Destaque do Dia
A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) realizou ontem uma reunião, para lançar a Agenda Estratégica da Indústria para Infraestrutura de Transporte e a Logística Catarinense. De acordo com os números apresentados, o Estado tem uma demanda de R$ 11,5 bilhões até 2023, para manter a atual infraestrutura e até mesmo para a ampliação, o que é fundamental para a continuidade do nosso crescimento econômico, sendo que a atual estrutura já não comporta a demanda.
Para ter uma ideia: São R$ 8,8 bilhões necessários ao setor rodoviário, R$ 833,5 milhões para as ferrovias e, R$ 1,45 bilhão para o setor aquaviário. Não foram apresentados números, mas o setor aeroviário também precisa de mais aportes.
Desse total, o Governo Federal é responsável por R$ 7,1 bilhões, enquanto que o Governo do Estado precisa investir R$ 1,25 bilhão. O levantamento também aponta, que os municípios terão que custear R$ 150 milhões, enquanto que o setor privado deve aportar R$ 2,89 bilhões anuais.
O fato é que não há dinheiro para isso, portanto, se faz necessária a agilização das concessões para a iniciativa privada e, não falo de privatização neste caso, defendo a concessão, onde o Estado terá o poder de cobrar da concessionária que faça os devidos investimentos previstos em contrato.
Além disso, é fundamental um estudo de viabilidade de um sistema intermodal, ou seja, ligando, por exemplo, as hidrovias com as rodovias, ferrovias e aeroportos, o que dará uma maior agilidade ao nosso setor de transporte.
O presidente da Fiesc, Mário Aguiar, destacou que a entidade defenderá a realização do levantamento para a integração do transporte e, conhecendo a Fiesc, é bem provável que se o setor público não se movimentar, que a própria federação realizará os estudos.
O fato, é que não há uma outra maneira de desenvolver um Estado, a não ser dando as condições de infraestrutura ao setor produtivo que está ávido por investir. Vale dizer que tanto em relação ao Brasil, quanto a Santa Catarina, se tivermos um aumento da economia maior do que o esperado para o momento, algo fora da curva, não teremos condições de atender a demanda por falta de infraestrutura. Portanto, é uma questão de urgência ampliar as parcerias do setor público com o privado pela melhoria das condições aos nossos modais.
Valor Catarinense
Acontece amanhã a partir das 13h30, na sede do Tribunal de Contas do Estado, um Fórum sobre os incentivos fiscais e a valorização de produtos e serviços de Santa Catarina. Entre os palestrantes, o deputado estadual, Milton Hobus (PSD), o empresário Rodrigo Philips, da empresa Airbnb, os economistas Lauro Mattei e Eduardo Volante, além da diretora de Empreendedorismo e Competitividade da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Letícia Lemos. Outras manifestações também serão realizadas, a exemplo do Comitê de Defesa da Competitividade da Economia Catarinense. As inscrições são gratuitas e limitadas, por isso, é aconselhado aos interessados que se inscrevam para garantirem os seus espaços. Mais informações no site www.valorcatarinense.com.br
Guardas armados em Chapecó
Os vereadores de Chapecó querem que os guardas municipais tenham o direito de ter o porte de armas. Eles assinaram uma Moção de Apelo ontem, para que não se mantenha a limitação de porte em relação ao número de habitantes. A moção é de autoria do vereador, Valdemir Stobe, o Tigrão (PTB), que foi acompanhado pelos demais. O fato é que os guardas além de serem impedidos de apoiar a Polícia Militar em algumas ocorrências, também ficam expostos a riscos, já que pelo fato de estarem desarmados, se tornam alvos fáceis para os bandidos.
Apelo pela BR-470
O deputado federal, Hélio Costa (Republicanos), usou a tribuna da Câmara Federal para fazer um apelo ao Ministério da Infraestrutura, para que acelere a obra de duplicação da BR-470, uma das rodovias mais importantes do estado. O parlamentar pediu que o ministro Tarcísio de Freitas libere mais recursos para a ampliação da rodovia. “A obra está licitada, mas o Governo não toca. Faço um apelo ao ministro Tarcísio para que toque a obra, que libere dinheiro, pois é uma das prioridades do nosso estado”, disse. A BR-470, em seu projeto original, liga Navegantes a Camaquã no Rio Grande do Sul, em um trecho de 473 km. A rodovia é a principal “artéria” de escoamento da produção para o Porto de Itajaí e para o Aeroporto de Navegantes.
BRs 282 e 163 em pauta
A deputada estadual, Marlene Fengler (PSD), coordenadora da Bancada do Oeste, e o deputado Maurício Eskudlark (PL), representarão o colegiado em reunião no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que acontece hoje em Brasília. Será discutida a situação das rodovias federais no Extremo-Oeste catarinense. Os parlamentares do colegiado haviam solicitado audiência com o Dnit e com o ministro da Infraestrutura há alguns meses, mas somente na sexta-feira passada houve a confirmação. Durante o encontro, Marlene e Eskudlark esperam obter respostas especialmente sobre os investimentos previstos para as BRs 282 e 163, e ainda sobre o processo de federalização da 163.
TPA em pauta