A sessão de hoje da Câmara de Vereadores de Florianópolis terminou de uma forma inesperada. O fato aconteceu durante a votação do projeto em que o Executivo, pede a autorização para que o município passe a fazer parte da Associação Internacional das Cidades Educadoras.

O vereadores Afrânio Boppré (PSOL), disse que antes de discutir o projeto, que era necessária a presença do prefeito Gean Loureiro (Sem partido) para explicar as denúncias da Sitrasem, em relação a Associação São Bento, que foi contratada via licitação para administrar cinco creches da capital. A entidade é acusada de ter fraudado documentos e se utilizado de laranjas para participar do processo. “O prefeito precisa vir aqui e explicar se é fake news, e se for, vamos falar da irresponsabilidade do Sitrasem, mas não se for, ele tem que explicar que já está tomando as providências”, disse Boppré.

O presidente Katumi tentou interromper dizendo que o assunto não estava ligado ao projeto, porém, o clima esquentou quando Vanderlei Farias, o Lela (PDT), foi à tribuna para falar do mesmo fato e, pediu para que fosse passado um vídeo, o que Katumi não permitiu encerrando a sessão naquele momento antes da votação.

Ao final, ele desceu da mesa diretora e começou uma discussão com Lela e Pedro Silvestre, o Pedrão (Progressistas), que reclamaram da atitude de Katumi. Ao notar que estava sendo filmado pelo também vereador, Maikon Costa (PSDB), Katumi deu um tapa na mão do tucano fazendo com que o celular dele voasse. Antes de ser retirado, o presidente ainda segundo os vereadores, teria tentado fazer com que um assessor parasse de filmar.

Alguns vereadores já falam em pedir a abertura de um processo por quebra de decoro parlamentar contra Katumi. Procurei o presidente e a sua assessoria informou que entrará em contato.

Assista as imagens