Para seguir recebendo a coluna via WhatsApp, favor salvar o número: 49 98504.8148. Para quem ainda não recebe, favor enviar mensagem para o mesmo número.   FAZER JORNALISMO COM INDEPENDÊNCIA CUSTA CARO. ASSINE O SCEMPAUTA E APOIE A CONTINUIDADE DE NOSSO TRABALHO!

O presidente do Tribunal de Justiça, Ricardo Roesler, que também preside o Tribunal Misto do Impeachment, está sendo cobrado por todos os setores da sociedade. Desde os presidentes das federações empresariais e da indústria, passando por lideranças e, ontem, alguns prefeitos também começaram a se manifestar pela celeridade no processo de impedimento contra o governador afastado, Carlos Moisés da Silva (PSL).

Na sexta-feira passada Roesler decidiu incluir a decisão do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Benedito Gonçalves aos autos. Se por um lado, a inclusão faz parte do processo de impeachment, pois serve como embasamento para a decisão dos julgadores, por outro, o prazo de 48 horas começa a ser questionado, uma vez que as partes somente foram intimadas ontem. Levando em conta que amanhã é feriado, somente na quinta-feira, quase uma semana após, vence o prazo para as manifestações, ou seja, mais um tempo que Santa Catarina perde frente a instabilidade política a qual enfrenta.

Reconhecido pelos seus préstimos à justiça catarinense, Roesler tem unicamente em suas mãos o poder de definir uma data com celeridade, para tirar o Estado de um grave problema institucional que começa a gerar problemas à sociedade.

Uma data para o julgamento entre o próximo dia 30 e os primeiros dias de maio, é mais do que o suficiente para atender com justiça, os apelos da sociedade.

Prefeitos se posicionam

Reunião aconteceu ontem em Criciúma

O encontro de ontem em Criciúma entre o prefeito anfitrião, Clésio Salvaro (PSDB), o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), e Orvino de Ávila (PSD), prefeito de São José, já começa a surtir efeito. Outros prefeitos já começam a pensar na possibilidade de também se manifestar pela celeridade do julgamento do impeachment, além da volta do governador afastado, Carlos Moisés da Silva (PSL).

Constrangimento no PSDB

O encontro de ontem dos prefeitos de Criciúma, São José e Chapecó, gerou um grande constrangimento dentro do PSDB. Acontece que mesmo negando, Gelson Merisio (PSDB) é apontado por fontes ligadas ao Centro Administrativo, que afirmam ser ele o mentor de boa parte do governo interino de Daniela Reinehr (sem partido). Com a manifestação de Clésio Salvaro (PSDB), em conjunto com Orvino de Ávila (PSD) e João Rodrigues (PSD), o ninho tucano se divide de vez, sendo que a deputada federal, Geovania de Sá, se aproximou de Merisio e de Daniela.

E o projeto?

Ainda não é possível mensurar o tamanho do abalo interno no grupo de Gelson Merisio dentro do PSDB, com o posicionamento de ontem do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, que se une a outras lideranças do partido contrárias ao impedimento do governador Carlos Moisés da Silva (PSL). Essa situação pode representar um grande prejuízo a Merisio, que perderá espaço, tanto na gestão estadual com a saída de Daniela, quanto na indicação de nomes que pretende fazer ao Tribunal de Justiça. Gelson Merisio é hoje o pré-candidato a governador pelos tucanos, mas já é visto que não tem o partido em suas mãos. O que chama a atenção, é que publicamente o discurso tucano é único: Merisio não está no governo de Daniela. Agora, internamente, algumas lideranças não acreditam na negativa.

Paulinha sobre nomeação

A deputada estadual Ana Paula da Silva, a Paulinha (PDT), entrou em contato para explicar a nomeação do ex-servidor de seu gabinete, Luiz Henrique Fontão, no cargo de diretor de Patrimônio Cultural do Estado. Segue a explicação: “Essa pessoa tinha sido nomeada pelo governador Moisés, e exonerada pela Daniela. Como tem um currículo excepcional na área, fiz questão de reiterar ao chefe da Casa Civil a sua competência para a função, já que as políticas públicas de cultura em âmbito estadual estão vivendo um período de estagnação. Sigo dizendo que nosso trabalho é em colaboração pelo estado. Defendi o governador Moisés quando muitos dos que estão ao lado dele agora – inclusive você – o acusavam. E continuo atestando a sua inocência. No entanto eu não estou afastada. Sigo no exercício da minha função, e isso requer a manutenção do diálogo permanente em benefício do estado”, escreveu Paulinha.

Tem erro aí…

A deputada estadual Ana Paula da Silva, a Paulinha (PDT), colocou em seu texto algo como se eu estivesse ao lado do governador, Carlos Moisés da Silva (PSL). O fato é que a deputada talvez não entenda, que não tenho compromisso algum com o erro. Quando defendi o processo de impedimento, haviam elementos nas investigações que levantaram suspeitas contra Moisés, mas que depois ficou comprovado, segundo os órgãos de investigação, que ele é inocente. Se por um lado, critico ao governo Moisés, por outro, não poderia eu me considerar acima da justiça para imputar um crime ao governador afastado, que tanto o STJ, quanto a Procuradoria Geral da República, o Ministério Público, a Polícia Federal e o Tribunal de Contas do Estado, afirmam que ele não cometeu. Também é importante dizer que reiterar ao atual chefe da Casa Civil a qualificação de um ex-servidor de seu gabinete, é o mesmo que indicá-lo, o que é um direito da parlamentar. Não há nada de ilegal nisso.

Viaturas

Conversei com o coronel, Charles Vieira, do Corpo de Bombeiros, sobre a aquisição de viaturas para edificações de grande altitude. De acordo com ele, ainda está sendo feita uma pesquisa de preços, pois se tratam de equipamentos caros que são cotados em Euro. O comandante explica que mesmo que não haja um histórico de emergências em edifícios altos, é necessário estar preparado. Uma das maiores preocupações é com os prédios de Balneário Camboriú. “Na Alemanha todas as cidades com mais de 50 mil habitantes têm equipamentos dessa magnitude. Vieira destacou ainda que as aquisições fazem parte do programa Santa Catarina Mais Segura. “Outras aquisições também serão feitas. Precisamos estar preparados, as vidas não têm preço. Não podemos esperar acontecer algo para depois pensarmos em comprar”, afirmou.

E o exemplo?

O uso de máscara não foi respeitado

Ontem na reunião entre a governadora interina, Daniela Reinehr (sem partido), o secretário de Articulação Nacional, Jorge David e o deputado federal, Daniel Freitas (PSL), faltou o bom exemplo. Os três próximos e sem máscara.

Daniela na reunião do Cofem

A governadora interina Daniela Reinehr (sem partido) participou ontem de uma reunião com o Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM). Os empresários defenderam a manutenção dos incentivos fiscais, além da não elevação da carga tributária, sendo que em resposta, o secretário de Estado da Fazenda, Rogério Macanhão, prometeu que não haverá a majoração dos tributos estaduais. Ainda sobre os incentivos, o secretário afirmou que se tiver alguma aresta para aparar, que conversará antes de tomar uma decisão. Os empresários também cobraram investimento em infraestrutura e medidas para destravar o crédito, sobretudo para os pequenos negócios. Outros assuntos debatidos foram o Bloco X, nota fiscal eletrônica, ampliação da duplicação da BR-470, alíquota do ICMS da gasolina, socorro ao setor de eventos que está há 13 meses praticamente sem operar, aporte de recursos no Badesc e aprovação, pela ALESC, da MP 236, que concede benefício emergencial a empreendedores afetados pela pandemia.

Infraestrutura

A governadora interina Daniela Reinehr (sem partido) destacou ainda que pretende se reunir novamente com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, para discutir a questão da PNL 2035, que é o Plano Nacional de Logística. As necessidades de Santa Catarina devem entrar no plano. O presidente da Fiesc e coordenador do Cofem, Mário de Aguiar, disse que faltam dados relevantes para contemplar o estado com a infraestrutura necessária.

Obras suspensas

O secretário de Estado da Infraestrutura, Leodegar Tiscoski, suspendeu duas licitações de obras em rodovias da região Oeste. Estão suspensas melhorias na SC-350 entre Abelardo Luz e Passos Maio, e da SC-283 entre Chapecó e Arvoredo.

Tiscoski nega

O secretário de Estado da Infraestrutura, Leodegar Tiscoski, assegura à coluna que não procede a informação de que ele teria determinado à sua equipe e auxiliares para que não o contactassem aos finais de semana. “Não só os atendo como estou em contato direto demandando a minha equipe, diariamente e diuturnamente, seja em horário de expediente e inclusive nos finais de semana. Não existe essa ordem, todos estão sempre de sobreaviso. Faço uso do mesmo número de celular há mais de 20 anos, onde atendo a todos, inclusive os profissionais da imprensa. Status de Secretário de Estado é sempre ‘ON'”, explica Tiscoski.

Decreto em Joinville

A Prefeitura de Joinville prorrogou até o próximo dia 26 as medidas de enfrentamento à disseminação do coronavírus, por meio de Decreto. O documento mantém as medidas vigentes até o momento, alterando apenas o uso de parques e praças, que passa a ser permitido para a prática de atividades esportivas e também para a utilização com finalidade recreativa, de grupos familiares que habitam na mesma residência. Segue em vigor a restrição de circulação entre 23h e 6h. Neste período, é liberado apenas o deslocamento para serviços essenciais ou para atividades laborais. Permanece proibido o funcionamento de boates e pubs. Por sua vez, os horários de funcionamento do comércio seguem os mesmos que já estão sendo praticados.

Vacinados em BC

Ontem Balneário Camboriú vacinou 348 pessoas com a primeira dose contra a Covid-19. Ao todo, o município já vacinou 21.155 pessoas com a primeira dose, destes, 4.571 são profissionais da saúde, 16.343 são idosos com 65 anos ou mais, 77 são idosos residentes em Instituições de Longa Permanência e 164 são profissionais das Forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas. Ainda ontem o município também vacinou 1.729 pessoas com a segunda dose da vacina, chegando a 14.148 unidades da segunda dose aplicadas.

Segunda dose na capital

A Secretaria de Saúde de Florianópolis, informou que a segunda dose de vacina contra o novo coronavírus começará a ser aplicada 28 dias após a primeira. A mudança leva em conta o recebimento das doses enviadas pelo Ministério da Saúde e a mudança da orientação da Secretaria de Estado da Saúde. A programação de segundas doses será informada conforme os públicos contemplados e o recebimento de doses.

ATENÇÃO!!

Devido a um problema de memória do telefone, alguns contatos de pessoas que pediram para receber a coluna e demais informações foram perdidos. Se você pediu para receber via WhatsApp, mas não está recebendo, favor informar novamente o número. Obrigado!

Para seguir recebendo a coluna via WhatsApp, favor salvar o número: 49 98504.8148. Para quem ainda não recebe, favor enviar mensagem para o mesmo número.   FAZER JORNALISMO COM INDEPENDÊNCIA CUSTA CARO. ASSINE O SCEMPAUTA E APOIE A CONTINUIDADE DE NOSSO TRABALHO!