Destaque do Dia

O SCemPauta com o intuito de colaborar com o eleitorado, começa a publicar a partir desta sexta-feira (29), uma série de pesquisas pré-eleitorais com o cenário em algumas das maiores cidades de Santa Catarina.

A primeira será com o cenário de Chapecó, incluindo os nomes de pré-candidatos à Prefeitura. Serão realizadas pesquisas espontâneas e estimuladas.

O objetivo principal é de trazer o sentimento do eleitorado pensando no próximo ano, como uma forma de colaborar com o processo democrático.

Rescaldo

A Assembleia Legislativa deve priorizar neste final de ano projeto do Rescaldo, que restabelece os incentivos fiscais. Caso não seja aprovado, os incentivos do ICMS vencem em primeiro de janeiro prejudicando todo o setor produtivo do estado. No caso, os deputados correm contra o tempo, mas a agenda deve ficar a cargo do presidente, Júlio Garcia (PSD), que retorna ao parlamento após ter sofrido um grave acidente. Ele deve acelerar os trabalhos já que o projeto está em regime de urgência.

 

Aeroporto de Chapecó

Após a decisão do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Herneus De Nadal, que determinou a suspensão do edital para a concessão do aeroporto Serafin Enoss Bertaso de Chapecó, o prefeito Luciano Buligon (DEM), determinou a ida de servidores a Florianópolis, onde no TCE buscarão informações a respeito da decisão. O fato é que, ou a Prefeitura corrige o edital e republica com as alterações determinadas pelo Tribunal, ou ficará suspenso enquanto não forem feitas as modificações. A preocupação é de resolver o quanto antes, já que a Corte começa a analisar as contas dos municípios o que poderá fazer com que o edital volte ao município somente no início do próximo ano.

 

Ajuda humanitária

“O que você pode fazer para ajudar a mudar o mundo?”. A pergunta é um convite à ação que será feita aos participantes do Encontro Conversando sobre Fraternidade, amanhã em Joinville, pelo fundador e presidente da Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras, Wagner Moura. A ONG desenvolve projetos no Brasil e na África, onde já tirou mais de 15 mil pessoas, a maioria crianças, da extrema miséria e oferece a elas educação, atendimento médico, moradia e até formação de nível superior, sendo que tudo é possível por causa da união de milhares de voluntários, padrinhos e apoiadores. Em todo o mundo, segundo dados da ONU, mais de 800 milhões de pessoas sofrem com a fome. “Nós acreditamos que com um pouquinho de cada um é possível vencer a fome e construir um mundo de paz”, afirma Wagner Moura.

 

Transformando vidas

Na apresentação do trabalho humanitário, em Joinville, Wagner Moura vai contar histórias de transformação e falará sobre os valores que dão base ao movimento. O trabalho da FSF tem conquistado o apoio de formadores de opinião, líderes religiosos e artistas. O DJ Alok já compartilhou em suas redes sociais, histórias que vivenciou nas aldeias de Moçambique, onde realizou um show beneficente em prol da causa humanitária. Artistas como Bruno Glagliasso, Reinaldo Gianecchini e Xuxa também apoiam o trabalho da ONG. Por duas vezes, a Fraternidade sem Fronteiras recebeu o Prêmio Você e a Paz, na categoria “Instituição que realiza”, concedido pelo humanista Divaldo Pereira Franco.

 

Evento conservador

Acontece no próximo dia 29 em Florianópolis o 1º Congresso Conservador – Liberdade e Democracia. Será no Centro de Eventos da UFSC, a partir das 19h. Alguns dos principais nomes do conservadorismo participarão, incluindo, Olavo de Carvalho. Os ingressos para a capital estão esgotados, mas ainda há para Criciúma.

 

Bom relacionamento

O deputado federal Hélio Costa reencontrou ontem, em Brasília, o ministro da Educação, Abraham Weintraub. Foi durante o lançamento do ID Estudantil, aplicativo que concederá meia-entrada aos estudantes brasileiros. Na conversa de bastidores, o deputado reforçou o pedido ao ministro para a implantação de mais escolas cívico-militares no estado. Em um encontro há algumas semanas, o deputado recebeu a confirmação da instalação de colégios militares em Itajaí e Chapecó, em um trabalho feito pela deputada estadual, Ana Caroline Campagnolo (PSL) e pela deputada federal, Caroline de Toni (PSL). Costa e Weintraub mantêm uma excelente relação institucional desde o início do mandato, pautada pelo bom diálogo.

O tombo de Pavan

Um vídeo que mostra o ex-governador, Leonel Pavan (PSDB), sofrendo um tombo em uma trilha, viralizou na internet. Pavan mostrou que mesmo após o AVC que o deixou internado por vários dias, que segue forte, tanto que após cair em um barranco, subiu sozinho e reclamando da queda.

 

Na coluna exclusiva dos assinantes

  

– PSL de Santa Catarina se reorganiza sem os Bolsonaristas;

 

– PSL catarinense terá um projeto ousado, será que tem força?

 

– Moisés quer priorizar alianças na eleição com partidos que o apoiam;

 

– O futuro do vereador de Florianópolis, Pedrão;

 

– Gean Loureiro viaja a Brasília e pode assinar a ficha de filiação partidária;

 

– Tucanos catarinenses buscam um tertius para unir o partido;

 

– A decisão de Vinicius Lummertz;

 

– Colombo pode disputar a deputado federal;

Assine o SCemPauta Plus, com muito mais informações durante o dia, podcasts e muito mais. As informações exclusivas e de grande impacto serão exclusivas para assinantes. Assine agora por apenas R$ 10 Reais mensais, assinatura anual.