Destaque do Dia

Líder dos caminhoneiros acusa a CUT de querer prejudicar o governo.
Conversei ontem com um dos principais líderes dos caminhoneiros do país, Wallace Costa Landim, conhecido como Chorão. Alguns movimentos prometem uma nova greve, porém, ele garante que não haverá paralisação alguma, pelo menos, não de parte da maioria dos profissionais.
A informação sobre uma possível greve começou a ser divulgada na sexta-feira passada, quando um dos líderes do movimento, Marconi França, se reuniu com a coordenação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), para discutir a organização dos atos. “O Brasil vai parar”, disse ele.
Porém, além de me dizer que não haverá greve, Chorão acusa a CUT de estar usando uma minoria dos caminhoneiros para fazer oposição ao governo do presidente da República, Jair Bolsonaro (Sem partido), visando atrapalhar o governo e a economia. “É uma minoria que está sendo usada pela CUT, que é um movimento de esquerda que deseja prejudicar o governo sem pensar no país”, afirmou Chorão.
Mesmo sendo contra a paralisação, ele admite que os caminhoneiros estão no limite, pois são problemas de 30 anos que estão sendo discutidos apenas há 19 meses. Por outro lado, ele comemora a criação da Frente Parlamentar Mista dos Caminhoneiros Autônomos, coordenada pelo deputado federal, Nereu Crispim (PSL-RS). “Estamos na UTI e buscando o remédio para salvar a categoria. Mas temos as portas abertas dentro do governo e do Ministério dos Transportes, estamos sendo ouvidos”, afirmou Chorão.
Avanços
O líder da maioria dos caminhoneiros que trabalham de forma autônoma no país, Wallace Costa Landim, o Chorão, destacou que algumas conquistas da categoria estão para ser anunciadas. Uma é a implantação do código numérico obtido por meio do cadastramento da operação de transporte no sistema eletrônico da ANTT. O CIOT regulamenta o pagamento do valor do frete referente à prestação do serviço de transporte rodoviário de cargas, tanto, que as transportadoras que forem flagradas pagando menos que o valor mínimo, podem ser multadas em até R$ 5 mil por caminhão.
Piso mínimo
Chorão também anuncia que o piso mínimo para os caminhoneiros será anunciado no próximo dia 20 de janeiro, enquanto que os considerados “entre eixos” terão uma definição na próxima reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Outro ponto é um financiamento via BNDES, que está sendo analisado, além de uma organização do setor para estabelecer uma forma de trabalho.
Latam em Chapecó
Pesquisando passagens para São Paulo, me deparei com uma surpresa: A partir do dia 29 de março do próximo ano, a Latam começará a operar no aeroporto Serafin Enoss Bertaso em Chapecó. Serão utilizados os Airbus A 319 e A320, em quatro voos diários ligando a capital do Oeste ao aeroporto de Congonhas em São Paulo. Confira os horários:
13h30 – Chapecó – Congonhas – Chegada 14h55
10h40 – Congonhas – Chapecó – Chegada 12h15
22h25 – Congonhas – Chapecó – Chegada 23h55
O quarto voo começará no dia 30 de março, saindo de Chapecó às 5h25 em direção a Congonhas e pousando às 06h50.
Anúncio será hoje
Segundo uma fonte ligada a Latam Airlines Brasil, a companhia deve fazer ainda hoje o seu anúncio nacional a respeito das novas rotas, incluindo Chapecó. Já é possível encontrar os horários e preços em sites especializados em vendas de passagens aéreas.
MDB de Joinville
Os emedebistas de Joinville, seguem passando por disputas internas. Se antes era para saber quem será o candidato do partido à Prefeitura, uma vez definido o deputado estadual, Fernando Krelling, como o nome do partido para ser o pré-candidato a prefeito, agora as lideranças querem espaço. Na verdade, o pleito de alguns emedebistas não deve vingar, já que o partido concederá a vaga de vice para o PSL, consolidando o acordo firmado por Udo com o governador, Carlos Moisés da Silva.