O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, presta depoimento neste momento na CPI dos Respiradores. O deputado e relator da CPI dos Respiradores, Ivan Naatz (PL), apresentou documentos de autorização de pagamento antecipado que podem complicar a situação da ex-Superintendente de Gestão Administrativa, Marcia Geremias Pauli, pois  divergem do depoimento prestado por ela na última terça-feira (02).

Os documentos se referem a uma solicitação de liquidação e pagamento “em caráter de urgência” de nota fiscal da empresa Veigamed, no valor de R$ 16,5 milhões, assinada por Marcia Pauli, alegando “imperiosa necessidade de adoção de medidas de combate aos efeitos decorrentes da pandemia do Coronavirus”.  O ofício data de 20 de março de 2020 e a certificação da nota, mesmo sem receber os equipamentos, foi feita no dia 31 de março, assim como efetivado o pagamento.

Ocorre que segundo o deputado, no seu depoimento a ex-superintendente de Gestão afirmou que, conforme provas que tinha sem celular e WhatsApp, apenas começou a tomar conhecimento do processo de compra no dia 23 de março. Ou seja, já havia feito o pedido de pagamento três dias antes. O questionamento sobre essa divergência de datas  foi feita ao então secretário adjunto de Saúde André Ribeiro, que se limitou a dizer que não tinha conhecimento e que “não participou deste processo de compra”.

Clique para ler o documento: pagamento veigamed