A Federação Catarinense de Municípios (Fecam), se manifestou pela não realização das eleições municipais deste ano e pela defesa da unificação dos mandatos políticos, com a realização de eleição geral em 2022. Nesta próxima sexta-feira (29), às 18h, prefeitos e prefeitas participarão de videoconferência com deputados e senadores do Fórum Parlamentar Catarinense sobre o processo eleitoral em 2020 e seus encaminhamentos, solicitando apoio ao pleito da unificação.

Em carta divulgada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e endossada pelo presidente da Fecam, Saulo Sperotto (PSDB), os municípios reforçam o quanto a pandemia do Coronavírus implica na realização das eleições em outubro, tornando o processo de votação política um ato insustentável. “Não existe ambiente adequado para as eleições neste momento”, destacou Sperotto, que é prefeito de Caçador. O documento é avalizado também pelo Movimento de Mulheres Municipalistas (MMM) e, em Santa Catarina, pelas Associações de Municípios.

Sem democracia

Segundo o presidente da Fecam, Saulo Sperotto (PSDB), os prefeitos desconhecem até quando perdurará esta situação de pandemia e uma série de orientações técnicas em saúde precisam ser mantidas. “Não teremos eleições democráticas, será eleição de um grande número de abstenções, além de colocarmos em risco à saúde das pessoas”, complementa. O documento cita, por exemplo, a dificuldade no cumprimento de prazos do calendário eleitoral e no afastamento de servidores que, neste momento, atuam principalmente nas áreas de saúde e assistência social, priorizando o distanciamento social.

Grupo de risco

Segundo as entidades municipalistas, o Coronavírus inviabiliza as convenções partidárias, as campanhas eleitorais e a possibilidade de pessoas acima de 60 anos de participarem da disputa eleitoral, uma vez que fazem parte do grupo de risco e precisam se manter afastados do convívio social. De acordo com o calendário eleitoral, as pré-convenções partidárias e as convenções devem se realizar no período de 20 de julho a 5 de agosto.