos, a Fecomércio avalia que esses movimentos ainda são insuficientes para cobrir as perdas acumuladas dos últimos 12 meses, que totalizam 2,9% para o setor. Entre três das cinco atividades que mostraram resultados negativos, destaque para a diminuição de 29,10% nos serviços prestados às famílias, seguido pelos serviços de informação e comunicação, além dos transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, com perdas de 3% e 3,20%, respectivamente.

A publicação diz ainda que esse resultado adverso nos serviços prestados às famílias, pode estar ligado à redução das medidas de incentivo a economia e às incertezas decorrentes do avanço da pandemia e seus reflexos na renda e no emprego. Além disso, deve ser fruto da substituição que as famílias fizeram durante o período mais intenso da crise e da necessidade de ampliação do isolamento social, à exemplo da troca da alimentação fora do domicilio pela comida em casa, beneficiando o comércio, mas prejudicando os serviços.

O desempenho positivo no primeiro bimestre do ano em Santa Catarina, de 7,5%, aponta a continuidade da recuperação da atividade econômica no Estado. No entanto, o avanço da pandemia e das restrições legais, além da lenta perspectiva da vacinação em larga escala para a população, tem elevado a incerteza sobre a retomada da economia.

Os indicadores econômicos para o primeiro trimestre do ano mostram sinais preocupantes, como níveis de preços acelerado e, aumento das taxas de juros de mercado, condições que reduzem o espaço para o consumo ao diminuir o poder de compra, pressionando negativamente o acesso ao crédito. Pela projeção, os gastos das famílias tendem a diminuir, reforçando a tendência nos resultados da pesquisa realizada pela entidade que indica a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) catarinenses. O índice segue se deteriorando e encerrou o mês de março com patamar de 50,6 pontos. São 12 meses seguidos que o índice apresenta queda mensal comparado ao mês anterior e, nesse período, houve queda média de 6,6%.

Impacto no Turismo

O levantamento da Fecomércio destaca um panorama preocupante para o setor de turismo em Santa Catarina. De acordo com a entidade, os impactos das medidas de restrições impostas para o controle e diminuição da propagação do COVID-19, retraíram o mercado. Em fevereiro, o volume de atividades turísticas registrou queda de 36,2% no acumulado dos últimos 12 meses no estado e, os dados não mostram sinais de recuperação em curto prazo. Ao analisar a variação mensal comparada ao mesmo período do ano anterior, o volume das atividades turísticas encerra fevereiro com redução de 23,6%. Já neste ano, as perdas chegam ao patamar de 24,4%, resultado semelhante em relação à média de março de 2020 até fevereiro passado, ficando negativa de 26,19% na variação acumulada no ano.

Afetou o emprego

O cenário segundo a Fecomércio, é extremamente preocupante também na movimentação dos postos de trabalho em Santa Catarina. Com base nas informações divulgadas pelo Novo Caged em fevereiro, os impactos são negativos em 176 municípios. O setor fechou 10.661 postos de trabalho no acumulado de 12 meses. O ritmo negativo afetou, principalmente, as empresas com até 249 empregados, que totalizam saldo negativo de 15.058 empregos.

Denúncia de cooptação

Hobus denuncia tentativa de cooptação de lideranças do partido

Em entrevista que concedeu ao site da colega Karina Manarin, o presidente do PSD catarinense, deputado estadual Milton Hobus, afirmou que pré-candidatos ao Governo do Estado estão tentando cooptar lideranças pessedistas. Ele citou o nome do ex-deputado estadual, Gelson Merisio (PSDB), e falou que um senador que é pré-candidato a governador estaria assediando prefeitos do PSD. Hobus não disse, mas uma fonte de seu partido informou que se trata de Jorginho Mello (PL). Hobus disse ainda que Merisio é adversário do PSD.

Candidatura

O deputado estadual Milton Hobus (PSD) voltou a afirmar que o seu partido terá candidato ao Governo do Estado. Na entrevista ao site da colega Karina Manarin, ele apontou como pré-candidatos os nomes do ex-governador Raimundo Colombo; do prefeito de Chapecó, João Rodrigues; e dos ex-prefeitos Napoleão Bernardes de Blumenau, e Adeliana Dal Pont de São José, além de seu próprio nome.

A guerra do Ipreville

Ontem após a decisão do desembargador Cid Goulart, que determinou a retomada da tramitação do projeto de lei da reforma do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Joinville (Ipreville), além de atestar litigância de má-fé de parte do vereador, Claudio Aragão (MDB), o presidente da Comissão de Legislação, Alisson Júlio (Novo), convocou uma reunião extraordinária para a deliberação dos pareceres pela admissibilidade da matéria. Em duas horas de reunião ficou definido que a discussão e votação dos pareceres acontecerá amanhã, às 08h30, no plenário. Sendo aprovado, o projeto passará pelas demais comissões. Vale destacar que a decisão de Goulart, derrubou até mesmo a decisão do juiz Renato Luiz Carvalho Roberge, da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Joinville, que no início da tarde chegou a manter a liminar em favor de Aragão.

A má-fé

O desembargador Cid Goulart destacou que o vereador de Joinville, Cláudio Aragão (MDB), autor do pedido de suspensão da tramitação do projeto que trata da reforma da previdência, faltou com a verdade. “Inverdades na impetração do remédio constitucional, em franca má-fé”, escreveu o magistrado. O colunista do SCemPauta, Ananias Cipriano, adiantou a informação sobre Aragão um dia antes em primeira mão. Além de problemas na justiça, o vereador emedebista poderá cair nas mãos do Conselho de Ética da Câmara. Alguns vereadores já estudam a possibilidade.

Antídio recebe Adriano

Adriano visitou Lunelli ontem em Jaraguá do Sul

A cidade de Jaraguá do Sul ganha cada vez mais espaço no cenário político estadual. Lideranças entre prefeitos, senadores e deputados são cada vez mais presentes na terra da gigante WEG. Porém, o objetivo é conhecer de perto o trabalho realizado pelo prefeito Antídio Lunelli (MDB) e do deputado federal, vice-presidente nacional dos emedebistas, Carlos Chiodini. Lunelli e seu vice Jair Franzner (MDB), receberam ontem uma comitiva de Joinville formada pelo prefeito Adriano Silva (NOVO), e o presidente da AMUNESC, o prefeito de Garuva, Rodrigo Davi (MDB). Em pauta o famoso Conselho Pró-Jaraguá, formado por empresários e representantes da sociedade civil, inclusive com a participação do ex-prefeito de Joinville, o também empresário Udo Döhler (MDB).

Ações do conselho

O Conselho Pró-Jaraguá é considerado por seus membros um sucesso na tomada de decisões e execuções de obras na cidade. Com mais de 150 quilômetros de pavimentação, o prefeito Antídio Lunelli (MDB) virou referência para região Metropolitana Norte-Nordeste, composta por 26 municípios, entre eles, os que compõem a região de Jaraguá do Sul. Lunelli vem pavimentando seu nome como pré-candidato ao Governo do Estado em 2022 e, parece que o apoio à sua candidatura vem ganhando mais respeito independente de sigla partidária.

Jorginho Mello em Joinville

Em sua passagem por Joinville no último fim de semana, o senador Jorginho Mello (PL) aproveitou para conversar oficialmente pela primeira vez com o prefeito Adriano Silva (NOVO). O encontro foi acompanhado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Maurício Peixer (PL). Na ocasião, os três aproveitaram para visitar as obras de recuperação da rua Visconde de Taunay, a famosa Via Gastronômica. A ausência do deputado estadual, Sargento Lima (PL), chamou a atenção, já que Peixer é pré-candidato a uma vaga à Assembleia Legislativa. Questionado sobre a situação, o vereador respondeu que não há divisão no PL.

Indignação

Gerou grande repercussão, principalmente nos meios políticos, a coluna do Vinícius Lummertz aqui no SCemPauta, intitulada “A indignação dos catarinenses”. Nela, o atual secretário de Turismo de São Paulo e ex-ministro do setor, revela que tem recebido mensagens e manifestações de leitores, amigos, empreendedores, colegas de gestão pública e de políticos, também, revelando grande indignação com o que vem acontecendo em Santa Catarina em relação ao processo de impeachment do governador eleito. Segundo ele, o ‘entra-e-sai governo’ está causando prejuízos incalculáveis ao Estado, porém, mais do que isso, ferindo gravemente a imagem e toda a reputação de estado modelo, que os catarinenses construíram desde os tempos em que os imigrantes chegaram aqui. Lummertz diz que “os catarinenses estão obrigados a assistir a um vale-tudo, como se não estivéssemos vivendo a maior crise sanitária da nossa história, que até o fim de semana já tinha enlutado familiares e amigos de mais de 12,5 mil catarinenses”.

Na economia

O ex-ministro Vinicius Lummertz enfatiza também “as irreparáveis consequências econômicas, quando especialmente as micro, pequenas e médias empresas, as maiores geradoras de empregos, passam por um momento de vida ou morte. Segundo ele, o Turismo catarinense tem sido uma das maiores vítimas. Lummertz lamenta que os apelos feitos pelo Conselho das Federações Empresariais (Cofem) à governadora interina para que não fizesse mudanças em secretarias estruturantes, como a Fazenda, antes do julgamento final do impeachment, não tenham sido ouvidos. Para quem não leu, está no novo site do SCemPauta.

Não assinou

A governadora interina, Daniela Reinehr (sem partido), não assinou junto com os governadores de Rondônia e Roraima, a carta assinada por 25 governadores endereçada ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. No documento os governadores pedem a colaboração dos americanos nos acordos climáticos e, também na questão voltada a vacinação.

Vacinação de educadores

A proposta do Plano de Vacinação para Profissionais da Educação de Santa Catarina foi apresentada ontem, às entidades representantes dos municípios e dos sindicatos da categoria. A proposta considera critérios de prioridade para a vacinação dos profissionais com maior risco de contágio de Covid-19. O secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro, destaca a importância do trabalho conjunto para que o plano seja executado de maneira ágil e organizada.

ICMS do oxigênio

Parlamentares catarinenses começam a debater uma nova isenção de imposto que traz impacto positivo na batalha contra a Covid-19. Depois de zerar a alíquota de ICMS para compra direta de vacinas, o objetivo agora é retirar o tributo para aquisição e transporte de oxigênio hospitalar. Segundo o autor da proposta, o deputado estadual Milton Hobus (PSD), conceder esse benefício têm que ser prioridade neste momento, em que a demanda pelo insumo está alta e muitas cidades já registram desabastecimento. Segundo levantamento do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), realizado com 2.465 prefeituras, 1.105 municípios do país temem pela falta de oxigênio neste mês.

Renda Básica

Após a Comissão de Constituição e Justiça aprovar, ontem, requerimento para o Governo do Estado se manifestar sobre o Projeto de Lei que institui o Programa Estadual de Renda Básica de Cidadania e de Renda Básica Emergencial no Estado, o deputado Fabiano da Luz (PT) anunciou que a expectativa é que o governo contribua com quem mais precisa. “Diante desse cenário de pandemia, de desempregados, pessoas na extrema pobreza, defendemos a proposta da renda básica para atender quem está em vulnerabilidade social no nosso Estado”, enfatizou o deputado, líder da Bancada do PT na Assembleia Legislativa.

Doação

O deputado estadual João Amin (Progressistas) doou o valor recebido de indenização pago pelo condenado, Frutuoso Oliveira. Na condição de assessor parlamentar, Frutuoso falsificou um documento e o compartilhou pela internet com um falso projeto de lei, o qual atribuiu a Amin. O parlamentar doou a uma entidade que auxilia famílias carentes.

Destino de Cruzeiros

Mais uma nova opção de turismo para o município de Bombinhas começou a ganhar formato e, tem início previsto para a temporada 2022/2023.  Em visita ao Ministério do Turismo, o prefeito Paulo Müller (DEM), discutiu esse e outros projetos voltados para a melhoria da infraestrutura turística da cidade. O município fará investimentos na ordem de R$ 5 milhões, em obras de infraestrutura que engloba construção de píer de atracação, estrutura para recepção, área destinada à alfândega, entre outras estruturas turísticas. “O projeto que vem sendo discutido com setores interessados e especialistas na área, será um importante instrumento de desenvolvimento econômico para Bombinhas com a geração de negócios, emprego e renda”, disse o prefeito.

UTI para Sombrio

A liberação de recursos na ordem de R$ 1,5 milhão para aquisição de equipamentos para a instalação de 10 leitos de UTI Covid no Hospital Dom Joaquim, em Sombrio, anunciada pelo então governador Carlos Moisés da Silva (PSL), no mês de março, teve sua conclusão na tarde de ontem com a assinatura do convênio do Estado com o município, após a constante cobrança e acompanhamento do deputado estadual Zé Milton Scheffer (Progressistas). Na reunião a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, informou que na próxima semana os recursos estarão disponíveis.

ATENÇÃO!!

Devido a um problema de memória do telefone, alguns contatos de pessoas que pediram para receber a coluna e demais informações foram perdidos. Se você pediu para receber via WhatsApp, mas não está recebendo, favor informar novamente o número. Obrigado!

Para seguir recebendo a coluna via WhatsApp, favor salvar o número: 49 98504.8148. Para quem ainda não recebe, favor enviar mensagem para o mesmo número.   FAZER JORNALISMO COM INDEPENDÊNCIA CUSTA CARO. ASSINE O SCEMPAUTA E APOIE A CONTINUIDADE DE NOSSO TRABALHO!