A vacinação contra o Coronavírus parou em Florianópolis e Blumenau e, as secretarias de saúde dos municípios não sabem quando retomarão a campanha. Vale destacar que ontem, mais de 300 mil doses chegaram ao Estado, porém, até o momento não foram repassadas aos municípios. De acordo com o Governo do Estado, a distribuição somente será feita amanhã, ou seja, frente a tamanha pressa devido ao número de contaminados, mesmo assim, o governo não trabalhou para efetuar a entrega pelo simples fato de ser feriado.

Conversei com o prefeito Gean Loureiro (DEM) que não quis polemizar. Segundo ele, o Estado está fazendo a contagem das vacinas. Ele também informou que ainda ontem à noite aconteceria uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), para definir o critério de distribuição, por isso, os municípios não sabem quantas vacinas receberão. Já uma fonte me disse que o problema pode ser atribuído tanto ao Governo Federal, quanto ao Estado. Questionei se houve atraso e a resposta que ouvi foi a seguinte: “Dentro do que eu falei, tire as suas conclusões”, afirmou.

Ainda ontem à noite o governador afastado, Carlos Moisés da Silva (PSL), já dava sinais do atraso em uma rede social. Ele escreveu que em hipótese alguma é possível diminuir o ritmo da vacinação. “Nem mesmo no feriado. As doses precisam ser enviadas aos municípios rapidamente assim que chegam, como sempre foi feito. Se há estoque, não pode faltar na ponta”, escreveu.