[zoomsounds_player artistname=”Marcelo Lula” songname=”Podcast – Coluna 07.11″ type=”detect” dzsap_meta_source_attachment_id=”5014″ source=”http://34.239.240.153/wp-content/uploads/2019/11/Podcast-Coluna-07.11.m4a” config=”default” autoplay=”off” loop=”off” open_in_ultibox=”off” enable_likes=”off” enable_views=”off” play_in_footer_player=”off” enable_download_button=”off” download_custom_link_enable=”off”]

 

Uma fonte com livre circulação na Casa D’Agronômica, relatou que o governador, Carlos Moisés da Silva (PSL), teria a promessa do presidente nacional de seu partido, Luciano Bivar, de que receberá um valor considerável para ajudar nas campanhas de quem ele apoiar no próximo ano.

O valor não teria sido especificado, ou pelo menos não chegou até a fonte, porém, no pacote consta como contrapartida, o afastamento do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). No entendimento segundo a fonte, Moisés acredita que o presidente já não terá o mesmo capital eleitoral no próximo ano, com um possível agravante de um desgaste frente a denúncias que tem surgido.

Bolsonaro deve sair na próxima semana do PSL, sendo assim, Moisés ficará no partido, já que não seria aceito pelo presidente devido as críticas que fez em algumas entrevistas, inclusive aos filhos de Bolsonaro.

Moisés ganhou poder no PSL catarinense, tanto, que emplacou o deputado federal, Fábio Schiochet, na presidência estadual, porém, a última palavra é do governador que já decidiu que escolherá sozinho, pelo menos 15 candidaturas em municípios de maior porte de Santa Catarina. Será que sem Bolsonaro, Moisés terá força para atrair candidatos?

 

De Toni barrada?

O governador Carlos Moisés da Silva (PSL), não deve facilitar as coisas para a deputada federal, Caroline de Toni (PSL), caso ela decida disputar a Prefeitura de Chapecó. Como a parlamentar deve acompanhar o presidente, Jair Bolsonaro (PSL), que vai para outro partido, neste caso, Moisés não terá poder algum, porém, permanecendo no PSL o governador deve intervir. Hoje, Moisés teria uma preferência por apoiar o prefeito, Luciano Buligon (DEM), caso ele consiga a autorização para disputar mais uma vez.

 

Bruno Souza

O deputado estadual, Bruno Souza, tem conversado com o Podemos e com o Novo, sobre uma possível filiação. O parlamentar colocará nas conversas a viabilidade de um projeto para a disputa da Prefeitura de Florianópolis. Uma possibilidade também não descartada por ele, é de aceitar um convite caso seja feito, pelo seu amigo, o vereador Rafael Daux, que preside o MDB da capital.

 

Candidatura na capital

Ontem o vereador de Florianópolis, Claudinei Marques, que preside o Republicanos na capital, afirmou categoricamente que terá candidato à Prefeitura de Florianópolis. Além do deputado federal, Hélio Costa, mais três nomes estão conversando com o partido. Nos próximos dias eu trago novidades a respeito do Republicanos.

 

Buligon nega

O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon (DEM), negou a informação divulgada pelo SCemPauta, que a secretária de Governo e Gestão, Fernanda Danielli, deixará o seu governo. Segundo uma fonte, a braço direito de Buligon deve voltar a advogar e a dar aula em uma universidade do Oeste, porém, Buligon me disse que ela somente sai quando encerrar o seu mandato. Por outro lado, ele confirmou que no início do próximo mês, o procurador geral de Chapecó, Ricardo Cavalli, deixará a Prefeitura. Fontes garantem que Cavalli estará na eleição majoritária do próximo ano.

 

Eduardo em Criciúma

A visita do deputado federal, Eduardo Bolsonaro (PSL), amanhã a Criciúma, terá a sua palestra sobre o conservadorismo colocada em segundo plano. Sim, ele falará sobre o movimento que tem liderado, porém, o que deve gerar grande repercussão é que Eduardo lançará o nome da advogada, Júlia Zanatta, como pré-candidata a prefeita pelo Partido Liberal do senador, Jorginho Mello.

 

Deputados visitam Eduardo

Os deputados estaduais, Ricardo Alba e Coronel Mocellin, ambos do PSL, madrugaram ontem em Brasília, onde mantiveram várias reuniões para buscar recursos para fazer frente às demandas dos municípios catarinenses. Eles aproveitaram para visitar o deputado federal, Eduardo Bolsonaro (PSL), para reforçar seu apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) e, aos 300 dias de gestão. “Ele pode contar conosco desde sempre para construir um novo Brasil”, garantem. O que chamou a atenção é que logo após a saída dos catarinenses, Eduardo ligou para pesselistas mais ligados a ala bolsonarista em Santa Catarina para informar da visita que recebeu.

 

Conectados nas redes

Três postagens nas redes sociais sobre o mesmo assunto. Todos os senadores de Santa Catarina abordaram a visita do ministro da Economia, Paulo Guedes, acompanhado do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), ao Congresso Nacional. O senador Esperidião Amin (Progressistas) foi o primeiro a postar e, até o momento dessa nota, teve 128 curtidas, contra 208 curtidas do senador Dário Berger, que foi o segundo a ir para as redes, e o senador Jorginho Mello que foi o último a postar com 1mil e 900 curtidas e com o melhor resultado, quase 10 vezes mais do que seus colegas de plenário. O deputado estadual, Valdir Cobalchini, que ao abordar a possível redução do número de municípios na rede social, teve mais que o dobro de curtidas que Berger.

 

Pavan quer presidir

 Ex-governador, senador, deputado e prefeito de Balneário Camboriú, Leonel Pavan, quebrou o silêncio e em postagem na internet escreveu que tem acompanhado a busca do PSDB por um presidente. “Estou sem mandato, mas a disposição da sigla para me integrar totalmente a legenda, tenho o pq de também reivindicar a presidência, pois foi no meu período que tivemos o maior número de deputados, prefeitos, vices e vereadores realizando reuniões e encontros, por todo o estado inclusive algumas por vídeo conferência”, postou Pavan, que ao final disse que é pré-candidato a presidir o partido.