Mesmo em plena pandemia, Santa Catarina encerrou o primeiro trimestre de 2021 com queda em todos os indicadores de criminalidade em comparação ao mesmo período do ano passado.

O boletim da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina, divulgado nesta terça-feira, 6, mostra o mês de março com o registro mais baixo em ocorrências de roubos e furtos no Estado, com queda de 23%.

Além de roubo e furto, os indicadores de homicídio, feminicídio, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e confronto policial também apresentaram queda.

A boa notícia é destaque no Maria Helena Entrevista desta semana com o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial. Segundo ele, a redução destes índices não aconteceu somente pelo isolamento social mas  reflete o trabalho desenvolvido na área.

Uma mulher na Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Alesc

A deputada Marlene Fengler (PSD) foi eleita para presidir a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Assembleia legislativa de Santa Catarina. Para a vice-presidência foi escolhido o deputado Sérgio Motta (Republicanos).

A presidente da Comissão quer de imediato reunir representantes do Executivo estadual, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, entre outros, para levantar informações do quadro de notificações de violência contra jovens e adolescentes durante a pandemia da Covid-19, que na avaliação da deputada estaria com casos subnotificados, devido as crianças estarem em isolamento social em suas casas.

A parlamentar acredita que muitos casos de violência ficaram sem notificação e, na pós-pandemia, quer intensificar campanhas de combate à violência contra crianças e adolescentes.

Além de Marlene e Sérgio Motta, compõem a Comissão os deputados Neodi Saretta (PT), Dirce Heiderscheidt (MDB), Jair Miotto (PSC), Fernando Krelling (MDB) e Felipe Estevão (PSL).