O deputado estadual Milton Hobus (PSD) fez hoje graves denúncias contra o atual secretário da Saúde, André Motta Ribeiro, e protocolou requerimento solicitando o afastamento dele. Segundo o parlamentar, o chefe da pasta, que era secretário-adjunto até o início do mês, sabia das irregularidades na compra dos respiradores.

Hobus mostrou documento enviado à Secretaria de Saúde, em 2 de abril, da Exxomed, representante da fabricante chinesa que produz os respiradores comprados pelo Estado por meio da Veigamed. A empresa destaca que a empresa do Rio de Janeiro não tem autorização para venda ou comercialização e, que os preços pagos por Santa Catarina estão mais altos.
“Esse documento é muito grave porque o atual secretário, André Mota, recebeu, foi avisado que a empresa não iria fornecer os ventiladores e, mesmo assim, o pagamento foi feito neste mesmo dia, 2 de abril. Depois de ter feito o pagamento, nenhuma medida foi tomada pelo governo, seja pelo atual ou o ex-secretário,ou o governador Carlos Moisés. Ou seja, tudo ficou paz e amor, ninguém fez nada”, critica Hobus.

As informações apresentadas pelo deputado constam no processo na Justiça sobre o caso. O requerimento foi aprovado na Comissão Especial da Assembleia Legislativa que apura a compra de respiradores feita pelo Estado.